A aceitação do Moodle em função do carácter mandatório da sua utilização

(Moodle acceptance according to its mandatory use)


Resumo

O objetivo principal deste projeto de investigação consistiu em verificar em que termos a aceitação do sistema de gestão de e-learning, intitulado Moodle, por parte dos alunos do primeiro ano, inscritos na unidade curricular de informática da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE-IPS), podia ser avaliada com recurso ao Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) considerando a intenção de utilização uma variável muda. Utilizaram-se como variáveis externas do modelo (TAM 3) as seguintes quatro: relevância para as funções; demonstração de resultados da utilização; perceção de controlo externo; e ansiedade computacional e os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário a uma amostra de 211 alunos inscritos no ano letivo de 2011/12. Os resultados apontaram para a ausência de relação entre a ansiedade computacional e a facilidade de utilização percebida e entre a facilidade de utilização percebida e a utilização do sistema. A demonstração dos resultados obtidos da utilização do Moodle exerce uma influência direta sobre a utilização do Moodle, contrariando os pressupostos teóricos do TAM 3. Com base nos pressupostos enunciados conclui-se que possível avaliar a aceitação do Moodle com base no TAM 3.

Palavras chave

E-learning; Educação; Moodle; TAM.

Abstract

The main goal of this research project is to verify on which terms the acceptance of learning management system (LMS), called Moodle, can be evaluated by using the Technology Acceptance Model (TAM) considering the intention of use a unchanged variable at the same time reflects the students evaluation by students enrolled in the first year, in the course of Informatics by the School of Business and Administration of Polytechnic Institute of Setúbal. Were used as external variables of the model (TAM 3): job relevance, result demonstrability; perceptions of external control and computer anxiety and data were collected using a survey to a sample of 211 students. There was an absence of relationship between computer anxiety and Perceived Ease of Use, and between Perceived Ease of Use and Perceived Usefulness. It was found that the Result Demonstrability of using Moodle reveals a direct influence on the use of Moodle, contradicting the theoretical assumptions of TAM 3. With the presuppositions listed it is possible to evaluate the acceptance of Moodle.

Keywords

E-learning; Education; Moodle; TAM.