Análise da Qualidade do Suporte Informático aos Profissionais de Saúde em Unidades Hospitalares
Resumo
Muitos projectos de informatização no sector da saúde, realizados até ao presente, não têm tido o sucesso esperado uma vez que a informatização dos diversos sectores tem incidido, essencialmente, sobre informação administrativa em vez de informação clínica. Por este motivo, muitos dos técnicos de saúde rejeitam as aplicações informáticas existentes, por verificarem que os elementos lá contidos se destinam quase exclusivamente à facturação e pouco acrescentam à actividade clínica. A acrescentar a isto verifica-se o facto de os recursos humanos informáticos serem frequentemente em número insuficiente para as necessidades, não dispondo muitas vezes das habilitações académicas e/ou técnicas adequadas nas áreas em que prestam apoio. O trabalho aqui apresentado pretende, a partir de estudos realizados entre 2000 e 2003 e 2005 e 2006 em hospitais nacionais, verificar o actual estado da informatização dos hospitais então estudados e obter elementos sobre a quantidade e qualidade dos meios humanos de apoio na área da informática, comparando as condições existentes nos diversos momentos de avaliação.
Palavras chave
Gestão de SI/TI, Auditoria, Gestão de Competências, Informática Hospitalar.