Ciência Política - Simulação
computacional de convergência e ruptura de convergência de opinião em
processos eleitorais (para Mestrado ou Doutoramento)
Proposta 1: Implementação e simulação de sociedades artificiais,
através da construção de modelos de agentes individuais simplificados,
num ambiente competitivo de período pré-eleitoral e eleitoral,
representando diferentes modelos individuais e capacidades de acesso
aos media, modelos de decisão diferenciados, contextualizados em
modelos de ciclos de vida de partidos políticos e ciclos de vida de
organizações emergentes (independentes).
Questões:
* Em que medida a dinâmica de formação
de movimentos
políticos em rede (e.g. através da troca de informação em estruturas
sociais do tipo da internet) consegue um menor ou maior impacto na
decisão de voto dos cidadãos eleitores?
* Quais as condições que beneficiam o
domínio dos
partidos políticos ou a emergência de organizações independentes?
* Em que tipo de eleições é mais
propícia a
emergência de organizações independentes?
* Como se processa a difusão de opinião
alterando as
características da sociedade artificial?
* Em que medida as organizações
emergentes conseguem
romper o processo de convergência e construção mediática?
Proposta 2: Modelação de agentes artificiais representativos do ciclo
de vida de um Partido Político, incluindo agentes de órgãos directivos,
agentes militantes e agentes cidadãos eleitores simpatizantes,
procurando modelar os fenómenos típicos de convergência, presença ou
ausência de participação na vida e decisões internas de partidos.
Questões:
* Quais os parâmetros do modelo que
induzem uma
maior ou menor participação dos agentes militantes?
* Quais os parâmetros do modelo que
induzem uma
maior ou menor aderência da opinião dos cidadãos eleitores com (i) a
opinião dos líderes; (ii) a opinião dos militantes de base do partido.
* Como se processa a difusão de opinião
alterando as
características do ambiente (e.g. a estrutura da rede social)?
Metodologia e Etapas para ambas as Propostas
* Revisão do Estado da Arte
* Entrevista com Stakeholders
* Desenvolvimento de um modelo
computacional
* Construção de uma Simulação
* Escrita da Tese
Requisitos para ambas as propostas
* Gosto por Política
* Curiosidade e Gosto por Investigação
* Saber programar num ambiente de
desenvolvimento de
simulações
Tese
na área da Filosofia da Ciência e Informática: A complexidade e a
simulação como ambiente narrativo e de negociação entre stakeholders
(para Mestrado ou Doutoramento)
Tópico Gerais: Teorias da Linguagem e do Conhecimento, Epistemologia e
Metodologia das Ciências Sociais, Análise Interpretativa
Estudar o modo como as modelação participativa (companion modelling) é
interpretadas pelos observadores e stakeholders no estado da arte das
Teorias da Linguagem e do Conhecimento.
Questões:
* Como procede o stakeholder quando interpreta uma
simulação?
* Qual o papel dos vários intervenientes (o programador, o perito no
domínio da simulação, os stakeholders como indivíduos ou instituições
interessadas nos resultados da
simulação)?
* Qual o papel da simulação como
linguagem?
* Qual o contexto de validade das
simulações?
* Como se processam consensos entre
stakeholders?
Requisitos:
* Formação em Informática, com gosto por Filosofia ou Ciências Sociais,
ou Formação em Ciências Sociais [ou Ciências Naturais (e.g. Biologia,
Física, etc)] com interesse na Informática.
Metodologia
da
Simulação Computacional: Modelação e Replicação de Simulações
A proposta tem duas vertentes, científica e metodológica,
respectivamente: (i) a construção de uma simulação computacional em
tema a determinar, a ser implementado numa dada plataforma de simulação
de domínio público; (ii) replicar (re-implementar) o modelo numa
plataforma distinta da primeira implementação, e acompanhar o
orientador na replicação do mesmo modelo numa plataforma de simulação
distinta da utilizada pelo orientando.
Hipotetiza-se: (i) apesar do modelo conceptual ser similar,
encontrar-se-ão resultados distintos nas três implementações; (ii) a
introdução de uma segunda pessoa a programar o modelo irá modificar o
desenho original do modelo. Pretende-se ainda criar uma metodologia
sistematizada de re-implementação de simulações.
Questões
* Em que medida a introdução de um
segundo actor a
programar o modelo irá modificar a ideia e o desenho original do modelo
proposto pelo orientando?
* Em que medida as duas simulações do
mesmo modelo
obtém resultados distintos?
* Qual o contexto de validade das
simulações?
* Será possível criar uma metodologia
relativamente
sistematizada desta abordagem?
Metodologia e Etapas
* Revisão do Estado da Arte
* Desenvolvimento de um Modelo
* Implementação de uma Simulação
* Implementação #2 de uma Simulação
* Acompanhamento da implementação
realizada pelo
orientador, alinhamento e análise de resultados
* Escrita da Tese
Requisitos
* Gosto por programação e desenvolvimento
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