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A ética mercantil e a nova economia


Há casos que podem ser reveladores da ética (e da inércia) dominantes. Julgo que este é um dos casos. Passou-se comigo.
Um veiculo móvel identificado como Optimus a vender telefones TAG atraiu-me a atenção. Informado que por 20 Euros tinha direito a um telemóvel novo, 15 Euros de chamadas, um tarifário dos mais baratos, chamadas à borla entre TAG´s e um serviço disponível em 24 horas, comprei dois. O facto de não haver factura - por alegada falta de documentos na ocasião - não me preocupou, pois foi-me dito que a factura ser-me-ia remetida para a morada da residência.
Estava a partir do princípio - que vim a verificar ser equivocado - de estar a tratar com uma empresa com créditos no mercado, como se costuma dizer.
Em 36 horas percebi que o serviço não estaria disponível tão cedo, que era muito difícil e demorado encontrar interlocutor do lado da empresa para esclarecer seja o que for (experimentei o site respectivo e verifiquei que nada está previsto para permitir a comunicação), que o tarifário era mais próximo do dobro do valor usual para mim do que do tarifário mínimo.
Percebi ter-me enganado na decisão de compra e tratei de devolver as caixas que tinha comprado.
Em vez da devolução do dinheiro recebo a devolução das caixas com o argumento de só o agente vendedor poderia receber a devolução. Para encurtar razões, na troca de correspondência que esforçadamente consegui manter, cuja história documental pode ser seguida através dos links abaixo, lá foi implicitamente reconhecido que o agente vendedor era quem acabara de devolver a devolução mas, ao mesmo tempo, nenhuma alegação faria a empresa assumir as suas obrigações perante o comprador, que para mais era (e irá deixar de o ser na primeira oportunidade) cliente regular de serviços da empresa.
Fiquei a saber que a honorabilidade comercial da Optimus vale 40 Euros. Porque os paguei.

Primeiro pedido de devolução:

Primeira mensagem, anexo 1 e anexo 2                                 16 Nov 2010

mensagem de recepção por parte da Optimus

Insistência para obter resposta

Reinsistência para obter resposta

Resposta misteriosa                                                              14 Dez 2010

primeira tentativa de esclarecimento da resposta misteriosa (não documentada)

segunda tentativa de esclarecimento da resposta misteriosa (não documentada)

 

Segundo pedido de devolução

Segunda mensagem                                                               28 Dez 2010

mensagem de recepção por parte da Optimus

Insistência para obter resposta

Resposta definitiva                                                                   8 Jan 2010