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Módulos correspondentes às disciplinas para a 1ª edição
1º Semestre
Cadeira 2. Trauma e
Comportamento Social: Stress, memória e identidade
Coordenadora:
Profª.
Doutora
Luísa Lima
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Docentes:
Profª Doutora
Alexandra Marques
Pinto
e outros |
VER
PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES ABAIXO(versão 2005/06)
CARGA HORÁRIA
·
45 horas de
escolaridade total
OBJECTIVOS
Nesta cadeira pretende-se uma
análise psicológica e social da vivência do risco e das experiências
traumáticas, e especificamente pretende-se que os alunos.
·
Adquiram
conhecimentos sobre as diversas perspectivas que nas ciências sociais
analisam a forma como as pessoas percepcionam e experienciam as situações de
risco;
·
Adquiram
conhecimentos sobre as consequências psicológicas da experiência do risco e
do trauma, e em particular sobre o stress (nas suas formas normais e
patológicas) e as estratégias de intervenção para a sua minimização
·
Apliquem os
conhecimentos adquiridos a contextos específicos.
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1.
Percepção, experiência e memória do risco:
factores sociais de atenuação e acentuação;
2.
Perturbação pós-stress traumático: as
consequências individuais da experiência de trauma.
3.
Estudos de caso: sinistralidade laboral; trauma
e guerra; risco e trauma na infância; trauma e memória social
BIBLIOGRAFIA
Geral:
Douglas, M., & Wildawsky, A. (1982).
Risk and Culture: An essay on the
selection of technological and environmental dangers.
Berkeley: University of California Press.
Janoff-Bulman, R. (1992) Shattered Assumptions:
Towards a New Psychology of Trauma. The Free Press: New York.
Joffe, H. (1999). Risk and “the other”. Cambridge:
Cambridge University Press.
Kleber, R., Figley, C. and .Gersons, B. (1995). Beyond
Trauma. Cultural and Societal Dynamics. Plenum Press, NY.
Lazarus,
R. S. & Folkman,
S. (1984). Stress, appraisal, and coping. New York: Springer.
Lima, M.L.
(1998). Os factores sociais na percepção do risco. Psicologia, XII,
11-28.
Lima, M.L.
(2005). Percepção de riscos ambientais. In L. Soczka (Ed.), Contextos
Humanos e Psicologia Ambiental (pp. 203-245). Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian.
Pennebaker, J. W. , Paez, D., & Rimé, B. (Eds.)
(1997). Collective
memory of political events: Social and psychological perspectives. Hillsdale,
NJ: Erlbaum.
Pidgeon, N., Kasperson, R.E., & Slovic P. (Eds.) (2003).
The social amplification of risk. Cambridge: Cambridge University
Press.
DATA |
Docente |
Título da aula |
20 Out |
Luisa Lima, ISCTE |
Os debates acerca
do risco na sociedade actual |
27 Out |
Luisa Lima, ISCTE |
A percepção do
risco |
3 Nov |
Luisa Lima, ISCTE |
A experiência do
risco |
10 Nov |
Luisa Lima, ISCTE |
A memória do
risco |
17 Nov |
Alexandra
Marques Pinto, UL |
Stress
|
24 Nov |
Alexandra
Marques Pinto, UL |
Dimensões
psico-patológicas do stress |
15 Dez |
Alexandra
Marques Pinto, UL |
Stress
pos-traumático |
5
Jan |
Alexandra
Marques Pinto, UL |
Intervenções ao
nível do stress |
12 Jan |
Afonso de
Albuquerque |
Stress e Guerra |
19 Jan |
Silvia Silva, ISCTE |
Sinistralidade laboral |
26 Jan |
Isabel Correia, ISCTE |
Escola, vitimação
e percepção de justiça |
2
Fev |
Manuela Calheiros,
ISCTE |
Vitimação em contexto familiar |
9 Fev |
José Manuel
Sobral, ICS |
Memória e
identidade |
16 Fev |
Paula Castro, ISCTE |
Memórias do
Brasil |
23 Fev |
Luisa Lima, ISCTE |
Risco, Trauma e
Memória |
Conferências
planeadas associadas a este módulo:
Prof.
Juan José Miguel Tobal
(Universidad Complutense de Madrid) Consequências psicológicas do
atentado de 11 de Março em Espanha
Prof.
Bernard Rimé
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