Apresentação - programa


A questão é aproveitar o processo de Bolonha para produzir sabedorias e captar alunos para nos acompanharem. Caso não sejamos capazes de usar as novas possibilidades de cooperação internacional, Bolonha tornará as universidades portuguesas em escolas secundárias no duplo sentido de pré-universitárias e dependentes dos saberes dominantes (anglo-saxónicos, pragmáticos e conformistas).

O que é pedido é para construírem duas unidades curriculares que possa dar continuidade e profundidade à perspectiva que se queira adoptar e partilhar sobre a sociedade da emergência que estamos a viver. 

Se os colegas de cada disciplina fizerem isso e procurarem outros colegas de outras disciplinas interessados em alargar os nossos horizontes colectivos, o trabalho comum suscitará sinergias académicas e formativas de melhores profissionais em áreas actualmente descobertas de formação específica. 

Com estas cadeiras podemos criar cursos multidisciplinares (entre Psicologia, Direito e Medicina, por exemplo, ou outro qualquer conjunto de 3 disciplinas a que um coordenador de curso saiba dar sentido práticos, isto é saídas profissionais). Cada  aluno poderá, idealmente, escolher de entre as disciplinas disponíveis as três que mais lhe convenham e a realização da sua dissertação de mestrado, no segundo ano, deverá ser centrada numa única disciplina, em qualquer das disciplinas incluídas no mestrado, segundo o modelo de cooperação entre departamentos distintos organizados para esse fim.

Os cursos poderiam ser oferecidos em várias universidades e manter uma actividade de troca de informações, alunos e docentes através da Internet e de sistemas de e-learning (a desenvolver e produzir). A publicidade para os cursos deveria ser pensada à escala europeia.

Tarefas concretas:

pensar em fixar os programas de duas unidades de crédito numa disciplina académica pertinente com objectivos cognitivos e competências intelectuais bem definidos, nomeadamente para permitir a captação e orientação de alunos dos mestrados multidisciplinares.

Confirmar a possibilidade de a universidade oferecer diplomas em conjunto com outras universidades envolvidas neste projecto e em assegurar diplomas de especialidade aos alunos que queiram fazer a tese na disciplina em causa.

Procurar outros parceiros eventualmente interessados, nomeadamente na área de saúde e desenvolvimento (pessoal e social)

Prevê-se para Outubro de 2008 (ou mais tarde) a hipótese de ser o tempo de propor o pacote de mestrados em concreto para concretizar no ano lectivo 2009/2011, após as aprovações científicas e administrativas necessárias para o efeito.


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