Ensino posgraduado
Mestrado em Risco, Trauma
e Sociedade - 3ª
Edição (2009-10)
CANDIDATURAS ABERTAS A PARTIR DE 4 MAIO
O presente curso reúne docentes de várias disciplinas e estudantes de diversas formações, ligados entre si pelo desejo de sondar as potencialidades de valores e de saberes modernos na sua relação com as práticas profissionais e institucionais, com vista ao desenvolvimento humano e à qualificação de competências de todos e de cada um dos participantes.
O carácter interdisciplinar do curso conflui num objectivo bem definido - a compreensão dos mecanismos sociais do trauma várias contribuições disciplinares, como a medicina, a psicologia, a epidemiologia, a economia, capazes de informar e complementar abordagens das ciências sociais, evitando-se, deste modo, a mera justaposição de saberes dispersivos e ecléticos.
O mestrado projecta-se como um programa de formação e de investigação centrado na reacção científica à emergência da consciência social da presença do trauma como dilema ético e fundamentalmente prático, para os cidadãos, para as instituições e para toda a sociedade.
O curso comporta não apenas a discussão de problemas teóricos relevantes que o fenómeno do trauma suscita, mas também estabelecerá laços privilegiados de pesquisa com problemas sociais relevantes, desde a organização de um sistema planificado de atendimento de pessoas traumatizadas que, por exemplo a propósito de acidentes rodoviários e de trabalho, continua por instituir em Portugal, até experiências internacionais de trauma e suas repercussões, através do espaço de ensino e diálogo que constitui este Curso.
O objectivo do curso de Mestrado Interdisciplinar em Risco, Trauma e Sociedade do ISCTE é a obtenção do grau de Mestre em Ciências Sociais, na especialidade de Risco, Trauma e Sociedade.
A adequação dos mestrados ao modelo de Bolonha dentro do regime 3 + 2 aumentou a sua parte escolar e estabeleceu as competências obrigatoriamente fornecidas pelo curso. Isto levou a uma maior valorização do dialogo entre as componentes de ciências sociais e de ciências da saúde, integrando o ensino destas nas unidades curriculares de Antropologia, Psicologia e Sociologia. Esta opção beneficia da experiência acumulada no anterior curso de Mestrado interdisciplinar em Risco, Trauma e Sociedade (edição de 2005/07). Esta solução permite uma racionalização dos conteúdos e objectivos assim como dos recursos humanos.
A nível internacional, o Mestrado Interdisciplinar em Risco, Trauma e Sociedade estará envolvido em, e/ou continuará a desenvolver, programas conjuntos com o MSc in Violence, Conflict and Development da School of Oriental and African Studies (SOAS), University of London, com o programa de Doutoramento em Antropologia Social e Cultural da Universitat de Barcelona, com o Dart International Center for Journalism and Trauma, bem como, a nível nacional, com os departamentos de Educação Médica e de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, o Curso Pós-Graduado de Trauma do Hospital de São João (Universidade do Porto), com o ATLS – Portugal (Advance Trauma Life Support) organizado pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, com o Curso de Pós-Gradução em Protecção Civil - Riscos Naturais e Tecnológicos, ISEL e Faculdade de Ciências de Lisboa.
A formação comporta um bloco metodológico comum e percursos de especialização cujo objectivo é fornecer competências avançadas no âmbito da investigação, gestão e exercício da actividade profissional em carreiras ligadas à saúde e saúde pública, gestão de risco e protecção civil, administração pública e empresas em que o conhecimento aprofundado das problemáticas do risco e do trauma, e suas causas e impactos sociais sejam factores relevantes. Visa fornecer capacidade de lidar com processos complexos, numa perspectiva profissionalizante, fornecendo instrumentos teóricos e práticos, nas áreas das ciências sociais e médicas, para a gestão e a organização de sistemas relacionados com as problemáticas do risco e do trauma, garantir a integração dos conhecimentos e das aproximações metodológicas nas áreas disciplinares envolvidas no curso, e ainda a obtenção de competências no domínio do uso dos conceitos oriundos das ciências sociais e da saúde.
O Mestrado Interdisciplinar em Risco, Trauma e Sociedade tem ainda como objectivo fornecer competências cientificas e de autonomia necessárias à prossecução dos estudos com vista à preparação do terceiro ciclo.
Os Departamentos de Antropologia e de Sociologia do ISCTE são departamentos consolidados no ISCTE com tradições de inovação, intercâmbio interdisciplinar e internacionalização nos domínios científico e pedagógico traduzidos quer na sua participação em redes Erasmus, quer na circulação de professores e alunos, quer na promoção dos valores da interdisciplinaridade na investigação e na divulgação científica (realização de colóquios, seminários e de conferências nacionais e internacionais, com a participação de reputados investigadores estrangeiros nas áreas abrangidas pela estrutura curricular do Mestrado).
Cadeira 1: Antropologia da Violência
(Coordenação: Manuel João Ramos)
Programa
1º Ano – 1º Semestre
Antropologia da Violência
Trauma e comportamento social: stress, memória e identidade
Métodos e Técnicas em Ciências Sociais
1º Ano – 2º Semestre
Antropologia da Saúde Antropologia
Gestão Social do Risco e do Trauma
Risco e Trauma: vertentes epidemiológicas e médicas
2º Ano – 1º Semestre
Optativa*
Optativa*
Seminário de Preparação do Projecto de dissertação
Produção de Dissertação em Risco, Trauma e Sociedade - 1ª Fase
2º Ano – 2º Semestre
Produção de dissertação em Risco, Trauma e Sociedade – 2ª fase
DETALHES: ver AQUI
|
MJRamos, RZink, BSchildt
Perigo: Carros no passeio
HAKLUYT SOCIETY
Inscrição na Sociedade
Catálogo de 2007
Desenho de Viagem
Exposição online em Working Images
Exposição online em Diário Gráfico
E ainda...
Blog The Unibomber
O Glob do Major Alverca
|