1.a) Escreva em pseudo-código um algoritmo que leia um número n e desenhe a figura abaixo, sendo n a altura do triângulo e do quadrado. Exemplo para n = 5:
* ***** ** ** * *** * * * **** * ** ***** *****
1.b) Traduza para linguagem C o algoritmo descrito em 1.a).
2. Escreva em linguagem C um programa que leia um conjunto de caracteres do teclado terminado pelo caractere de mudança de linha '\n' e verifique se o número de caracteres '(' é igual ao número de caracteres ')'. O programa deve escrever Expressão correcta se os números de parênteses abertos e fechados forem iguais e Expressão incorrecta no caso contrário. Exemplos:
C:\>verifica Escreva um conjunto de caracteres: (( x + 1 ) * 3) = 5; Expressão correcta
C:\>verifica Escreva um conjunto de caracteres: (( x + 1 ) * 3) = 5;) Expressão incorrecta
3.a) Escreva em linguagem C uma função int eTriangularInferior(int m[3][3]) que, dada uma matriz de inteiros quadrada com 3x3 elementos, verifique se a matriz é triangular inferior. Diz-se que uma matriz é triangular inferior quando todos os elementos acima da diagonal principal são iguais a zero. A diagonal principal de uma matriz é composta por todos os elementos para os quais o índice de linha é igual ao índice de coluna. A função deve devolver 1 se a matriz for triangular inferior e 0 no caso contrário. A função não deve fazer qualquer operação de leitura do teclado ou escrita no ecrã. Por exemplo, sendo as matrizes A e B:
int A [3][3] = { 1, 0 , 0 2, 2 , 0 3, 3 , 3 }; int B [3][3] = { 1, 1 , 0 2, 0 , 0 3, 3 , 3 };
o resultado de eTriangularInferior(A) deve ser 1 e o resultado de eTriangularInferior(B) deve ser 0.
3.b) Escreva um programa em linguagem C que peça ao utilizador para preencher uma matriz de 3 por 3, verifique se esta é triangular inferior e informe o utilizador. Para a verificação tem de ser usada a função definida na alínea anterior. Exemplo:
Insira os 3x3 elementos da matriz: 1 1 0 2 0 0 3 3 3 A matriz introduzida não é triangular inferior.
4.Considere a seguinte definição:
typedef struct { float x, y; } Ponto;
Escreva um programa em linguagem C que crie duas variáveis do tipo Ponto e leia de um ficheiro chamado "pontos.txt" os valores a atribuir a cada um dos campos destas duas variáveis. De seguida o programa deve calcular a distância entre os dois pontos lidos. Assume-se que o ficheiro "pontos.txt" contém pelo menos 4 valores válidos do tipo float no seu início.
Página
concebida e mantida por Eng. Manuel Menezes de Sequeira (última actualização 2006/07/07) Copyright © 1996-2001 ISCTE |