Marketing empresarial nas redes sociais: estudo da perspetiva dos utilizadores portugueses

(Business marketing on social networks: study of the perspective of portuguese users)


Resumo

Nos últimos anos foram vários os acontecimentos que produziram mudanças na sociedade, mudanças que se refletem nos comportamentos de consumo dos utilizadores de TI e na estratégia de divulgação das empresas. As redes sociais têm vindo a ganhar cada vez mais espaço no quotidiano dos utilizadores / consumidores e desta forma também nas empresas, tornando-se assim um importante elemento para a interação entre as duas partes. O presente artigo tem como objetivo analisar as atitudes dos utilizadores portugueses e os efeitos produzidos pelas marcas / empresas com o marketing nas redes sociais. Para tal, foram aplicados questionários aos utilizadores e foram avaliadas as relações existentes entre ambas as partes e as mudanças que ocorrem com a utilização desta ferramenta de comunicação. Foi igualmente analisada a utilização das redes sociais na divulgação específica do ramo hoteleiro em Portugal, em concreto no envolvimento do Hotel Palácio Estoril e do grupo Hotéis Real. Para tal, foram também efetuadas entrevistas com os responsáveis do departamento de marketing, que nos deram a conhecer as suas estratégias na adoção das redes sociais, bem como os resultados entretanto obtidos com essa utilização.

Palavras chave

Marketing empresarial; Publicidade; Mídias sociais; Utilizadores/Consumidores.

Abstract

In the last years, many events produce changes in society, changes which affect the IT consumer / user’s behavior and the dissemination strategy of companies. Social networks have been winning more and more space in the daily lives of users / consumers and therefore also in companies, and thus becoming an important element of interaction between both parties. This paper has the objective to analyze the attitudes of Portuguese users and the effects produced by the brands / companies with the marketing on social networks. To this end, we applied questionnaires to users and we analysed the relations between both parties and we try understanding the changes that occur when this communication tool is used. It was also analysed the use of social networks in the specific divulgation on the innkeeper branch in Portugal, specifically the involvement of Hotel Estoril Palace and Real Hotels group. For this study we also made interviews with those responsible for the marketing department, they tell us their strategies adopted in social networks and the results achieved with such use.

Keywords

Social networking; Enterprise marketing; Publicity; Social media; Users/Consumers.