Relatórios de Progresso

 


Relatório final e de progresso Julho 2004/Setembro 2005

 

 

Relatório de progresso Julho 2003/Junho 2004

 

Relatório de progresso Julho 2002/Junho 2003

 


Relatório final e de progresso Julho 2004/Junho 2005

Texto PDF (115K)


 

Tarefas

Iniciadas

Terminadas

1 - Preparação da pesquisa

2 – Inquérito a profissionais

n.a.

n.a.

3 – Inquérito a imigrantes

4 - Análise de jornais contemporâneos

5 - Cuidados de saúde

6 - Análise histórica século XIX

7 – Análise demográfica

8 – Análise multidisciplinar

 

 

9 – Página Internet

n.a.

10 – Difusão

 

 Em termos de produção realizada, os indicadores são os seguintes:

 

total

A - Publicações

 

 

 

 

Livros

 

1*

2

3

artigos internacionais

 

 

 

3**

artigos nacionais

1

2

4

7

 

 

 

 

 

B - Comunicações

 

 

 

 

internacionais

3

4

3

10

nacionais

2

5

14

19

 

 

 

 

 

C - Relatórios

1

1

5

7

D - Seminários

 

3

1

4

E - Formação avançada

 

 

 

 

preparação PhD

1

2

2

2

teses mestrado

 

1

1

1

Preparação agregação

1

1

 

1

* provas de agregação

** dois artigos já submetidos para refree de publicação e outro traduzido em inglês

 Comunicações

  • Carapinheiro, Graça e Helder Raposo “Profissionais de saúde no contexto dos tratamentos penitenciários”, à conferência “Instituições Sociais e a Justiça Social – o caso da prisão e dos não nacionais” de apresentação dos resultados de investigação do presente projecto, em 15 de Setembro de 2005, ISCTE, Lisboa.
  • Dores, António Pedro, “As modernas formas elementares de vida - Estudos sobre prisões e não nacionais - Apresentação” à conferência “Instituições Sociais e a Justiça Social – o caso da prisão e dos não nacionais” de apresentação dos resultados de investigação do presente projecto, em 15 de Setembro de 2005, ISCTE, Lisboa.
  • Dores, António Pedro, “The two cultures and the real thing“ na mesa Embodying Sociology, 37º Congresso do Instituto Internacional de Sociologia com o título "Frontiers of Sociology". Stokcolm, 6 a 9 de Julho 2005.
  • Dores, António Pedro, “Tamanho do pátio” no Colóquio de Antropologia “A PRISÃO, A PSIQUIATRIA E A RUA”, Organizado pelo ICS, Cristiana Bastos (U. Lisboa) e Manuela Ivone Cunha (U. Minho), 6-7 Junho 2005.

·        Dores, António Pedro, conferência “Teoria Social e Direito Penal” na Departamento de  Direito Penal da Universidade de La Coruña, 13 de Junho de 2005.

  • Dores, António Pedro, “Estados de espírito de segunda geração” comunicação ao ARTIGO 13º - ENCONTRO SOBRE MIGRAÇÕES organizado pela Câmara Municipal de Loures, dias 25 e 26 de Novembro de 2004.

  • Dores, António Pedro, “Risco Penitenciário - Direito e Direitos Humanos na pos-modernidade portuguesa” comunicação em Viver a Europa organizado pelo Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais, dias 4 e 5 de Novembro de 2004.

  • Dores, António Pedro, “Sociologia das Prisões - Espírito modernista e risco penitenciário” participação no curso pos-graduação de Estudos Penitenciários, Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, direcção de Paulo Pinto Albuquerque, Novembro 2004.

  • Dores, António Pedro, comunicação “Emoções Sociais” ao “Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia 2004 - Dinamização de Redes Temáticas de Investigação”, uma iniciativa do Conselho dos Laboratórios Associados, 22 e 23 de Outubro de 2004 - Universidade de Aveiro.

  • Malheiros, Jorge, “Registos e práticas criminalizáveis de membros da segunda geração de imigração em bairros lisboetas” à conferência “Instituições Sociais e a Justiça Social – o caso da prisão e dos não nacionais” de apresentação dos resultados de investigação do presente projecto, em 15 de Setembro de 2005, ISCTE, Lisboa.

  • Penedo, Rita e António Pedro Dores, “Definições de justiça, segundo não nacionais lisboetas” à conferência “Instituições Sociais e a Justiça Social – o caso da prisão e dos não nacionais” de apresentação dos resultados de investigação do presente projecto, em 15 de Setembro de 2005, ISCTE, Lisboa.

  • Penedo, Rita, “Expressions of Fear and Confidence in the Justice System by Brazilian immigrants living in Lisbon” à conferência, Challenges of European Integration, Challenges for Criminology, da European Society of Criminology, 30 de Agosto a 3 de Setembro de 2005, em Cracóvia, Polónia.

  • Rebelo, José “A representação mediática das prisões em Portugal, na mudança para o século XXI” à conferência “Instituições Sociais e a Justiça Social – o caso da prisão e dos não nacionais” de apresentação dos resultados de investigação do presente projecto, em 15 de Setembro de 2005, ISCTE, Lisboa.

  • Rebelo, José "Les Médias et la Justice: genèse d´une complicité inavouée" Conferência realizada em Viena pelo ministério austríaco da Administração Interna, de 24 a 26 de Novembro de 2004, com o título “Enhancement of Operational Cooperation in Combating Corruption in the European Union”.

  • Vaz, Maria João e Sofia Marinho “Quando o crime é notícia. Relato do crime no Diário de Notícias no final do século XIX” à conferência “Instituições Sociais e a Justiça Social – o caso da prisão e dos não nacionais” de apresentação dos resultados de investigação do presente projecto, em 15 de Setembro de 2005, ISCTE, Lisboa.

  • Vaz, Maria João, “Gatunos, vadios e desordeiros. Aspectos da criminalidade em Lisboa no final do século XIX e início do século XX” ao Colóquio internacional XXIV Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social, ICS – Lisboa – 12 e 13 de Novembro de 2004.

  • Vaz, Maria João “Crimes e delitos nas ruas de Lisboa (séculos XIX e XX)” ao Colóquio Internacional Os itinerários dos indivíduos e dos grupos nos espaços urbanos, CEHCP/ISCTE – Lisboa – 26 e 27 de Novembro de 2004

 

Publicações:

 

  • Dores, António Pedro, “As modernas formas elementares de vida - Estudos sobre prisões e não nacionais - Apresentação” working-paper CIES/ISCTE, Setembro 2005.

 

  • Dores, António Pedro, “Os erros de Damásio” em Sociologia Problemas e Práticas nº 49, CIES/Celta, 2005

 

  • Dores, António Pedro, Espírito Proibicionista, Oeiras, Celta, 2005.

 

  • Dores, António Pedro (2005d) “Espírito proibicionista e os riscos penitenciários”, capítulo de Portugal e a Europa: Sociedade, Estado e Quotidiano, CIES/ISCTE.

 

  • Dores, António Pedro, “A justiça é um assunto demasiado sério para ser deixado aos operadores judiciários”, EXIT, Boletim Dianova, Junho 2005

 

  • Dores, António Pedro, recensão do livro de Michael Woodiwiss Crime, Crusades and Corruption - Prohibitions in the United States, 1900-1987, Análise Social nº 173, 2005:907-910.

 

  •  Dores, António Pedro, “Discriminação contra doentes entope serviços prisionais” em Informação Sida nº48, Jan/Fev 2005: 24-25.

 

  • Dores, António Pedro, "Anomia em Durkheim - entre a sociologia e a psicologia prisionais" em Direito e Justiça, Faculdade de Direito da Universidade Católica, Lisboa, Volume especial 2004.

 

  • Dores, António Pedro e António Manuel de Alte Pinho, Vozes contra o silêncio – movimentos sociais nas prisões portuguesas, Lisboa, edições Margem, colecção Documentos, edição em CDROM, 2004.

 

  • Vaz, Maria João “Gatunos, vadios e desordeiros. Aspectos da criminalidade em Lisboa no final do século XIX e início do século XX” em Almeida, Pedro Tavares de e Tiago Marques, Mecanismos de Controlo Social em Portugal no Período Contemporâneo, Lisboa, Livros Horizonte.

 

 

Organização de seminários:

 

  • Organização da conferência “Instituições Sociais e a Justiça Social – o caso da prisão e dos não nacionais” de apresentação dos resultados de investigação do presente projecto, em 15 de Setembro de 2005, ISCTE, Lisboa.

 


Relatório de progresso Julho 2003/Junho 2004

Texto PDF (511K)

Apesar de um escorregamento de algumas das tarefas, o plano geral de actividades está a ser cumprido dentro dos parâmetros previstos.

A tarefa de análise histórica pode ser mais desenvolvida do que inicialmente estava previsto. E já se encontra fechada, à espera de condições para integrar o trabalho de análise multidisciplinar.

O inquérito aos imigrantes já fechou o trabalho de campo, estando a ultimar o trabalho de transcrições e já tendo iniciado o trabalho de análise. Precisará, para ficar completo, de um investimento suplementar de 3 meses de trabalho de uma das BIC.

O trabalho de análise de jornais contemporâneos beneficiou de eventos históricos recentes não previstos, nomeadamente a proposta de Reforma Prisional em estudo de aplicação e encontra-se com alguma atraso, que para ser recuperado precisa de um investimento suplementar de 3 meses de trabalho de uma das BIC.

O estudo dos cuidados de saúde já garantiu as condições de observação consideradas ideais para os objectivos em vista e está numa fase adiantada de organização do trabalho de campo, sem necessidade de mais recursos.

A análise demográfica será conseguida através da colaboração sinergética com um outro projecto de investigação, em que participam os responsáveis por esta tarefa. O facto de desse modo se poder dispensar a colaboração de um BIC por seis meses, conforme previsto, permitirá – caso haja autorização para tal – mobilizar os mesmos recursos para as tarefas acima referidas com necessidades de mais investimentos.

No terceiro ano de actividade, além da continuidade dos trabalhos das tarefas que faltam terminar, centrar-se-á nas tarefas de análise multidisciplinar e nas tarefas de difusão. 

Tarefas

Iniciadas

Terminadas

1 - Preparação da pesquisa

2 – Inquérito a profissionais

n.a.

n.a.

3 – Inquérito a imigrantes

4 - Análise de jornais contemporâneos

 

5 - Cuidados de saúde

 

6 - Análise histórica século XIX

7 – Análise demográfica

 

 

8 – Análise multidisciplinar

 

 

9 – Página Internet

n.a.

n.a.

10 – Difusão

 

 

Em termos de produção já realizada, os indicadores são os seguintes:

 Produção atingida:

 

total

A - Publicações

 

 

 

 

Livros

 

1*

 

 

artigos internacionais

 

 

 

 

artigos nacionais

1

2

 

3

 

 

 

 

 

B - Comunicações

 

 

 

 

internacionais

3

4

 

7

nacionais

2

5

 

7

 

 

 

 

 

C - Relatórios

1

1

 

2

D - Seminários

 

3

 

3

E - Formação avançada

 

 

 

 

preparação PhD

1

2

 

2

teses mestrado

 

1

 

1

Preparação agregação

1

1

 

1

* provas de agregação

Comunicações

  • Vaz, Maria João, “Criminalidade em Portugal no século XIX”, Jornadas de Letras. Crimes na Universidade, Braga, Universidade do Minho, 4 a 7 de Novembro de 2003.
  • Vaz, Maria João, “Crime and Political Opposition in Lisbon (1890 – 1910)”, 5th European Social Science History Conference, Berlim, Universidade Humbolt, 24 a 27 de Março de 2004.
  • Vaz, Maria João, “Atitudes Populares e Repressão Policial da Criminalidade em Lisboa (1880 - 1910)”, 1.º Encontro de Estudos Penitenciário, Lisboa, Universidade Católica, 7 e 8 de Maio de 2004.
  • Dores, António Pedro, “Prohibitionism - contributions for a debate about the social goals of justice institutions”, Conference Prisons and Penal Policy - International Perspectives, City University, Londres , 23-25 de Junho 2004

  • Penedo, Rita, “Expressions of fear and confidence in the Justice System by two eastern immigrants in Lisbon”, Conference Prisons and Penal Policy - International Perspectives, City University, Londres , 23-25 de Junho 2004

  • Marinho, Sofia, “Crime, News and Insecurity in XIXth century in Lisbon” Conference Prisons and Penal Policy - International Perspectives, City University, Londres , 23-25 de Junho 2004

  • Dores, António Pedro, “Proibicionismo – contribuições para um debate sobre as finalidades sociais da justiça”, no V Congresso Português de Sociologia, Universidade do Minho, Braga, Associação Portuguesa de Sociologia, 12-15 de Maio 2004

  • Dores, António Pedro, “Anomia em Durkheim - entre a sociologia e a psicologia prisionais” em 1as Jornadas de Estudos Penitenciários, Universidade Católica Portuguesa, 7-8 Maio 2004.

  • Dores, António Pedro, “Espirito moderno, violência e teoria social” à Mesa Redonda Violência na Contemporaneidade, XI Congresso Brasileiro de Sociologia. Sociologia e Conhecimento: Além Das Fronteiras, 01 a 05 de Setembro, UNICAMP, Campinas/SP, http://home.iscte.pt/~apad/textos.html, 2003

Publicações:

Vaz, Maria João, Recensão a Aurizia Anica, A transformação da violência no século XIX. O caso da comarca de Tavira, in: Arquivos da Memória, n.º 10/11, 2001 [2003], pp. 142-145.

Dores, António Pedro, “O lugar das prisões no início do século XXI” em Ideia nº 60, Lisboa, 2004.

Dores, António Pedro, Proibicionismo e Anomia – uma apresentação do conceito estados-de-espírito, provas de agregação, Lisboa, ISCTE, 2003.

Organização de seminários:

  • Organização da II mesa redonda paralela sobre Prisões, “A Reforma Prisional em Portugal “ 13 Maio 2004, no âmbito do V Congresso Português de Sociologia, Braga, com a presença dos sociólogos Manuel Villaverde Cabral, José Rebelo Guinote – vice-presidente da CIVITAS - ambos galardoados com a Ordem da Liberdade.
  • Organização seminário sobre “Prisão de Não Nacionais em Portugal”: 27 Janeiro de 2004, “Formas de expressão do medo da justiça pelos imigrantes, em Lisboa” por Rita Penedo; 10 Fevereiro de 2004 “Prisão nos jornais do fim do século XIX em Lisboa” por Sofia Marinho e Maria João Vaz; 2 de Março de 2004  “Conspirações e estados de espírito” por António Pedro Dores.

                Ler transcrição (PDF, 288K) do colóquio.


 

Índice:

A. Relatórios de progresso

a) relatório do subprojecto 3 - Inquérito a imigrantes

b) relatório do subprojecto 4 - Análise de jornais contemporâneos

c) relatório do subprojecto 5 - Cuidados de saúde

d) relatório do subprojecto 6 - Análise histórica século XIX

B. Anexos:

1. Texto Metodológico - Histórias de Vida e Método Biográfico, Rita Penedo.

2. Sociologia da Emoção e Estrutura Social, Rita Penedo

3. Relatório metodológico 2002-12-16, Ant.P.Dores

4. Estratégia metodológica do subprojecto “Concepções de justiça dos não nacionais em Lisboa”, Ant.P.Dores

5. Comunidade imigrante, Ant.P.Dores

6. Explicar as evidências, descobrir o que permanece escondido, Ant.P.Dores


Relatório de progresso Julho 2002/Junho 2003

Texto PDF (622K)

Apreciadas as condições de financiamento e a situação objectiva da disponibilidade dos membros da equipe de trabalho, procedeu-se à organização do plano de investigação.

Uma tarefa não prevista e assumida foi a de desenvolvimento de referências teóricas susceptíveis de facilitar a tarefa de confronto de dados produzidos pelas diferentes tarefas, no fim do projecto.

Três das tarefas previstas arrancaram, a saber: o planeamento, o inquérito aos não nacionais e a produção de um corpus para análise histórica.

As restantes tarefas foram  agendadas para o próximo ano de actividades, através de um novo plano de acções a desenvolver.

Alguns resultados do projecto já estão acabados, em particular alguns textos teóricos produzidos pelo coordenador, a publicar, de acordo com as possibilidades, no próximo ano.

O trabalho de recolha bibliográfica está a ser realizado com o ritmo normal. O recrutamento de assistentes de investigação está a ser feito de acordo com as necessidades e as possibilidades.

Índice:

A. Relatório de progresso

B. Anexos:

  1. Nota metodológica sobre as entrevistas da não-nacionais.
  2. Capítulo “Quebrando um Silêncio – A Prisão de Não Nacionais em Portugal” em José Rebelo (org) Novas Formas de Mobilização Popular, Porto, Campo de Letras, 2003.
  3. Comunicação “A prisão vista pelos presos” ao Colóquio “Prisões na Europa”, em Florença.
  4. Comunicação “Bomba demográfica e dilemas das políticas de imigração” ao Seminário “Contra o Isolamento”,  em Roterdão.

  5. Conferência “Espírito Proibicionista” de pré-apresentação do livro do mesmo nome, 25 de Junho de 2003, Lisboa, ISCTE.

  6. Comunicação “O sistema prisional em Portugal” no Convegno internazionale Prigioni d’Europa - European observatory on criminal justice and prisons”, Camera dei Deputati - Palazzo San Macuto, Roma 11 April, 2003.

  7. Conferência “Os estados da Justiça” in “Multiculturalidades, educação e direitos humanos” in Amnistia Internacional, dias 5 a 7 de Dezembro, Fátima, 2002.

 


regressa à página inicial volta ao início da página