Este espaço nominativo envolve todas as ferramentas da biblioteca Slang++.
Este espaço nominativo envolve todas as ferramentas da biblioteca Slang++.A biblioteca Slang++ permite a utilização de algumas funções que actuam sobre o teclado e o ecrã e a criação de menus simples em modo texto. A biblioteca consiste de um pacote Slang (representado pelo espaço nominativo Slang) dividido em quatro módulos fisicos teclado, ecra, menu e util, cada um com o correspondente ficheiro de interface (Slang/teclado.H, Slang/ecra.H, Slang/menu.H e Slang/util.H).
Estão definidas nesta biblioteca as variáveis globais teclado (do tipo Slang::Teclado) e ecra (do tipo Slang::Ecra), não sendo por isso necessário criar quaisquer variáveis destes tipos.
Nesta documentação omite-se o prefixo Slang:: sempre que conveniente para facilitar a leitura, embora em rigor este seja necessário.
Para construir um programa (neste caso teste_slang.C) que utilize estas biblioteca deve dar o seguinte comando:
c++ -Wall -ansi -pedantic -g -o teste_slang teste_slang.C -lSlang++ -lslangOs ficheiros fonte devem incluir o ficheiro de interface Slang/slang.H, que por sua vez inclui os ficheiros de interface dos quatro módulos, ou incluir apenas o ficheiro de interface do módulo pretendido.
Sempre que se testar algum programa que use a biblioteca Slang++ deve-se usar uma consola xterm (outras consolas podem gerar alguns problemas). Para lançar uma consola xterm deve-se dar o comando:
xterm&numa consola normal (Konsole).Pode-se também fazer 'alt-F2' e escrever xterm na caixa de diálogo que surge no ecrã.
Caso se pretenda instalar esta biblioteca noutro computador deve-se fazer o seguinte:
- Importar os seguintes ficheiros:
Para importar no netscape basta fazer 'shift-clique' no botão esquerdo do rato.
- Dar os seguintes comandos:
tar -zxf Slang++-0.1.tar.gz cd Slang++ make su (inserir a senha [password] de administração da máquina) cd .. rpm -Uhv slang.*.rpm exit