Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais       

 

 




Avaliação


 

Regras da avaliação

Os alunos que cometem plágio nos seus trabalhos são excluídos do processo de avaliação.

 

É Plágio:

 

“i) copiar textualmente uma ou várias passagens de obras em formato papel ou electrónico sem colocar essas passagens entre aspas e sem mencionar a fonte;

ii) resumir a ideia original de um autor exprimindo-a nas suas próprias palavras (parafrasear) sem mencionar a fonte;

iii) traduzir parcial ou totalmente um texto sem mencionar a sua proveniência;

iv) entregar um trabalho copiado de outro estudante, com ou sem acordo deste;

v) entregar um trabalho descarregado de um site de compra ou troca de trabalhos escolares;

 

(Fonte: comMISSION DE L’ETHIQUE DE LA SCIENCE ET DE LA TECHNOLOGIE, La tricherie dans les évaluations et les travaux à l’université: l’éthique à la rescousse (rédaction: Denis Boucher), Québec, 15 mai 2009)”

 

traduzido de Sylvie Lacombe em http://www.soc.ulaval.ca/site/DOCUMENTS/PDF/HORAIRES%20ET%20PLAN%20DE%20COURS/A-09/PLAN%20DE%20COURS/2000_A-09.pdf

 

AVALIAÇÃO 

 Regras da avaliação

1. Os alunos podem inscrever-se na avaliação periódica ou directamente em exame final. A inscrição na avaliação periódica está condicionada pela participação dos alunos nas aulas assim como no trabalho durante o semestre, conforme instruções do docente.

2. Os alunos que se inscrevem directamente em exame final (e portanto não fazem avaliação periódica) podem apresentar-se a exame na 1ª e/ou na 2ª época. Os alunos que reprovam no exame da 1ª época podem recorrer ao exame de 2ª época. Os alunos que reprovam no exame de 2ª época deverão re-inscrever-se na UC no próximo ano lectivo.

3. Os alunos que se inscrevem na avaliação periódica podem entregar o trabalho final na 1ª época ou na 2ª época. Os alunos que reprovam na avaliação periódica na 1ª época, podem recorrer ao exame na 2ª época (Não podem portanto entregar um novo trabalho na 2ª época).

Os alunos que pretenderem desistir da avaliação periódica devem informar, formalmente, o docente, caso não o façam só poderão realizar o exame da cadeira em 2ª época.

Os alunos que reprovam na avaliação periódica em 2ª época deverão re-inscrever-se na UC no próximo ano lectivo.

4. A 3ª época ou época especial, reservada aos finalistas, aos trabalhadores estudantes e a outras situações excepcionais previstas na lei, consiste num exame. Não há portanto lugar para entrega de trabalhos finais de avaliação periódica em 3ª época.

 

Conteúdos da avaliação e datas

(As datas indicadas são sujeitas a confirmação em Conselho de Ano)

  

Exame final

Conteúdo:

A matéria do exame é a matéria constante do programa atrás apresentado e da bibliografia assinalada como obrigatória (**).

 

Datas:

 

1ª Época: 06 de Janeiro de 2013 (sujeito a aprovação do Conselho de Ano)

2ª Época: 20 de Janeiro de 2013(sujeito a aprovação do Conselho de Ano)

 

Avaliação periódica: 

 

a.             A nota da avaliação periódica tem três componentes: uma componente individual (uma apresentação oral e um trabalho escrito), uma componente de grupo (relatório de exercício escolar escrito) e uma componente de empenhamento.

b.             A avaliação periódica incluiu a apresentação de duas fichas de leitura de textos da bibliografia e de dois relatórios de progresso do trabalho de grupo, tarefas obrigatórias embora não contribuam para a nota final.

c.             Só terão aprovação os alunos que cumpram todas as tarefas descritas em a) e b).

d.             A atribuição de uma nota inferior a 8 nas tarefas tipo a. ou resultado insuficiente em tarefas b. excluem da avaliação periódica.

e.        A aprovação em avaliação periódica dispensa o exame.

f.        A nota da avaliação periódica é igual a : 45% da nota do trabalho individual + 45% da nota do trabalho de grupo + 10%  para a apreciação que o docente faça do empenhamento do aluno ao longo do semestre (modo de participação nas aulas, modo e tempo de cumprimento das .tarefas)

 

 

Trabalho individual:

 

1. Cada aluno terá de se inscrever em tempo oportuno para apresentar em aula (em 10 minutos) um trabalho livre sobre as matérias da UC (e não sobre qualquer outra matéria) para o que se recomenda a leitura e resumo  de um trecho de livro ou artigo, por exemplo dos que constam da bibliografia.

 

2. Será motivo de avaliação a capacidade e competência de comunicação (falada e na produção de slides), a estruturação da argumentação exposta, o rigor cognitivo da substância da apresentação. Será especialmente valorizada a demonstração de capacidade crítica relativamente aos materiais mobilizados para a apresentação, independentemente do acordo que tais críticas possam suscitar no docente ou nos colegas..

 

3. Cada aluno entregará até à aula da semana seguinte à exposição oral um texto escrito (3-5 páginas) com uma síntese das principais matérias, argumentos e comentários expostos oralmente.

 

4. Será motivo de avaliação no trabalho escrito a clareza, organização, valor cognitivo e valor polémico.

 

5. Querendo, cada aluno deve avisar o docente que pretende ver o trabalho individual escrito a entregar com o trabalho de grupo ser avaliado e a contar para nota (em média ponderada com as outras duas notas anteriores).

 

 

Trabalho de grupo:

 

1. Realização e entrega de um relatório de investigação do qual devem constar os seguintes itens

 

a)       Objectivos e objecto da investigação

b)       Métodos e técnicas a utilizar e sua relação com objectivos e objecto da investigação.

c)       Identificação e justificação da população e da amostra

d)       Aplicação, a título de exercício, de técnicas de recolha e de tratamento da informação junto de uma parte da amostra.

e)       Reflexão sobre a viabilidade do projecto imaginado e sobre a validade da informação recolhida com base no exercício realizado.

 

2.       O projecto implicará a realização de relatórios de progresso a entregar nas seguintes datas:

 

1º Relatório (Data de entrega: 19 Outubro) –

a)       Apresentação do tema do trabalho, da teorização e conceitos escolhidos bem como o tipo de método a usar (2-3 páginas)

b)    Bibliografia

 

2º Relatório (Data de entrega: 16 Novembro) – Entrega do projecto de investigação (5 pg aprox. ):

                      

a)       Objectivos e objecto da investigação.

b)       Modelo de análise e operacionalização de conceitos

c)       Métodos e técnicas a utilizar e sua relação com objectivos e objecto da investigação

d)       Identificação e justificação da população e da amostra

e)       Apresentação de dados disponíveis

f)      Bibliografia

 

3º Relatório  (Data de entrega: 07 de Janeiro) – Entrega do trabalho final, (15 p. aprox., sem contar anexos)::

 

a)       Organização do trabalho anteriormente entregue (objecto, objectivos e metodologia)

b)       Apresentação de dados produzidos

c)     Apresentação de conclusões sobre a análise de dados

c)       Reflexão sobre a qualidade dos dados e do método e técnicas utilizados

d)       Bibliografia e anexos

 

Nota final

A nota final do aluno é, segundo os casos (ver regras da avaliação), a nota da avaliação periódica ou a nota do exame final.

 

 

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