Ciência Política - Simulação computacional de convergência e ruptura de convergência de opinião em processos eleitorais (para Mestrado ou Doutoramento)

Proposta 1: Implementação e simulação de sociedades artificiais, através da construção de modelos de agentes individuais simplificados, num ambiente competitivo de período pré-eleitoral e eleitoral, representando diferentes modelos individuais e capacidades de acesso aos media, modelos de decisão diferenciados, contextualizados em modelos de ciclos de vida de partidos políticos e ciclos de vida de organizações emergentes (independentes).

Questões:

    * Em que medida a dinâmica de formação de movimentos políticos em rede (e.g. através da troca de informação em estruturas sociais do tipo da internet) consegue um menor ou maior impacto na decisão de voto dos cidadãos eleitores?
    * Quais as condições que beneficiam o domínio dos partidos políticos ou a emergência de organizações independentes?
    * Em que tipo de eleições é mais propícia a emergência de organizações independentes?
    * Como se processa a difusão de opinião alterando as características da sociedade artificial?
    * Em que medida as organizações emergentes conseguem romper o processo de convergência e construção mediática?

Proposta 2: Modelação de agentes artificiais representativos do ciclo de vida de um Partido Político, incluindo agentes de órgãos directivos, agentes militantes e agentes cidadãos eleitores simpatizantes, procurando modelar os fenómenos típicos de convergência, presença ou ausência de participação na vida e decisões internas de partidos.

Questões:

    * Quais os parâmetros do modelo que induzem uma maior ou menor participação dos agentes militantes?
    * Quais os parâmetros do modelo que induzem uma maior ou menor aderência da opinião dos cidadãos eleitores com (i) a opinião dos líderes; (ii) a opinião dos militantes de base do partido.
    * Como se processa a difusão de opinião alterando as características do ambiente (e.g. a estrutura da rede social)?

Metodologia e Etapas para ambas as Propostas

    * Revisão do Estado da Arte
    * Entrevista com Stakeholders
    * Desenvolvimento de um modelo computacional
    * Construção de uma Simulação
    * Escrita da Tese

Requisitos para ambas as propostas

    * Gosto por Política
    * Curiosidade e Gosto por Investigação
    * Saber programar num ambiente de desenvolvimento de simulações

Tese na área da Filosofia da Ciência e Informática: A complexidade e a simulação como ambiente narrativo e de negociação entre stakeholders (para Mestrado ou Doutoramento)

Tópico Gerais: Teorias da Linguagem e do Conhecimento, Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais, Análise Interpretativa

Estudar o modo como as modelação participativa (companion modelling) é interpretadas pelos observadores e stakeholders no estado da arte das Teorias da Linguagem e do Conhecimento.

Questões:   
* Como procede o stakeholder quando interpreta uma simulação?     
* Qual o papel dos vários intervenientes (o programador, o perito no domínio da simulação, os stakeholders como indivíduos ou instituições interessadas nos resultados da simulação)?   
* Qual o papel da simulação como linguagem?   
* Qual o contexto de validade das simulações?   
* Como se processam consensos entre stakeholders?   

Requisitos:  

* Formação em Informática, com gosto por Filosofia ou Ciências Sociais, ou Formação em Ciências Sociais [ou Ciências Naturais (e.g. Biologia, Física, etc)] com interesse na Informática.

Metodologia da Simulação Computacional: Modelação e Replicação de Simulações

A proposta tem duas vertentes, científica e metodológica, respectivamente: (i) a construção de uma simulação computacional em tema a determinar, a ser implementado numa dada plataforma de simulação de domínio público; (ii) replicar (re-implementar) o modelo numa plataforma distinta da primeira implementação, e acompanhar o orientador na replicação do mesmo modelo numa plataforma de simulação distinta da utilizada pelo orientando.

Hipotetiza-se: (i) apesar do modelo conceptual ser similar, encontrar-se-ão resultados distintos nas três implementações; (ii) a introdução de uma segunda pessoa a programar o modelo irá modificar o desenho original do modelo. Pretende-se ainda criar uma metodologia sistematizada de re-implementação de simulações.

Questões

    * Em que medida a introdução de um segundo actor a programar o modelo irá modificar a ideia e o desenho original do modelo proposto pelo orientando?
    * Em que medida as duas simulações do mesmo modelo obtém resultados distintos?
    * Qual o contexto de validade das simulações?
    * Será possível criar uma metodologia relativamente sistematizada desta abordagem?

Metodologia e Etapas

    * Revisão do Estado da Arte
    * Desenvolvimento de um Modelo
    * Implementação de uma Simulação
    * Implementação #2 de uma Simulação
    * Acompanhamento da implementação realizada pelo orientador, alinhamento e análise de resultados
    * Escrita da Tese

Requisitos

    * Gosto por programação e desenvolvimento

Página anterior