Podcasts na Comunicação das Universidades

(Podcast as a University Communication Tool)


Resumo

A Internet é um meio muito utilizado e o podcast uma tecnologia de comunicação implantado através da Internet. Esta ferramenta é caracterizada pela fácil disponibilidade de conteúdos, portabilidade e facilidade de uso, o que permite a sua utilização generalizada. Este estudo vem na sequência do uso crescente da tecnologia da informação na educação como ferramenta pedagógica, sendo esta a premissa que fez surgir a oportunidade de realizar um estudo com esta tecnologia, como ferramenta de comunicação entre estudantes e instituições de ensino superior. Procurou-se conhecer a utilização do podcast e a possibilidade deste estudo ser um reforço na adoção desta ferramenta por parte das instituições de ensino superior, caracterizando os utilizadores de podcast e seu uso, a partir de dados recolhidos sobre o grau de importância e satisfação na utilização deste recurso. Os resultados obtidos permitem-nos reconhecer que este é um projeto viável através do interesse dos utilizadores desta tecnologia e observar o nível de envolvimento, além do papel de simples consumidores, os alunos estão dispostos a ter um paradigma de comunicação com base neste modelo.

Palavras chave

Comunicação, Instituições de Ensino Superior, Alunos do Ensino Superior, Tecnologia, Podcast, Podcasting.

Abstract

The Internet is a very widely used media and the podcast a communication technology deployed through the Internet. This tool is characterized by its easy availability of content, portability and ease of use, which allows its widespread use. This study comes after the growing use of this technology in education as a pedagogical tool being this the premise that made arise the will to conduct a study with this technology as intended communication between students and higher education institutions. In an attempt to know the intended use of the podcast and the possibility for this study to be a booster in the adoption of this tool by the higher education institutions, we characterized the podcast users and its use, collected data on the degree of importance and satisfaction in using this resource. The results obtained allow us to recognize that this is a viable project through the interest shown by the users of this technology and observe the level of involvement, beyond the role of simple consumers; students are willing to have a communication paradigm based on this model.

Keywords

Communication, Higher Education Institutions, Students in Higher Education, Technology, Podcast, Podcasting.