Acessibilidade na Web: estudo do nível de maturidade das instituições portuguesas de ensino superior

(Web Accessibility: study of maturity level of portuguese institutions of higher education)


Resumo

A Comissão Europeia propôs uma Diretiva Europeia que estabelece normas de acessibilidade obrigatórias a aplicar aos serviços públicos essenciais a partir do final de 2015. Esta Diretiva tem o objetivo de garantir a universalidade da Web, procurando beneficiar mais de 180 milhões de cidadãos europeus, mas prevendo também a criação de um mercado estimado em 2000 milhões de euros. Conforme verificado, na revisão bibliográfica, as Instituições de Ensino Superior são identificadas como parte do problema, uma vez que muitos dos seus sítios Web apresentam sérios problemas de acessibilidade, mas também como parte da solução, como agentes de formação e sensibilização quanto aos benefícios da acessibilidade, bem como aos riscos da sua ausência. Foi efetuada uma recolha de dados, através da aplicação de um questionário, baseado na Carta de Compromisso e Modelo de Maturidade para a Acessibilidade da “Business Taskforce on Accessible Technology” às Instituições de Ensino Superior Português, permitindo determinar o nível médio de maturidade das instituições participantes bem como a sua disponibilidade para assumirem um compromisso para com a acessibilidade. Este artigo conclui que o nível de maturidade para a acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior Português é, em média baixo havendo no entanto uma grande disponibilidade para assumir um compromisso para melhorar a acessibilidade.

Palavras chave

Acessibilidade na Web, Ensino Superior Português, Modelo de Maturidade, Nível de Maturidade, Diretiva Europeia.

Abstract

The European Commission proposed a European Directive establishing mandatory accessibility standards to be applied to essential public services, starting from the end of 2015. This Directive aims to ensure the universality of the Web, looking to benefit more than 180 million European citizens, but also by setting up a market estimated in €2 billion Euros. As noted in the literature review, the higher education institutions are identified as part of the problem, since many of its websites have serious accessibility problems, but also as part of the solution, teaching awareness on the benefits of the accessibility as well as the risks of its absence. Data collection was conducted through a questionnaire, based on the Charter of Commitment and the Maturity Model for Accessibility from the "Business Taskforce on Accessible Technology", applied to the Portuguese Institutions of Higher Education, to determine the average level of maturity of the institutions who participated, as well as their willingness to make a commitment towards accessibility. This paper concludes that the accessibility maturity level of Portuguese Higher Education Institutions is, on average, low but there is a great willingness to make a commitment to improve their accessibility.

Keywords

Web Accessibility, Portuguese Higher Education, Accessibility Maturity Model, Maturity Level, European Directive.