ISCTE, IGE, PROGRAMAÇÃO I, 1997/98

Primeira Série de Problemas - 21 de Outubro de 1997

[10,0] Problema 1

{Pressupostos: A largura e a altura do rectângulo dadas pelo
               utilizador são não negativas. }
{Resultado: Aparece no ecrã um rectângulo de largura x altura
            asteriscos (valores dados pelo utilizador) ladeado
            de um triângulo rectângulo isósceles da mesma altura.
            Rectângulo e triângulo estão separados por uma coluna
            de espaços. }
rectânguloTriângulo
início
    inteiro altura, largura, númeroAsteriscosTriângulo;
    escrever "Qual a altura e qual a largura? ";
    ler para altura, largura;
    númeroAsteriscosTriângulo <- 1;
    repetir altura vezes:
        (* Escrever rectângulo: *)
        repetir largura vezes:
            escrever "*";
        fim repetir;
        (* Escrever separação: *)
        escrever " ";
        (* Escrever triângulo: *)
        repetir númeroAsteriscosTriângulo vezes:
            escrever "*";
        fim repetir;
        (* Actualizar o número de asteriscos do triângulo: *)
        númeroAsteriscosTriângulo <- númeroAsteriscosTriângulo + 1;
    fim repetir;
fim.

[10,0] Problema 2

Desenvolva um algoritmo em pseudo-código que escreva todos os valores ímpares entre dois valores início e fim, que devem ser pedidos ao utilizador, e que se presume: a) serem ambos ímpares, b) início <= fim.

{Pressupostos: Os valores de início e fim são ímpares e
               início <= fim. }
{Resultado: Aparecem no ecrã todos os ímpares entre início e
            fim inclusivé (valores dados pelo utilizador). }
ímpares
início
    inteiro início, fim, contador;
    escrever "Ímpares de quanto a quanto? ";
    ler para início, fim;
    contador <- início;
    repetir (fim - início) div 2 + 1 vezes:
        escrever contador;
        contador <- contador + 2;
    fim repetir;
fim.

Página concebida e mantida por Eng. Manuel Menezes de Sequeira (última actualização 2006/07/07)
Copyright © 1996-2001 ISCTE