Metodologia de Aferição de Taxa de SEO: Aplicação nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal


Resumo

Essencialmente na última década, toda a sociedade já ouviu falar sobre a Internet e de como esta se tornou num excelente canal de comunicação. Actualmente é comum remeter qualquer assunto desconhecido para ser pesquisado através da Internet, atribuindo aos motores de pesquisa uma relevância acentuada, devido ao papel fundamental que prestam neste processo. As entidades que utilizam a Internet, pretendem adquirir uma maior notoriedade nos resultados obtidos através destes agentes de pesquisa, conferindo à disciplina Search Engine Optimisation – SEO - uma importância substancial no posicionamento dos resultados naturais – orgânicos - após procura por determinada palavra ou conjunto de palavras. Os estabelecimentos hoteleiros, que desde cedo verificaram que se aliassem o seu negócio à utilização de tecnologias de informação - onde a Internet se destaca - geravam um acréscimo de proveitos em várias vertentes, têm desenvolvido esforços na Internet ao longo do tempo, como parte integrante do seu negócio. Perante esta atitude assumida e após revisão da literatura é objecto deste estudo apresentar uma metodologia de análise que permita apurar a taxa de SEO - nos seus níveis básicos - nos Websites dos estabelecimentos hoteleiros reconhecidos em Portugal.

Palavras chave

motores de pesquisa, SEO, websites, hotelaria.