Estratégia nas redes sociais das empresas de telecomunicações móveis a atuar em Portugal: Perceção dos utilizadores

(Strategy on social networks of the mobile telecommunications companies operating in Portugal: Perception of users)


Resumo

O presente artigo pretende analisar de que modo a perceção dos utilizadores nas redes sociais está alinhada com a estratégia das empresas de telecomunicações móveis nas redes sociais. Através de entrevistas realizadas aos diretores de marketing e responsáveis pela área das redes sociais das empresas de telecomunicações móveis a atuar em Portugal (Optimus, TMN/Meo e Vodafone) e de inquéritos a utilizadores foi possível recolher informações referentes à estratégia destas organizações nas redes sociais, bem como avaliar em que medida a perceção dos utilizadores se encontra alinhada com essa mesma estratégia. O trabalho realizado permitiu concluir que a estratégia das empresas de telecomunicações móveis nas redes sociais se encontra em linha com a perceção dos utilizadores sobre esta temática, sendo que existem algumas métricas aplicadas na estratégia destas organizações que tendem a influenciar mais a perceção dos utilizadores, contribuindo assim para uma melhor imagem de marca que é transmitida nas redes sociais.

Palavras chave

estratégia nas redes sociais; Web 2.0; telecomunicações móveis; perceção dos utilizadores.

Abstract

This paper aims to examine how the perception of users in social networks is aligned with the strategy of the mobile telecommunications companies in social networks. Through interviews with marketing directors and responsible for the area of social networks of mobile telecommunication companies operating in Portugal (Optimus, TMN/Meo and Vodafone ) and surveys of users were able to collect information regarding the strategy of these organizations in social networks as well as assess to what extent the perception of users is aligned with that strategy. The work concluded that the strategy of mobile telecommunications companies in social networks is in line with the perception of users on this subject , and there are some metrics applied the strategy of these organizations tend to influence more the perception of users , contributing so for a better brand image that is transmitted in social networks.

Keywords

strategy in social networks; Web 2.0; mobile telecommunications; perception of users.