Licenciatura
Licenciatura de Antropologia - Ano lectivo de 2007/08
Disciplinas leccionadas:
Análise Antropológica: Simbolismo e Cognição
Antropologia e Ciências Sociais II: Epistemologia e Conhecimento Antropológico
Etnografia I - Mapas etnográficos: África
Atendimento semanal: gabinete C310 (Edifício 2), terça-feira e quinta-feira, das 17:20 às 18:30
Cacifo: 251 (edifício 1)
Informações úteis:
Aviso sobre plágio
Argumentos falaciosos
Chicago Manual of Style
Fraude no mundo académico
Citação de Documentos Electrónicos
Princípios da Carta Europeia de Investigadores
Análise Antropológica: Simbolismo e Cognição (1º semestre)
Resumo do Programa
Planificação das aulas
Temas de trabalho
Magia, Religião e Poder
autores: J.G. Frazer, C. Lévi-Strauss, G. Dumézil, L. De Heusch
Língua e Pensamento
autores: L. Whorf, E. Benveniste, R. d'Andrade
Cognição e Etnografia
autores: J.G. Frazer, L. Lévy-Bruhl, J. Goody, D. Sperber, H. Whitehouse
Pensamento classificatório
autores: E. Durkeim & M. Mauss, C. Lévi-Strauss, V. Turner, R. Needham
Bibliografia básica*
D’ANDRADE, R. The Development of Cognitive Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
FERNANDEZ, J. 1991. Beyond Metaphor: The Theory of Tropes in Anthropology. Stanford: Stanford University Press.
LÉVI-STRAUSS, C. 1962. La pensée sauvage. Paris: Plon.
LOVEJOY, A. C. 2005. The Great Chain of Being : A Study of the History of an Idea. Cambridge-Mass, London: Harvard University Press.
SHORE, B. 1996. Culture in Mind: Cognition, Culture, and the Problem of Meaning. Oxford: Oxford University Press.
SPERBER, D. (1982) Le Savoir des anthropologues, Paris, Hermann.
SPERBER, D. (1996) Le contagion des idées: théorie naturiste de la culture, Paris, Odile Jacob.
WHITEHOUSE, H (ed.). 2001. The Debated Mind: Evolutionary Psychology versus Ethnography. Oxford – New York, Berg.
Outra bibliografia
DENNETT, D. 1996. Reflections on Language and Mind.
FRAZER, J.G. 1901-10. The Golden Bough, Londres.
---------1917 The Magical Origin of Kings, Londres.
HEUSCH, L. de 1972. Le roi ivre ou l'origine de l'état, Mythes et rites bantous I, Paris.
HEUSCH, L. de 1982. Rois nés d'un coeur de vache, Mythes et rites bantous II, Paris.
HEUSCH, L. de 1986. Le sacrifice dans les religions africaines, Paris.
HEUSCH, L. de 1987a. “L’inversion de la dette” in Miguel Abensour (coord.) L’esprit des lois sauvages – homage à Pierre Clastres, Paris.
HEUSCH, L. de 1987b. Écrits sur la royauté sacrée, Bruxelles.
HEUSCH, L. de 2000. Le royaume Kongo: les monstres sacrés. Paris.
HUTCHINS, E., Cognition in the Wild. Chicago, 1995 - see Cognitive Ethnography
IZARD, M. e P. SMITH (eds.) 1979. La fonction symbolique. Paris.
LÉVI-STRAUSS, C. 1958. Anthropologie Structurale I, Paris.
LÉVI-STRAUSS, C. 1962. La pensée sauvage, Paris.
LÉVI-STRAUSS, C. 1982. Le regard eloigné, Paris.
LEIRIS, M. 1996. Mirroir de l’Afrique, Paris.
LOVEJOY, A. 1936. The Great Chain of Being, Cambridge-Mass., Harvard.
NEEDHAM, R. (org.) 1973. Right and Left - Essays on Dual Symbolic Classification, Chicago.
NEEDHAM, R. 1980. Reconaissances, Toronto.
NEEDHAM, R. Circumstantial Deliveries. Berkeley
NEEDHAM, R. 1985. Counterpoints, Berkeley.
O’FLAHERTY, W. D. 1984. Dreams, Illusion and other Realities, Chicago.
POUILLON, J. 1975. Fétiches sans fétichisme, Paris.
SPERBER, D. 1974. Du symbolisme en général, Paris.
SPERBER, D. 1999 Conceptual tools for a natural science of society and culture.SPERBER, D. & D. WILSON. 1997 Remarks on Relevance Theory and the Social Sciences.
WUNENBURGER, J.-J. 1990. La Raison contradictoire. Sciences et philosophie modernes: la pensée du complexe, Paris.
Ver também:
Ancestors - Anthrobase - Anthrosource - Classiques des SS
* No início do semestre, será dada uma lista de obras de leitura obrigatória. Ao longo do ano, serão sugeridas obras complementares sobre cada ponto do programa.
Antropologia e Ciências Sociais II: Epistemologia e Conhecimento Antropológico (2º semestre)
Resumo do Programa
Temas de trabalho
A universidade em ruínas: condicionante epistemológica da antropologia
autores: B. Readings, A.I. Afonso
Pressupostos classificatórios e evolucionistas no discurso antropológico do fim de século (XX)
autores: C. Lévi-Strauss, R. Needham, J. Goody
Bibliografia básica*
READINGS, B. 1997, The University in Ruins. Cambridge-Mass: Harvard University Press.
GOODY, J 1977. The Domestication of the Savage Mind. Cambridge, Cambridge University Press.
JOURDE, P. 2007, Université: la grande illusion. Paris: L'Ésprit des Penninsules.
LÉVI-STRAUSS, C. 1962. La pensée sauvage. Paris: Plon.
LOVEJOY, A. C. 2005. The Great Chain of Being : A Study of the History of an Idea. Cambridge-Mass, London: Harvard University Press.
Outra bibliografia
ATRAN, S. 1990. Cognitive Foundations of Natural History: Towards an Anthropology of Science. Cambridge: Cambridge University Press.
BLOCH, M. E. 1998. How We Think they Think: Anthropological Approcahes to Cognition, Memory and Literacy. Oxford: Westview.
CARRUTHERS, P.; SIEGAL, M.; and STICH, S. (eds.) 2002. The Cognitive Basis of Science. Cambridge: Cambridge University Press.
DETIENNE, M. 2000. Comparer l’incomparable. Paris: Seuil.
DURKHEIM, E. & MAUSS, M. 1969. M. “De quelques formes primitives de classification”, in M. Mauss: Œuvres, II : 13-89. Paris.
HAMILTON, RICHARD. 1996. The Social Disconstruction of Realtity: Validity and Verification in the Scholarly Community. New Haven, London: Yale University Press.
LEACH, E. 1961. Rethinking Anthropology. Londres: LSE Monographs.
LÉVI-STRAUSS, C. 1949. Les structures élementaires de la parenté, Paris: Plon.
WHITE, H. 1978. Tropics of Discourse : Essays in Cultural Criticism. Baltimore, Londres: Johns Hopkins.
WUNENBURGER, J.-J. 1990. La Raison contradictoire. Sciences et philosophie modernes: la pensée du complexe, Paris.
* No início do semestre, será dada uma lista de obras de leitura obrigatória. Ao longo do ano, serão sugeridas obras complementares sobre cada ponto do programa.
Etnografia I - Mapas etnográficos: África (1º semestre)
Resumo do Programa
Nesta disciplina é oferecida uma panorâmica das grandes áreas regionais, civilizacionais, linguísticas e religiosas em África, e avaliada, na sua profundidade histórica, a intersecção de modelos ideológicos africanos com o Islão e o cristianismo.
É assim proposta uma análise comparativa das transformações operadas na lógica sacrificial que subentende as representações do poder em diversos contextos regionais, por força das mutações operadas pela expansão das religiões muçulmana e cristã, e da instalação de administrações coloniais europeias e magrebinas.
Serão, nesta medida, confrontados modelos de análise diacrónicos e sincrónicos a propósito das fontes orais que referenciam a construção de estruturas simbólicas do poder – e suas expressões literárias, artísticas e rituais -, nos grandes reinos da África ocidental, no mundo banto e no Corno de África.
Será ainda avaliada a relevância e permanência dos cultos populares de tipo extático e messiânico, durante o período colonial e na actualidade, assim como referida a eventual articulação da lógica sacrificial com a fenomenologia da violência intra- e intercomunitária.
Temas de trabalho
Ficha de leitura sobre: EVANS-PRITCHARD, E.E., Nuer Religion
Ficha de leitura sobre: GRIAULE. M., Le Dieu d'eau
Ficha de leitura sobre: (Anon.) História do Reino do Congo
Bibliografia básica*
ADLER, A. 2000. Le Pouvoir et l'interdit. Royauté et religion en Afrique noire. Paris: Albin Michel.
(Anon.) 1969. História do Reino do Congo (Ms. 8080 da Biblioteca Nacional de Lisboa). Lisboa,
Centro de Estudos Históricos Ultramarinos
ARNAULD, D. 2001. Histoire du christianisme en Afrique. Paris: Karthala.
COULON, C. 1983. Les musulmans et le pouvoir en Afrique noire. Paris: Karthala.
ELLIS, S. and HAAR, G. 2004. Worlds of Power: Religious Thought and Political Practice in África. Oxford: Oxford University Press
EVANS-PRITCHARD, E.E.,1956. Nuer Religion. Oxford, Oxford University Press.
FARDON, R. (ed.). 1990. Localizing Strategies. Regional Traditions of Ethnographic Writing, Edinburgh: Scottish Academic Press.
FORDE, D. 1954. African Worlds: Studies in Cosmological Ideas and Social Values of African Peoples. Oxford: Oxford University Press.
GRIAULE. M., 1948. Le Dieu d'eau. Paris.
HEUSCH, L. de 1987. Le sacrifice dans les religions africaines. Paris: Gallimard.READINGS, B. 1997, The University in Ruins. Cambridge-Mass: Harvard University Press.
Planificação das aulas de AA3 - Simbolismo e Cognição:
Número da aula |
Data dd/mm/aa |
Sala |
Presenças |
Sumário |
1 |
9/16/08 |
Sala 1E8 |
|
Apresentação do programa e bibliografia. Discussão da avaliação. |
1 |
9/16/08 |
Sala 2E8 |
|
Apresentação do programa e bibliografia. Discussão da avaliação. |
2 |
9/17/08 |
Sala 1E8 |
|
Racionalidade, cognição e simbolismo. Heranças históricas. Arthur Lovejoy, Wendy Doniger e Edmund Leach. |
2 |
9/17/08 |
Sala 2E8 |
|
Racionalidade, cognição e simbolismo. Heranças históricas. Arthur Lovejoy, Wendy Doniger e Edmund Leach. |
3 |
9/23/08 |
Sala 1E8 |
|
Língua e pensamento - questões categoriais e semânticas: B. Russel e E. Benveniste. |
3 |
9/23/08 |
Sala 2E8 |
|
Língua e pensamento - questões categoriais e semânticas: B. Russel e E. Benveniste. |
4 |
9/24/08 |
Sala 1E8 |
|
Pensamento e representação. Estudos sobre simbolismo e cognição em antropologia. D'Andrade, Huchtkins, Whitehouse. |
4 |
9/24/08 |
Sala 2E8 |
|
Pensamento e representação. Estudos sobre simbolismo e cognição em antropologia. D'Andrade, Huchtkins, Whitehouse. |
5 |
9/30/08 |
Sala 1E8 |
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Teologia cristã e dualismo na tradição do pensamento ocidental. Dan Sperber e C. Lévi-Strauss: uma herança problemática. Do simbolismo | |