A ética
mercantil e a nova economia
Há casos que podem ser reveladores da ética (e
da inércia) dominantes. Julgo que este é um dos casos. Passou-se comigo.
Um veiculo móvel identificado como Optimus a vender telefones TAG atraiu-me
a atenção. Informado que por 20 Euros tinha direito a um telemóvel novo, 15
Euros de chamadas, um tarifário dos mais baratos, chamadas à borla entre
TAG´s e um serviço disponível em 24 horas, comprei dois. O facto de
não haver factura - por alegada
falta de documentos na ocasião - não me preocupou, pois foi-me dito que a
factura ser-me-ia remetida para a morada da residência.
Estava a partir do princípio - que vim a verificar ser equivocado - de estar
a tratar com uma empresa com créditos no mercado, como se costuma dizer.
Em 36 horas percebi que o serviço não estaria disponível tão cedo, que era
muito difícil e demorado encontrar interlocutor do lado da empresa para
esclarecer seja o que for (experimentei o site respectivo e verifiquei que
nada está previsto para permitir a comunicação), que o tarifário era mais
próximo do dobro do valor usual para mim do que do tarifário mínimo.
Percebi ter-me enganado na decisão de compra e tratei de devolver
as caixas que tinha comprado.
Em vez da devolução do dinheiro
recebo a devolução das caixas com o argumento de só o agente vendedor
poderia receber a devolução. Para encurtar razões, na troca de
correspondência que esforçadamente consegui manter, cuja história documental
pode ser seguida através dos links abaixo, lá foi implicitamente reconhecido
que o agente vendedor era quem acabara de devolver a devolução mas, ao mesmo
tempo, nenhuma alegação faria a empresa assumir as suas obrigações perante o comprador, que para mais era (e irá deixar de o ser na primeira
oportunidade) cliente regular de serviços da empresa.
Fiquei a saber que a honorabilidade comercial da Optimus vale 40 Euros.
Porque os paguei.
Primeiro pedido de devolução:
Primeira
mensagem, anexo 1 e
anexo 2
16 Nov 2010
mensagem
de recepção por parte da Optimus
Insistência para obter resposta
Reinsistência para obter resposta
Resposta
misteriosa
14 Dez 2010
primeira tentativa de esclarecimento da resposta
misteriosa (não documentada)
segunda tentativa de esclarecimento da resposta
misteriosa (não documentada)
Segundo pedido de devolução
Segunda
mensagem
28 Dez 2010
mensagem
de recepção por parte da Optimus
Insistência para obter resposta
Resposta
definitiva
8 Jan 2010
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