Negociação em Mercados de Energia Multi-agente

Os sistemas multi-agente (SMA) representam uma área relativamente recente e em rápida expansão.
Estes sistemas têm sido utilizados com bastante sucesso em inúmeras aplicações comerciais e industriais, incluindo os mercados de energia liberalizados.
Em termos práticos, um mercado de energia permite comprar e vender energia, sendo os preços obtidos pelos determinantes da oferta e da procura.
Existem diversos modelos de mercado, sendo de destacar, para o presente trabalho, os contratos bilaterais.
Em particular, os vendedores de energia (retalhistas) e os consumidores (clientes) podem negociar contratos que estabeleçam preços da energia para determinadas unidade temporais (por exemplo, a hora), e para para um futuro próximo (por exemplo, seis meses).

Em termos práticos, a simulação da negociação envolve basicamente o seguinte:

  -  um dos agentes (retalhista ou cliente) envia uma proposta inicial; 
  -  o outro agente avalia a proposta e envia uma contra-proposta (ou desiste da negociação);
  -   os agentes trocam propostas até atingirem um acordo (uma das propostas ser aceite), ou um dos agentes desistir da negociação.

Cada proposta define preços específicos para a energia (vector de números reais, como pro exemplo: preço1=40€, preço2=50@, etc). 

As estratégias de negociação são aspectos importantes da simulação. Em particular, as estratégias definem modos diferentes de calcular preços para a energia (durante o processo negocial). Por exemplo, o preço pode variar de forma linear, ou tendo em conta o tempo da negociação (“deadlines”), ou considerando o preço apresentado pelo opositor na última proposta, etc.

O trabalho envolve três tarefas principais:

      * ambientação aos temas base: agentes computacionais e mercados de energia;
      * estudo, desenvolvimento e implementação de estratégias de negociação simples;
      * simulação de um caso prático e validação das estratégias utilizando o método da experimentação controlada.

Em caso de interesse, o trabalho poderá ser realizado no LNEG (www.lneg.pt), disponibilizando-se gabinete e facilidades computacionais, e motivando-se a integração em equipa jovem e dinâmica, que presentemente trabalha no projecto PTDC/EEA-EEL/122988, financiado pela FCT.

Orientadores: Profs. Nuno David e Fernando Lopes


Página anterior