Duarte Trigueiros, professor catedrático jubilado, Universidade do Algarve, professor visitante, Universidade de Macau

 

Experiência profissional não académica (1970--1987):

 

É licenciado em engenharia de telecomunicações e electrónica pelo IST. Entre 1970 e 1977 desenvolveu, no Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN, Sacavém), instrumentos para a análise do comportamento de reactores nucleares. Trabalhou depois em empresas industriais, de serviços e públicas (FOMENTO, Algés; TELEDINÂMICA, Maia; EDP, Porto) como analista e gestor da produção. Foi também encarregado de um núcleo de computação da Universidade do Minho (Guimarães).

 

Doutoramento e Docência no iscte: (1987--2001):

 

Iniciou a carreira docente no ISCTE em 1987. Entre 1988 e 1991 foi research student na Universidade de East Anglia, tendo, no fim deste período, defendido a tese de doutoramento intitulada “Neural Network Based Methods in the Extraction of Knowledge from Accounting and Financial Data”. Regressado ao ISCTE, foi coordenador da Secção de Informática, responsabilidade que manteve por dois anos.

 

Transitou para a Secção de Finanças em 1993. Permaneceu como docente activo do ISCTE até 1996, leccionando em mestrados desta e de outras instituições (Viseu, Covilhã, Macau, Universidade Nova). Durante a mesma época orientou mais de uma dezena de dissertações de mestrado.

 

Foi destacado para a Universidade de Macau em 1996. Aí, para além de leccionar (em Inglês) nas licenciaturas e mestrados da sua Faculdade de Estudos Empresariais, colaborou na organização e re-estruturação de cursos de licenciatura e mestrado e deu aulas nos MBA da Universidade de Murdoch em Hong Kong. Orientou 23 dissertações de mestrado e 2 teses de doutoramento, todas em Inglês e participou em projectos de investigação.

 

Investigação mèdica: (1982--1997):

 

Apoiou projectos de investigação em Epidemiologia Genética de doenças cardiovasculares na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Organizou e leccionou o curso “Estatística em Investigação Médica”, que conheceu doze edições com um total de 213 participantes vindos de todo o país (Datinvest, em Lisboa, entre 1988 e 1997). Colaborou em trabalhos levados a cabo pelo Hospital de Santa Cruz, pelo IPO de Lisboa, pelo Instituto de Citologia Experimental e pela Faculdade de Farmácia do Porto e por investigadores de diversas instituições. Tem o seu nome associado a vários artigos publicados em revistas de medicina e de epidemiologia, referenciados por outros autores.

 

Actividade Profissional em Análise financeira e Business Intelligence:

 

Foi visiting fellow da City University (1993-1997) e colaborou com a empresa SYSPAS Ltd, na City, onde aperfeiçoou modelos para a análise de risco de crédito e métodos de revisão analítica de contas.

 

Publicou artigos sobre análise financeira em revistas como a British Accounting Review, Accounting and Business Research e Abacus. É revisor de artigos propostos para publicação nestas áreas e é frequentemente citado em artigos de outros autores.

 

Leccionou disciplinas de Business Intelligence em mestrados do ISCTE-IUL (1996-2013).

 

Formação de Dirigentes (1991--1997):

 

Foi docente da AESE (Associação de Estudos Superiores da Empresa), ensinando o módulo “Direcção Financeira” nos seus programas de Alta Direcção (PADE e PDE) em Lisboa e no Porto.

 

BANCO MUNDIAL (1993-1996) E Cooperação Portuguesa (2003-2009):

 

Trabalhou em projectos de desenvolvimento do Banco Mundial na Guiné-Bissau (1993-1996) e da Cooperação Portuguesa em Timor-Leste (FUP, 2004-2009), dedicando no mínimo dois meses por ano a apoiar o desenvolvimento de países de língua Portuguesa mais desfavorecidos.

 

Projectos:

 

Coordena um projeto financiado pela Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de Macau (2015-2018).

 

É membro de um centro de investigação do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL em Lisboa.

 

Coordenou, entre 1994 e 1997, uma Linha de Investigação da UNIDE intitulado `A Flexibilidade como Vantagem Competitiva'. A UNIDE, ou unidade n.315/94, é ou foi um programa subsidiado pela JNICT / FCT no âmbito do `Financiamento Plurianual de Unidades de R&D'.

 

Fez parte, entre 1992 e 1996 do projecto da City University Business School (Londres) que, com o patrocínio de uma empresa da City (SYSPAS Ltd.), estudou o uso de Redes Neuronais na previsão de falências e de take-overs. Este projecto foi dirigido pelo professor Richard Taffler.

 

Fez parte do Projecto de Investigação No.14/95 da Comissão de Fomento da Investigação em Cuidados de Saúde, subsidiado pelo Ministério da Saúde, intitulado `Epidemiologia Genética das Doenças Cardiovasculares'. Este projecto é ou foi orientado pelo Prof. Mário Alberto Espiga de Macedo, do Hospital Escolar de S. João, Porto.

 

Fez parte, entre Janeiro de 1996 e Dezembro de 2000, do projecto da City University Business School (Londres) que, com o patrocínio de uma empresa da City (SYSPAS Ltd.), estudou os determinantes do risco sistemático em activos cotados. Este projecto foi dirigido pelo professor S. P. Kothari da Universidade de Rochester (US).

 

Coordenou, entre Janeiro de 1997 e Junho de 2001, o projecto intitulado “Accounting Standards and Management Practice in the Pearl River Delta”, promovido e subsidiado pela Fundação Macau.

 

(voltar)