Plano de estudos e avaliação


Curso de Mestrado em Instituições Sociais e Justiça Social

As datas de entrega de trabalhos de avaliação do 1º semestre são:

avaliações a) até primeira semana de Novembro

avaliações b) até primeira semana de Fevereiro

tempo de recursos de nota: até início do segundo semestre

 ver conteúdo de avaliação AQUI

 

1 – Área científica de referência – Sociologia

2 – Duração da parte escolar – 2 semestres

3 – Duração da preparação da dissertação – 12 meses, após a conclusão da parte escolar

4 – Número total de unidades de crédito necessários à conclusão do Mestrado - 120 ECTS

 

Plano de Estudos

1º Semestre

 

 

 

 

Disciplinas

Horas de aulas

 

ects

1. Teorias Sociais: controlos e exclusões sociais

45

10

2. Gestão Estratégica das Instituições Sociais

45

10

3. Fundamentos Penais da Coacção nas Sociedades do Conhecimento

45

10

2º Semestre

 

 

Disciplinas

 

 

4. Diagnóstico e Gestão da Mudança em Instituições Sociais

30

6

5. Políticas Sociais

30

6

Laboratório I: Opção

30

9

Laboratório II: Opção

30

9

Total parcial

255

60

     
Produção de dissertação  

60

Total parcial

255

120


Modos de avaliação

1. Teorias sociais: controlos e exclusões sociais

António Pedro Dores

 

a) entrega de Ficha de leitura* do livro Richard Sennett (2006) The New Culture of Capitalism, Yale University Press até 18 de Dezembro -- (até 10 páginas - Arial / letra 12 / espaço 1,5, ou equivalente: aprox 340 linhas, 3200 palavras)

 

b)  elaboração teórica em ciências sociais sobre um dos três temas (exclusão, justiça social e controlo social) com base em bibliografia estudada para o efeito (até 20 páginas - Arial / letra 12 / espaço 1,5, ou equivalente: aprox 700 linhas, 6400 palavras) Ler mais AQUI

 

2. Gestão estratégica das instituições sociais

Carlos Dias da Silva

 

a) entrega de ficha de leitura* do livro de Francis Fukuyama (2006) A Construção de Estados – governação e ordem mundial no séc. XXI, Lisboa, Gradiva (máximo de dez páginas – letra 12 – espaço 1,5 ou equivalente: aprox. 340 linhas, 3200 palavras.

 

b) elaboração teórica expondo os possíveis significados e implicações nas estratégias de gestão de uma instituição específica à escolha de cada aluno, que resultem do confronto entre as ideias principais do autor acima referido e as dos outros autores-base das restantes cadeiras do semestre (máximo de 20 páginas, conforme critérios de formato da alínea anterior).

 

3. Fundamentos penais da coacção nas sociedades do conhecimento

a) entrega de Ficha de leitura* do livro Joaquim Aguiar (2005) Fim das Ilusões Ilusões do Fim 1985-2005, Lisboa, Alétheia Editores -- (até 10 páginas - Arial / letra 12 / espaço 1,5, ou equivalente: aprox 340 linhas, 3200 palavras)

b) portfolio reunindo referências documentadas à vida nacional - trabalhos mediáticos, casos de tribunal, decisões políticas, casos criminais, etc. - artigos e outras referências científicas, nomeadamente entre as fornecidas pelos docentes, com vista a ilustrar um problema determinado pelo aluno que julgue merecer aprofundamento. O portfolio deve ser apresentado evocando as razões da sua pertinência.

*As fichas de leitura serão o que cada estudante entender melhor: a) um resumo muito sintético das ideias principais; b) um apanhado das aprendizagens que a leitura do livro lhe terá proporcionado; c) uma comparação entre as ideias do livro e outras ideias expressas noutros livros sobre assuntos equivalentes. Ou uma mistura equilibrada entre dois ou três destes modos de fazer. Convinha, em qualquer caso, não ser um discurso opinativo, tipo bota-abaixo ou tipo elogioso. É sempre preferível definir critérios de apreciação - que podem ser (seria bom que fossem) discutidos nas aulas - e depois (SÓ DEPOIS) aplicá-los ao que se leu.

2º Semestre

4. Diagnóstico e Gestão da Mudança em Instituições sociais - Luís Martins, Francisco Nunes

5. Políticas Sociais

6. Laboratórios

a) cada aluno deverá preparar uma exposição para apresentação oral em aula.   Deverá usar explicitamente as referências de textos que entender pertinentes trazer ao debate, que pode ser um livro, um artigo científico ou um trabalho anterior do próprio aluno.

b) no final do curso, na época de avaliações, cada aluno deverá apresentar um projecto de investigação (do tipo dos que servem para orientar os trabalhos de dissertação de mestrado), pelo que os laboratórios devem ser activamente utilizados pelos alunos com vista a este objectivo.


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