Fatores que influenciam o consumidor a aceitar publicidade via e-mail

(Factors influencing the consumer to accept advertising by e-mail)


Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender os fatores que influenciam o impacto do e-mail marketing junto do utilizador/consumidor de e-mail. Numa primeira instância é importante entender o impacto que a Internet e o mundo digital tiveram no marketing, de modo a entendermos de que forma o e-mail marketing tem importância nos dias de hoje e qual a sua utilidade. Neste estudo foram aplicados questionários a utilizadores de e-mail, de modo a entendermos o que, para o utilizador/consumidor, é mais importante receber através de e-mails publicitários. Este estudo também visa perceber quais os fatores que o utilizador/consumidor considera mais relevantes ter no corpo do e-mail publicitário para que o abra e o leia. Após o tratamento estatístico dos dados, foi concluído que o fator que mais influencia a abertura do e-mail são as promoções e campanhas.

Palavras chave

E-mail marketing, Marketing Digital, Publicidade, Utilizador, Web 2.0.

Abstract

This article aims to understand the factors that influence the impact of email marketing with the user / consumer. In the first instance it is important to understand the impact that the Internet and the digital world have on marketing in order to understand how the email marketing is important today and what its usefulness. In this study it was applied questionnaires to e-mail users in order to understand what, for the user / consumer, it is more important to receive through advertising e-mails. This study also seeks to understand what factors the user / consumer considers most relevant to have the body of advertising e-mail to open and read. After statistical processing of data, it was concluded that the factor that most influences the opening of the e-mail are the promotions and campaigns.

Keywords

E-mail Marketing; Digital Marketing; Publicity; User; Web 2.0.