Teses na área de desenvolvimento de ferramentas de e-learning em ambiente de simulação e jogo

 

O e-learning constitui uma forma de aplicar sistemas e tecnologias de informação no suporte à aprendizagem. Pelas suas características transformadoras dos modelos de ensino tem vindo a ganhar uma aceitação transversal em vários domínios do conhecimento.

Uma aplicação de suporte à aprendizagem é um sistema cuja arquitectura tem que ser cuidadosamente desenhada para que seja, do ponto de vista pedagógico, ao mesmo tempo eficiente e eficaz.

Esse desenho implica a aplicação de competências e conhecimentos de diferentes tipos como: i) Desenho instrucional; ii) Arquitectura de sistemas; iii) Pedagogia; iv) Desenho de interfaces; iii) Simulações e jogos.

Estas competências são hoje muito procuradas no mercado provocadas pelo crescimento explosivo do e-learning e pelo caminho inexorável rumo à sociedade do conhecimento.

Uma das formas de as adquirir é o trabalho relacionado com a concepção, desenho e construção de sistemas e-learning, em particular os trabalhos que resultem da aplicação de técnicas de desenho e construção de software. Esses trabalhos permitem tomar conhecimento da forma como diferentes modelos de referência interagem num sistema para o transformar em algo de útil à aprendizagem. Entre esses modelos encontram-se modelos de gestão de conteúdos; de tutoria; de interfaces e interacção com o utilizador; modelos de aprendizagem; modelos de administração; modelos informacionais.

A realização de trabalhos no desenvolvimento e manutenção destes modelos permite a aquisição de conhecimentos sólidos sobre a forma de trabalhar de um sistema de informação, bem como adquirir conhecimentos de ponta com carácter inovador e de aplicação alargada em vários domínios das tecnologias da comunicação e informação.

Os mestrados a orientar sobre este tema, têm como principal objectivo tornar um sistema de e-learning já existente mais eficiente e eficaz na resposta a novas necessidades de aplicação de novas técnicas de suporte à aprendizagem e do alargamento a novas áreas como por exemplo as redes sociais

Exemplos de temas concretos:

Tema I Aglutinador informacional para a monitorização de crises em ambiente de redes sociais. 2

Tema 2:  Projecto de desenvolvimento e melhoria de Gestor de conteúdos e Ambiente de tutoria. 4

Tema 3: Projecto de desenvolvimento de ambiente de aprendizagem para a gestão de crises em redes sociais. 6

 

Orientadores: Prof. Nuno David e Doutor Luiz Vaz


Tema I
Aglutinador informacional para a monitorização de crises em ambiente de redes sociais

Conteúdo da tese de mestrado

Estudar, reutilizar, adaptar e desenvolver um sítio web cujas características informacionais incluem a monitorização sistemática das tendências opinativas expressas através das redes sociais sobre uma empresa que esteja em pleno processo de gestão de uma crise.

O conteúdo informacional do sítio deverá ser passível de ser alimentado automaticamente a partir de dados das principais redes sociais ou de forma simulada a partir de base de dados de referência. Neste último caso o sítio funcionará como um simulador que em momento discretos no tempo recebe automaticamente os dados necessários a criar um conteúdo informacional específico que possa ser interpretado pelos utilizadores como contendo uma visão estruturada e organizada da forma como as redes sociais estariam a responder a uma situação de crise.

Competências a adquirir

A tese a realizar permitirá a aquisição específica dos seguintes conhecimentos:

Desenvolvimento das capacidades de arquitectura, desenho, e implementação de aplicações em rede.

Aplicação prática das tecnologias de informação e comunicação na criação de uma simulação para ensino;

Modelo de funcionamento das principais redes socias, e.g. Twiter; Google +; Facebook;

Modelo de funcionamento de aglutinadores informacionais relacionados com redes sociais;

Criação de informação de gestão para a tomada de decisão em marketing relacional;

Trabalho de desenvolvimento:

Estudar, escolher, adaptar e desenvolver um monitor e gestor de informação das redes sociais para que possa responder aos requisitos apresentados.

Os novos desenvolvimentos que resultem do cumprimento dos requisitos devem ser efectuados num modelo “MVC” em linguagens de programação e base de dados comuns de desenvolvimento de aplicações em rede.

Arquitectura alvo:

 

 

 

 

 

 




Tema 2:
Projecto de desenvolvimento e melhoria
de Gestor de conteúdos e Ambiente de tutoria

Conteúdo da tese de mestrado

Estudar, conceber e desenvolver um conjunto de ferramentas de carácter tecnológico que permitam através de técnicas de programação o desenvolvimento e a migração de um gestor de conteúdos, que dá suporte a um modelo de aprendizagem assente em e-learning.

Competências a adquirir

A tese a realizar permitirá a aquisição específica dos seguintes conhecimentos:

Desenvolvimento das capacidades de arquitectura, desenho, e implementação de aplicações em rede;

Literacia prática de aplicação de várias linguagens de programação para a criação de aplicações de suporte à aprendizagem;

Aplicação prática das tecnologias de informação e comunicação no suporte à aprendizagem;

Modelos arquitecturais e funcionais de gestores de conteúdos em e-learning;

Modelos arquitecturais e funcionais de ambientes de tutoria em e-learning;

Situação actual

O gestor de conteúdos trabalha com programação em “php” e “html”, em que o código gerado é colocado em base de dados MySQL.

O gestor e gerador de conteúdos está desenvolvido em “Perl”. Este gerador gera código em diferentes formatos que colocado no servidor, fornece serviço aos alunos quando solicitado através de um acesso via internet.

O código gerado encontra-se a funcionar, estando no entanto desactualizado.

Arquitectura tecnológica em baseado em “open standards” conforme figura seguinte.

 

 

 

Trabalho de desenvolvimento:

Aplicação de técnicas de desenvolvimento para fazer a migração e actualização de código existente, garantindo elevada produtividade e fiabilidade do código produzido. Actualização do gestor e gerador de conteúdos para que este passe a gerar html em versão actualizada, estruturando o desenho das páginas em torno de “folhas em cascata”.

Actualização do ambiente de tutoria através da sua modernização tecnológica e inclusão de novas funcionalidades.  

Tema 3:
Projecto de desenvolvimento de ambiente de aprendizagem para a gestão de crises em redes sociais

Conteúdo da tese de mestrado

Estudar, escolher, adaptar e desenvolver um sítio web cujas características informacionais possam ser geridas através de um gestor de conteúdos, e cumpram requisitos relacionados com um modelo de maturidade de gestão de crise.

O conteúdo informacional deverá ser passível de ser configurado pelos administradores do sítio, sem que seja necessárias literacias ou competências de programação, desenho ou outras necessárias à criação de conteúdo informacional num sítio.

O gestor de conteúdos deverá ainda ser capaz de atribuir uma classificação de alinhamento com o modelo de maturidade de gestão de crise. Esta classificação será atribuída em função das escolhas informacionais efectuadas pelos administradores do sítio e do estádio em que se encontra a crise a que o sítio pretende dar resposta.

Competências a adquirir

A tese a realizar permitirá a aquisição específica dos seguintes conhecimentos:

Desenvolvimento das capacidades de arquitectura, desenho, e implementação de aplicações em rede.

Aplicação prática das tecnologias de informação e comunicação na criação de um sitio internet para a gestão de crises;

Principais estratégias de utilização da internet para dar resposta a situações de crise;

Princípios de gestão da comunicação empresarial com especial ênfase em gestão de crise;

Modelo de funcionamento de sítios internet configuráveis pelo utilizador;

Criação de informação de gestão para a tomada de decisão em marketing relacional.

Trabalho de desenvolvimento:

Estudar, escolher, adaptar e desenvolver um gestor de conteúdos já existente de forma a cumprir os requisitos atrás enunciados.

O objectivo deve ser alcançado através da aplicação sistemática de técnicas de programação de segunda ordem.

Os novos desenvolvimentos que resultem do cumprimento dos requisitos devem ser efectuados num modelo “MVC” em linguagens de programação e base de dados comuns de desenvolvimento de aplicações em rede.

Arquitectura alvo:

 

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