Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais      

Departamento de Sociologia

 




Apresentação 


Informação 1: recomendações pedagógicas sobre as transformações em curso foram aprovadas no Conselho Pedagógico a 23 de Novembro de 2006 Leiam AQUI

 

MTI CS é uma cadeira da fileira de métodos e técnicas que se articula, por um lado, com a fileira das teorias e, por outro, com a fileira dos estágios.

 

O objectivo central da cadeira é apresentar a investigação empírica como um trabalho sistemático de observação alicerçado na teoria.

 

Na cadeira de MTI CS (ver programa e bibliografia) trabalharemos  e simularemos o ciclo completo de um projecto de investigação em ciências sociais em grupos de no máximo 3 estudantes. Cada estudante será chamado a acompanhar o trabalho de grupo e a fazer a leitura de pelo menos dois textos metodológicos e autores diferentes e respectivas fichas de leitura. 

 

 A adopção das orientações de Bolonha significa dar mais atenção à aprendizagem e  ao trabalho a realizar pelos alunos, em vez de concentrar a maior parte da atenção no ensino. Portanto, é também insistir em formas práticas de organizar o trabalho continuado dos alunos (e não apenas na época de provas) assim como na autonomização e responsabilização orientadas desse trabalho.

 

As modalidades do trabalho a ser desenvolvido pelos alunos estão  apresentadas na página avaliação.

Chamamos desde já a atenção para as datas que devem ser escrupulosamente cumpridas pelos alunos (ver calendário):

 


 


 
Docentes

António Pedro Dores

Professor Auxiliar com Agregação

Gabinete D-325
Telefone: 21.790.34.65
Extensão Interna: 793251
Correio Electrónico:

antonio.dores@iscte.pt
Horário de atendimento: 18:00-19:30 de 3ª feira

 

 


  volta ao início da página