Problema original:

Como é possível que as prisões existam? Este foi o problema original que a teoria dos estados de espírito procurou responder.

Os presos tornam-se criminosos nas prisões (Universidade do crime), os povos viciam-se no crime (veja-se o carácter obsessivo e hipnótico da arte em torno do crime e o papel do crime na animação da comunicação social) e não se imaginam seguros de si próprios sem prisões (instituições sacrificiais e expiatórias) apesar dos evidentes aproveitamentos policiais e políticos que dominam as prisões e, por essa via, a justiça.

As prisões são, ao mesmo tempo, eventuais escolas de luta onde a esperança prova ser imbatível, mesmo no inferno. São um exemplo de segredo social, de mecanismos de auto-censura social, eventualmente intencional mas mais frequentemente automática (ideológica). Por isso, em  caso de rupturas sociais, é nas prisões onde elas mais se sentem, quando o inominável passa a poder ser verbalizado e entendido, isto é efectivamente comunicado. Ler Revault d´Allonnes "Homme fait l´homme":57


short English presentation

bref présentation en français

“A human being is spirit. But what is spirit? Spirit is the self. But what is the self? The self is a relation that relates itself to itself or is the relation’s relating itself to itself. A human being is a synthesis of the infinite and finite, of the temporal and the eternal, of freedom and necessity, in short, a synthesis. A synthesis is a relation between two. Considered in this way, a human being is still not a self.”

Kierkegaard (1849/1980) Sickness unto Death: A Christian Psychological Exposition for Edification and Awakening, Princeton, Princeton University Press: 13).

“To suggest that humans could behave like atoms was looked upon as a blasphemy to both hard science and human complexity, a total nonsense, something to be condemned. And it has been indeed condemned during the last fifteen years.” (2004)

Serge Galam,  founder of sociophysics

 Por uma sociologia da instabilidade

metáfora da definição de sociedade (definição de níveis e de dimensões)

O estado-de-espírito, enquanto entidade sociológica, é o inverso da patologia, da doença, da corrupção, no sentido biomédico.

A descoberta dos efeitos sociais na vida biológica já foi feita. Por exemplo, quando os hospitais passaram a aceitar que a presença de familiares dos doentes pode ser importante para a cura ou a postura de mãos no corpo doente por parte de um profissional tem efeitos terapêuticos relativamente à dor, por exemplo. A separação das ciências tem impedido o programa de identificação mais precisa do que esteja em causa nas sociabilidades e, portanto, nos seus efeitos a nível biológico.

O estado-de-espírito é uma construção da vida social. Por a vida social ser tão intensa na espécie humana – o que a distingue das outras espécies – é que o estado-de-espírito é mais nítido e complexo. E por isso também a dignidade humana mais sensível e difícil do que a dignidade de outras formas de vida, do ponto de vista de si mesmas.

O estado-de-espírito começa a ser construído desde a concepção, embora apenas após o nascimento haja a possibilidade de organizar as suas bases bio-mentais. A psicologia tem mostrado como os primeiros meses de vida tornam inelástica a mente humana, caso a sociabilidade não seja suficientemente positiva, construtiva; humana dir-se-ia num sentido moral.

O habitus é o resultado da educação social das pessoas e é também a panóplia de estados-de-espírito a que cada pessoa está habilitada a mobilizar, em função dos seus desejos, das oportunidades e da inteligência. São as instituições que, em períodos de aprendizagem, orientam a construção de sentidos que cada pessoa desenvolve para si mesma, qualquer que seja a altura da vida das pessoas e o seu grau de desenvolvimento.

Com base nas suas competências e vocações, cada pessoa observa e age sobre a realidade, incluindo as instituições sociais, a seu modo. Com uma intensidade decorrente da avaliação que faz da situação, das emoções que a situação provoca em si, da capacidade e oportunidade de mobilizar estados-de-espírito orientadores da acção imediata e, ao mesmo tempo, de darem sentido mais geral à vida pessoal e social. Tal intensidade pode ser medida em termos de intenção e sentido da acção, eventualmente racional mas nunca puramente racional.

Da intensidade da acção depende a percepção própria da configuração e estruturação do todo social e dos seus diferentes níveis, isto é, a consistência e força das instituições depende da intensidade das acções sociais a seu respeito.

"Você sabe com quem está falando?" por Mario Sérgio Cortella

 

Em vez de “estruturas estruturantes estruturadas” na dialéctica de Pierre Bourdieu ou da “dualidade estrutural” que prefere utilizar Giddens, aqui utilizaremos a perspectiva da instabilidade social, individual e eco-biológica, conceptual-mente fixada no conceito estados-de-espírito, como forma de integrar o plano das vontades e intencionalidades individuais tão valorizadas pela modernidade e o plano da ordem social inelutável, coersiva, capaz de se reproduzir nos mais íntimos detalhes de forma mimética, contra a qual se rebelam os accionalistas, sem que todavia possam evitar reconhecer o peso estrutural das sociedades de origem nos comportamen-tos individuais e sociais.

Estado-de-espírito é um conceito que permite considerar não apenas a sociedade que existe formal e simbolicamente contida nas suas próprias representações de si – a reflexividade social de que nos fala Giddens – mas também a sociedade que se transforma naturalmente, entre o dia e a noite, nas horas de ponta e nas horas mortas, entre as happy hour e as madrugadas boémias, ao longo das estações do ano, por alturas das festas populares e nas ocasiões de pontes e férias, através das gerações, à medida que os ciclos culturais se tornam mais quentes ou mais frios, mais cosmopolitas ou exclusivistas, mais proactivos ou resignados, mais solidários ou mais egoístas, ainda que não se possam observar transformações estruturais – isto é, institucionais, políticas ou sociográficas – detectáveis pelos instrumentos de medida estatística mais comummente utilizados. E mesmo quando as (contra-)revoluções acontecem, para o melhor e para o pior, e por isso são difusores globais de sentimentos e emoções que passam a simbolizar: como a esperança na revolução russa ou o alívio da queda do muro de Berlim, como a revolução dos cravos e o golpe de Pinochet, no Chile, o Forum Social Mundial e o 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, etc.

Ler mais

 

Agenda


 

A sociologia abandonou o estudo dos estados de espírito e, por isso, abandonou também uma das principais intuições da teoria social

 

para confirmar isso mesmo basta ler o índice de uma das principais obras de August Comte

 

Níveis de realidade

 

Trabalhos de publicação

 

Livros

 

Espírito Marginal (2009)

 

Espírito de Submissão (2006)

 

Espírito de Proibir (2003)

 

Teses

licenciatura

 

Espírito revivalista (Mário Caeiro 2006)

 

e mestrado

 

Terrorismo em Portugal (João Camacho)

 

Capítulos de livros

 

Dores, António Pedro (2006) “Espírito proibicionista e os riscos penitenciários”, capítulo de Portugal e a Europa: Sociedade, Estado e Quotidiano, CIES/ISCTE.

 

 

Artigos

 

Dores, António Pedro, “Os erros de Damásio” em Sociologia Problemas e Práticas nº 49, CIES/Celta, 2006

 

 

 

Observatório Europeu contra a Xenofobia

sediado em Viena de Aústria.

 

Ver AQUI.


Cultures & Conflits e Politic

editam artigos sobre campos de estrangeiros e política na Europa

Ler introdução AQUI

Ver índice AQUI

também Porto Alegre se preocupa com esses temas. Ler AQUI


"nos finais do século XVII o nível de rendimento dos países (...) era idêntico (...) segundo os cálculos de Paul Bairoch (...) [valia] entre US$180 e US$190 per capita. (...) em 1980 seriam de US$3000 [para os países desenvolvidos] e US$410 [para os países sub desenvolvidos]. (...) A diferença do nível de rendimento era de 3 para 1 em 1820, tendo-se atingido a relação de 11 para 1 em 1913, a relação 50 para de 1 em 1950 e de 72 para 1 em 1992. Um em cada cinco habitantes do planeta vive hoje com menos de um dolar por dia (...) e o valor dos activos das 200 famílias mais ricas do mundo ultrapassa o rendimento de 41% da população mundial."

Depois de mencionar Quioto, a água, a luta contra as epidemias ("30 mil mortos por dia para um lucro de cerca de 20 milhões de euros por dia") o autor refere que "o liberalismo económico exigiu muitas vezes que fosse sufocado o liberalismo político" enquanto o desenvolvimento é "´um processo de expansão das liberdades reais (...) tanto principal fim como principal meio do desenvolvimento´", citando Amartya Sen.

"´Como é que o direito e a ordem podem ser mais fortes do que o ser ou o não ser?´" citando e sublinhando Dahrendorf. "Porque o Estado existe para ´punir, pelo magistério dos magistrados, o pequeno número de pessoas que atentam contra a propriedade de outrem´ para garantir a propriedade ´pela justiça distributiva e poder político e militar´ (...) É preciso rejeitar a lógica neo-liberal, que deixa de fora da análise económica e social da realidade o poder (...) temos de ter a coragem de evitar (...) a censura totalitária do pensamento único (...)" 

em Avelãs Nunes (2003) Neo-liberalismo e Direitos Humanos, Caminho:79 e 80, 88, 101, 106, 116, 120, 121 e 122.

 


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