Mercado de Energia Multi-agente 

Sistemas multi-agente são sistemas computacionais compostos por agentes autónomos que interactuam entre si por forma a atingirem os seus objectivos de projecto.
Estes sistemas têm sido utilizados com bastante sucesso em inúmeras aplicações comerciais e industriais, incluindo os mercados de energia liberalizados.

A liberalização do sector eléctrico, com a consequente introdução de concorrência nos segmentos potencialmente competitivos, constitui uma alteração estrutural importante para a melhoria da eficiência. Neste sentido, surgiram os mercados de energia eléctrica, que permitem comprar e vender electricidade, sendo os preços determinados pelos determinantes da oferta e da procura. Na prática, vários fornecedores de energia (por exemplo, EDP e IBERDROLA) podem competir entre si por forma a aumentarem os seus clientes e, consequentemente, os seus lucros. Por sua vez, os clientes (Empresas ou Domésticos) podem escolher os  seus fornecedores de acordo com os preços praticados, e assim obterem energia mais barata.

Uma abordagem multi-agente envolvendo agentes computacionais capazes de executarem acções de forma autónoma e flexível para alcançarem os seus objectivos, constitui uma abordagem ideal para modelar o domínio naturalmente distribuído de um mercado de energia eléctrica. Neste sentido, os principais objectivos deste trabalho são os seguintes:

   1.   Modelação de um mercado de energia através de agentes autónomos;  desenvolvimento dos agentes individuais;
   2.   Programação de métodos simples de interacção entre os agentes; definição de tipos de mensagens e regras de interacção simples;
   3.   Estudo de um caso prático referente ao mercado de energia multi-agente.

O desenvolvimento dos agentes será efectuado através da linguagem JAVA e da plataforma JADE (http://jade.tilab.com).
Em caso de interesse, o trabalho poderá ser realizado no LNEG (www.lneg.pt), disponibilizando-se gabinete e facilidades computacionais, e motivando-se a integração em equipa jovem e dinâmica, que presentemente trabalha no projecto PTDC/EEA-EEL/122988, financiado pela FCT.

Orientadores: Profs. Nuno David e Fernando Lopes


Página anterior