Utilização das Redes Sociais: Impacto na Reputação das Empresas

(Using Social Networks: Impact on Enterprise Reputation)


Resumo

As redes sociais têm sido, nos últimos tempos, um dos meios mais desenvolvidos, simples e acessíveis. Dado que a reputação das empresas está demasiado exposta perante a sociedade, as empresas têm investido cada vez mais numa estratégia para acompanhar e interagir com os seus potenciais clientes. Com este trabalho, pretende-se compreender melhor como as redes sociais são cada vez mais procuradas pelas pessoas e como as empresas podem acompanhar esta evolução. Para tal, no que respeita, à metodologia de trabalho, foi realizado um questionário aos utilizadores/consumidores, para se analisar as redes sociais, as opiniões que nelas são transmitidas e o modo como a reputação das empresas pode sair prejudicada, com a finalidade de dar a conhecer os fatores que podem influenciar a reputação das empresas nas redes sociais.

Palavras chave

Redes Sociais; Reputação das Empresas; Utilizadores de Redes Sociais; Consumidores.

Abstract

Social networks have been one of the most simple, available and developed means of communication. Herewith, even more companies pay attention to their reputation because one simple comment or opinion about a product/service of a company/brand could influence the decision making of other users/consumers. This work aims to better understand how the social networks are increasingly sought after by people and how companies can keep track of this evolution. As for this work’s methodology a literature study for each topic was performed and a questionnaire was carried out to the users/consumers in order to analyze the social networks, the opinions transmitted and how the company’s reputation may get out impaired for the purpose of the factors that can influence the reputation of companies on social networks.

Keywords

Social Networks; Companies Reputation; Social Media Users; Consumers.