Mestrado em

Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento


Caros alunos,

 

Dia 9 de Fevereiro passou a data de entrega do 2º capítulo da dissertação de mestrado.

A dissertação, além de respeitar o formato oficialmente exigido, não deve exceder as 40 páginas (80.000 caracteres com espaços)

Ao contrário de anos anteriores, as propinas para continuidade dos trabalhos de dissertação serão pesadas (corresponderão a nova inscrição na proporção dos ECTS da dissertação, tipicamente metade do custo total do mestrado). E não serão admitidos prolongamentos de mais de um ano lectivo.

Atenção pois à data limite de 4 de Julho, a partir da qual não serão recebidos no departamento trabalhos de dissertação. Quem não tiver entregue até essa data o seu trabalho terá que voltar a inscrever-se, pagando a propina exigível.


web site da 1ª edição 2006/2008


candidaturas abertas

ano 2007/2009


Iniciativa e coordenação de António Pedro Dores,

Departamento de Sociologia

ISCTE 

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

 

com a colaboração de:

 

Escola de Gestão do ISCTE

(Luís Martins)

 

Departamento de Direito

da Universidade da Corunha

 

orientação estratégica AQUI


Em tempos de transformações aceleradas, como foi o caso do século XIX e também é o caso do século XXI, de maneira bem distinta, coloca-se com acuidade especial a questão social, isto é o problema da ordem social e da sua legitimidade.

Actualmente procuram definir-se os contornos do projecto social europeu, por contraste com o modelo liberal americano e também, globalização oblige, com os modelos japonês – que já esteve na moda – e o modelo chinês. Portugal quer integrar os contribuintes do projecto social europeu, na ressaca de um longo ciclo semi-milenar em que ofereceu “novos mundos ao mundo”. Está numa fase de adaptação à modernidade avançada, com histórias de sucesso relativo – como nos sectores da saúde e do desporto profissional – e casos de insucesso relativo também – como no caso da justiça, dos serviços de reintegração social ou da organização.

A iniciativa do mestrado “Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento” tem por objectivo contribuir para a investigação social multidisciplinar sobre a ordem social portuguesa, privilegiando questões jurídico doutrinais e organizativas já consolidadas – como lidar com as drogas numa época de proibicionismo – e emergentes – como lidar com a emergência da visibilidade e da repugnância sociais face à violência doméstica - cujas consequências são observáveis  através do desenvolvimento do direito penal (trabalho de síntese e problematização a realizar em laboratórios, cf. programa).

Esta orientação empiricamente dirigida será realizada à maneira de um entendimento da teoria social como quadro multiparadigmático em relação selectiva com outras disciplinas:  direito, gestão estratégica, gestão do sector social, além da sociologia, serão as disciplinas privilegiadas.


 

Agenda


bolsas europeias para um ano de trabalho comunitário


candidaturas

ano 2007/2009

 

1ª fase – 7/05/07 a 13/07/07      

                                          

fase – 27/08/07 a 7/09/07

 

Período de matrículas:

1ª fase – 23/07/07 a 10/08/07

                                   

fase – 12/09/07 a14/09/07

 

1 dia de aulas por semana

(aos sábados)

Início das aulas: 17/9/2007

 


Conferências

 

série de conferências

Direito à Palavra

 

com a presença de:

nomes a anunciar oportunamente

 

ver AQUI programa

primeira edição

 


Apresentação do mestrado na revista EXIT da Dianova, associação representada no Conselho Consultivo

AQUI

 



 

Regras para a apresentação dos trabalhos de dissertação AQUI

 


Sugestões para organizar a escrita de artigos para revistas internacionais com arbitragem

AQUI


  volta ao início da página