Taxa de SEO: Aferição nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal


Abstract

Na última década, a Internet tem sido usada como um excelente canal de comunicação e pesquisa. Neste meio, e devido à sua ampla utilização, os motores de busca conquistaram uma relevância fundamental, para todos os internautas na procura de informação. Responsáveis pelos estabelecimentos hoteleiros, começaram a verificar que, se implantassem tecnologias de informação no seu negócio, os dotavam num rumo à obtenção de um acréscimo de resultados, em várias vertentes. Esta conclusão provocou uma adopção da Internet, como parte integrante nos seus modelos de negócio. Assim e após revisão da literatura conclui-se que, quer os estabelecimentos hoteleiros, quer todos as restantes actividades comerciais e não comerciais, cada vez mais pretendem adquirir uma maior notoriedade nos resultados obtidos pelos motores de busca. Desta forma, foi conferida ao Search Engine Optimisation - SEO - uma importância crucial no posicionamento dos resultados naturais - orgânicos - sendo que este protagonismo, se converte num factor competitivo entre organizações, ou mesmo em qualquer individualidade, face à quantidade de informação existente na Internet e aos hábitos assumidos dos internautas. É objectivo deste estudo, apresentar uma metodologia de análise que permita apurar a taxa de SEO, nos seus níveis mais básicos. Neste seguimento, esta metodologia foi aplicada aos estabelecimentos hoteleiros reconhecidos em Portugal, de forma a compreender, qual a relação existente entre a relevância assumida sobre esta matéria e aplicação de SEO encontrada sobre o universo escolhido. Com a efectivação da proposta apresentada, conseguiu-se observar que, sobre este universo ainda muito pode ser melhorado, pois maioritariamente não foram encontrados níveis de SEO aceitáveis. Contudo, foram encontrados indícios de consideração, que implicam uma relevância assumida aos resultados naturais, provenientes dos motores de busca.

Keywords

Motores de busca, SEO, Websites, Hotelaria.