Licenciatura

 

Licenciatura de Antropologia - Ano lectivo de 2007/08

 

Disciplinas leccionadas:

Análise Antropológica: Simbolismo e Cognição

Antropologia e Ciências Sociais II: Epistemologia e Conhecimento Antropológico

Etnografia I - Mapas etnográficos: África

 

Atendimento semanal: gabinete C310 (Edifício 2), terça-feira e quinta-feira, das 17:20 às 18:30

Cacifo: 251 (edifício 1)

 

Informações úteis:

Aviso sobre plágio
Argumentos falaciosos
Chicago Manual of Style
Fraude no mundo académico
Citação de Documentos Electrónicos
Princípios da Carta Europeia de Investigadores

 

 

Análise Antropológica: Simbolismo e Cognição (1º semestre)

Resumo do Programa

Planificação das aulas

Temas de trabalho

Magia, Religião e Poder
autores: J.G. Frazer, C. Lévi-Strauss, G. Dumézil, L. De Heusch

Língua e Pensamento
autores: L. Whorf, E. Benveniste, R. d'Andrade

Cognição e Etnografia
autores: J.G. Frazer, L. Lévy-Bruhl, J. Goody, D. Sperber, H. Whitehouse

Pensamento classificatório
autores: E. Durkeim & M. Mauss, C. Lévi-Strauss, V. Turner, R. Needham

Bibliografia básica*

D’ANDRADE, R. The Development of Cognitive Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
FERNANDEZ, J. 1991. Beyond Metaphor: The Theory of Tropes in Anthropology. Stanford: Stanford University Press.
LÉVI-STRAUSS, C. 1962. La pensée sauvage. Paris: Plon.
LOVEJOY, A. C. 2005. The Great Chain of Being : A Study of the History of an Idea. Cambridge-Mass, London: Harvard University Press.
SHORE, B. 1996. Culture in Mind: Cognition, Culture, and the Problem of Meaning. Oxford: Oxford University Press.
SPERBER, D. (1982) Le Savoir des anthropologues, Paris, Hermann.
SPERBER, D. (1996) Le contagion des idées: théorie naturiste de la culture, Paris, Odile Jacob.
WHITEHOUSE, H (ed.). 2001. The Debated Mind: Evolutionary Psychology versus Ethnography. Oxford – New York, Berg.

Outra bibliografia

DENNETT, D. 1996. Reflections on Language and Mind.
FRAZER, J.G. 1901-10. The Golden Bough, Londres.
---------1917 The Magical Origin of Kings, Londres.
HEUSCH, L. de 1972. Le roi ivre ou l'origine de l'état, Mythes et rites bantous I, Paris.
HEUSCH, L. de 1982. Rois nés d'un coeur de vache, Mythes et rites bantous II, Paris.
HEUSCH, L. de 1986. Le sacrifice dans les religions africaines, Paris.
HEUSCH, L. de 1987a. “L’inversion de la dette” in Miguel Abensour (coord.) L’esprit des lois sauvages – homage à Pierre Clastres, Paris.
HEUSCH, L. de 1987b. Écrits sur la royauté sacrée, Bruxelles.
HEUSCH, L. de 2000. Le royaume Kongo: les monstres sacrés. Paris.
HUTCHINS, E., Cognition in the Wild. Chicago, 1995 - see Cognitive Ethnography
IZARD, M. e P. SMITH (eds.) 1979. La fonction symbolique. Paris.
LÉVI-STRAUSS, C. 1958. Anthropologie Structurale I, Paris.
LÉVI-STRAUSS, C. 1962. La pensée sauvage, Paris.
LÉVI-STRAUSS, C. 1982. Le regard eloigné, Paris.
LEIRIS, M. 1996. Mirroir de l’Afrique, Paris.
LOVEJOY, A. 1936. The Great Chain of Being, Cambridge-Mass., Harvard.
NEEDHAM, R. (org.) 1973. Right and Left - Essays on Dual Symbolic Classification, Chicago.
NEEDHAM, R. 1980. Reconaissances, Toronto.
NEEDHAM, R. Circumstantial Deliveries. Berkeley
NEEDHAM, R. 1985. Counterpoints, Berkeley.
O’FLAHERTY, W. D. 1984. Dreams, Illusion and other Realities, Chicago.
POUILLON, J. 1975. Fétiches sans fétichisme, Paris.
SPERBER, D. 1974. Du symbolisme en général, Paris.
SPERBER, D. 1999 Conceptual tools for a natural science of society and culture.SPERBER, D. & D. WILSON. 1997 Remarks on Relevance Theory and the Social Sciences.
WUNENBURGER, J.-J. 1990. La Raison contradictoire. Sciences et philosophie modernes: la pensée du complexe, Paris.

Ver também:

Ancestors - Anthrobase - Anthrosource - Classiques des SS

* No início do semestre, será dada uma lista de obras de leitura obrigatória. Ao longo do ano, serão sugeridas obras complementares sobre cada ponto do programa.

 

Antropologia e Ciências Sociais II: Epistemologia e Conhecimento Antropológico (2º semestre)

Resumo do Programa

Temas de trabalho

A universidade em ruínas: condicionante epistemológica da antropologia
autores: B. Readings, A.I. Afonso

Pressupostos classificatórios e evolucionistas no discurso antropológico do fim de século (XX)
autores: C. Lévi-Strauss, R. Needham, J. Goody

Bibliografia básica*

READINGS, B. 1997, The University in Ruins. Cambridge-Mass: Harvard University Press.
GOODY, J 1977. The Domestication of the Savage Mind. Cambridge, Cambridge University Press.
JOURDE, P. 2007, Université: la grande illusion. Paris: L'Ésprit des Penninsules.
LÉVI-STRAUSS, C. 1962. La pensée sauvage. Paris: Plon.
LOVEJOY, A. C. 2005. The Great Chain of Being : A Study of the History of an Idea. Cambridge-Mass, London: Harvard University Press.

Outra bibliografia

ATRAN, S. 1990. Cognitive Foundations of Natural History: Towards an Anthropology of Science. Cambridge: Cambridge University Press.
BLOCH, M. E. 1998. How We Think they Think: Anthropological Approcahes to Cognition, Memory and Literacy. Oxford: Westview.
CARRUTHERS, P.; SIEGAL, M.; and STICH, S. (eds.) 2002. The Cognitive Basis of Science. Cambridge: Cambridge University Press.
DETIENNE, M. 2000. Comparer l’incomparable. Paris: Seuil.
DURKHEIM, E. & MAUSS, M. 1969. M. “De quelques formes primitives de classification”, in M. Mauss: Œuvres, II : 13-89. Paris.
HAMILTON, RICHARD. 1996. The Social Disconstruction of Realtity: Validity and Verification in the Scholarly Community. New Haven, London: Yale University Press.
LEACH, E. 1961. Rethinking Anthropology. Londres: LSE Monographs.
LÉVI-STRAUSS, C. 1949. Les structures élementaires de la parenté, Paris: Plon.
WHITE, H. 1978. Tropics of Discourse : Essays in Cultural Criticism. Baltimore, Londres: Johns Hopkins.
WUNENBURGER, J.-J. 1990. La Raison contradictoire. Sciences et philosophie modernes: la pensée du complexe, Paris.

* No início do semestre, será dada uma lista de obras de leitura obrigatória. Ao longo do ano, serão sugeridas obras complementares sobre cada ponto do programa.

 

Etnografia I - Mapas etnográficos: África (1º semestre)

Resumo do Programa

Nesta disciplina é oferecida uma panorâmica das grandes áreas regionais, civilizacionais, linguísticas e religiosas em África, e avaliada, na sua profundidade histórica, a intersecção de modelos ideológicos africanos com o Islão e o cristianismo.
É assim proposta uma análise comparativa das transformações operadas na lógica sacrificial que subentende as representações do poder em diversos contextos regionais, por força das mutações operadas pela expansão das religiões muçulmana e cristã, e da instalação de administrações coloniais europeias e magrebinas.
Serão, nesta medida, confrontados modelos de análise diacrónicos e sincrónicos a propósito das fontes orais que referenciam a construção de estruturas simbólicas do poder – e suas expressões literárias, artísticas e rituais -, nos grandes reinos da África ocidental, no mundo banto e no Corno de África.
Será ainda avaliada a relevância e permanência dos cultos populares de tipo extático e messiânico, durante o período colonial e na actualidade, assim como referida a eventual articulação da lógica sacrificial com a fenomenologia da violência intra- e intercomunitária.

Temas de trabalho

Ficha de leitura sobre: EVANS-PRITCHARD, E.E., Nuer Religion

Ficha de leitura sobre: GRIAULE. M., Le Dieu d'eau

Ficha de leitura sobre: (Anon.) História do Reino do Congo

Bibliografia básica*

ADLER, A. 2000. Le Pouvoir et l'interdit. Royauté et religion en Afrique noire. Paris: Albin Michel.
(Anon.) 1969. História do Reino do Congo (Ms. 8080 da Biblioteca Nacional de Lisboa). Lisboa,
Centro de Estudos Históricos Ultramarinos
ARNAULD, D. 2001. Histoire du christianisme en Afrique. Paris: Karthala.
COULON, C. 1983. Les musulmans et le pouvoir en Afrique noire. Paris: Karthala.
ELLIS, S. and HAAR, G. 2004. Worlds of Power: Religious Thought and Political Practice in África. Oxford: Oxford University Press
EVANS-PRITCHARD, E.E.,1956. Nuer Religion. Oxford, Oxford University Press.
FARDON, R. (ed.). 1990. Localizing Strategies. Regional Traditions of Ethnographic Writing, Edinburgh: Scottish Academic Press.
FORDE, D. 1954. African Worlds: Studies in Cosmological Ideas and Social Values of African Peoples. Oxford: Oxford University Press.
GRIAULE. M., 1948. Le Dieu d'eau. Paris.
HEUSCH, L. de 1987. Le sacrifice dans les religions africaines. Paris: Gallimard.READINGS, B. 1997, The University in Ruins. Cambridge-Mass: Harvard University Press.

Planificação das aulas de AA3 - Simbolismo e Cognição:


Número da aula Data dd/mm/aa Sala Presenças Sumário
1 9/16/08 Sala 1E8   Apresentação do programa e bibliografia. Discussão da avaliação.
1 9/16/08 Sala 2E8   Apresentação do programa e bibliografia. Discussão da avaliação.
2 9/17/08 Sala 1E8   Racionalidade, cognição e simbolismo. Heranças históricas. Arthur Lovejoy, Wendy Doniger e Edmund Leach.
2 9/17/08 Sala 2E8   Racionalidade, cognição e simbolismo. Heranças históricas. Arthur Lovejoy, Wendy Doniger e Edmund Leach.
3 9/23/08 Sala 1E8   Língua e pensamento - questões categoriais e semânticas: B. Russel e E. Benveniste.
3 9/23/08 Sala 2E8   Língua e pensamento - questões categoriais e semânticas: B. Russel e E. Benveniste.
4 9/24/08 Sala 1E8   Pensamento e representação. Estudos sobre simbolismo e cognição em antropologia. D'Andrade, Huchtkins, Whitehouse.
4 9/24/08 Sala 2E8   Pensamento e representação. Estudos sobre simbolismo e cognição em antropologia. D'Andrade, Huchtkins, Whitehouse.
5 9/30/08 Sala 1E8   Teologia cristã e dualismo na tradição do pensamento ocidental.      Dan Sperber e C. Lévi-Strauss: uma herança problemática. Do simbolismo