Repensar a sociedade à luz da experiência   

 

 




Apresentação dos temas a tratar


Introdução - A sociedade em transformação

Sociedade ocidental é suficientemente forte e agressiva para se transformar? A teoria social ajuda à transformação?

Agentes de transformação somos todos; Os movimentos sociais; As identidades; As solidariedades; As multidões; apresentação dos textos que se seguem

Movimentos sociais existem?

As transformações sociais não asseguram nenhuma orientação do devir, cuja determinação é historicamente instável, cientificamente polémica e factualmente multifactorial. A história centrada nos protagonistas é a história ex-post dos vencedores e esconde a história das lutas sociais.

A Geração à Rasca

O que é que a sociologia dos movimentos sociais pode oferecer à compreensão do que se está a passar, além da crítica de faltar objectivos políticos definidos a estes movimentos?

A sociologia nas manifestações multitudinárias

As dualidades (modelos e coisas) escondem as vidas (feitas de emergências e de submergencias), a ponto de as teorias sociais se revelaram incapazes de reconhecer a sua própria razão de ser: descrever o poder do povo.

Processos de purificação social – a propósito da manifestação de 15 de Setembro de 2012 em Portugal

Quando as práticas e as normas deixam de corresponder a um tipo de relação biunívoca, os comportamentos de submissão tradicionais tornam-se comportamentos de subordinação e, isso, promove a emergência organizada de comportamentos conscientemente marginais.

Movimentos sociais são formas de trabalhar os estados de espírito

Mais do que organizações económicas em devir, os movimentos sociais são percursos de instabilidade de estados de espírito relacionados com diferentes disponibilidades de energia social de que podem resultar transformações estruturais dos modos de viver.

O destino efectivo dos movimentos sociais é incerto. Discutem e dispõe-se a dois tipos de tarefas ao mesmo tempo complementares e antagónicas: o uso da violência e a formação das novas gerações que vão consubstanciar (ou não) a mudança desejada.

Repensar a sociedade – uma proposta para virar costas ao maniqueísmo ideológico

Escapa à teoria dos movimentos sociais a explicação a) da respectiva génese, b) da articulação com o resto da sociedade c) da perversidade moral associada e d) a capacidade de entender o Fora Sociais Mundiais.

A higienização teórica conforma o social expurgado dos seus ambientes de operação.

Em época de profunda transformação política é a oportunidade de modernizar e actualizar a teoria social. Através de uma abertura epistemológica ao pensamento e ao método científico.


   
  volta ao início da página