Sociologia da Violência

Ramo do Mestrado de Sociologia ISCTE-IUL 

 




Apresentação geral


Sociologia da Violência é uma subdisciplina emergente, ao mesmo título que a sociologia dos direitos humanos, um pouco da mesma forma que a sociologia do corpo e a sociologia das emoções emergiram conjuntamente nos anos 80. A sintonia entre o tempo histórico e as experiências de novas gerações de sociólogos – sensíveis aos movimentos pela paz e dos direitos humanos, nomeadamente – é intuitiva mas difícil de verificar sem estudos históricos que exigem outro tipo de distanciamento temporal. Todavia a emergência de novos problemas sociais, como sejam as torturas promovidas por poderes ocidentais, as prisões sobrelotadas e em expansão, o mau trato a crianças, o bullying, a violência urbana de jovens excluídos, tudo problemas que se imaginaram em fase de solução na Europa por via dos progressos civilizacionais, podem ser enquadramentos sociais explicativos da necessidade da sociologia tratar com outros olhos a violência.

Noutras latitudes, como no Brasil por exemplo, a violência urbana é muito estudada como fenómeno local. Porém, também na Europa, como ocorre sobretudo com as alegações de violações regulares dos direitos humanos de certos grupos sociais – nomeadamente minorias étnicas e imigrantes – por parte de empresários sem escrúpulos e forças de segurança do Estado, as organizações não governamentais sentiram necessidade de perscrutarem e prevenirem tais abusos já desde os anos 90, quando anteriormente se preocupavam exclusivamente com os países em vias de desenvolvimento.

Já existem em Portugal estudos realizados sobre o assunto de modo a justificar a existência de uma oferta sub-disciplinar aos estudantes de sociologia. É a reunião de alguns desses estudiosos que permite ao ISCTE – IUL oferecer o mestrado que a seguir se apresenta em mais pormenor.

Aos alunos é oferecida uma formação de largo espectro, bem suportada disciplinarmente, em que lhes é dada a oportunidade de se confrontarem com diferentes problemáticas onde está presente a violência. O formato do segundo ciclo de estudos acompanha a mesma estrutura dos mestrados de sociologia, permitindo aos alunos usarem as ofertas de UC disponibilizadas aos restantes estudantes de sociologia do mesmo grau académico.

Aos mestrandos será proporcionada uma formação teórica e metodológica aprofundada na subdisciplina, através do elenco disponível, assim como um conhecimento geral de direito aplicável, nomeadamente através de uma disciplina oferecida no terceiro semestre.



regressa à página inicial volta ao início da página