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Cacifo: Edifício I, Nº53.
Gabinete: D325 Edifício II,
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|Métodos
e Técnicas de Investigação Sociológica II |
|Espírito Proibicionista e risco
penitenciário |
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II
(investigação
intensiva e qualitativa)
Programa
«Métodos e Técnicas de Investigação
Sociológica II»
vs 2003/4
Perguntas mais frequentes
1. Se não puder assistir às aulas, mesmo assim
posso fazer o trabalho da cadeira? Sim,
aprender não ocupa lugar. Para começar
faça assim.
Quanto ao valor do seu trabalho para obter nota escolar, deve informar-se
junto do professor.
2. Para iniciar as tarefas da cadeira -
produção de um projecto de pesquisa, quais são os primeiros passos?
A primeira coisa a fazer é encontrar um grupo
de trabalho e escolherem um tema. Devem evitar mudar de tema, por que isso é
sempre uma perda de tempo. Algumas notas mais seguem
aqui.
Textos de Suporte
O projecto
O trabalho de campo
A produção de relatório
Materiais de Apoio
Origem disciplinar das técnicas
Características das técnicas
Etapas de um projecto de investigação
Quadros de duas entradas para exercício
de enquadramento e concentração
Partes requeridas de um projecto
Contra o senso comum
Tipologia dos discursos sociológicos
Tópicos
para auto-avaliação dos alunos sobre os trabalhos de projecto (a intenção de
pesquisa)
Se se consegue responder facilmente, tudo bem:
1. O que
se procura? (apenas uma resposta, excluindo
a sua oposta)
-
Estruturada (o que é) ou estruturante (o que
tende a ser)
-
Cultural/pública – estética, potencial,
subliminar (o que deveria ser) –, espiritual/privada – família, emprego,
partido (como é sentida)
-
simbólica – identitária (civilização, estado,
religião, género, grupo etário)
-
diferença – conotações, distinções,
expectativas, estados de espírito e de saúde
-
indiferença – denotações, estigmas,
possibilidades, processos de exclusão e de integração
2. A que
nível? (apenas uma resposta, excluindo
outras possíveis)
-
A verdade do quotidiano e interactivo
-
A verdade institucional e político
-
A verdade nacional (ou regional) e
estratégico
-
A verdade global e civilizacional
Cada uma servindo
de mecanismo para contribuir para a constituição do nível superior e
cada uma servindo de ambiente para a constituição do nível inferior
3. Como
encontrar o que se procura?
Onde e como se colocar?
Que materiais recolher?
Que informantes contactar?
Que técnicas aplicar?
Com quem partilhar os episódios da pesquisa?
Tópicos de avaliação para uso docente:
Trabalho de grupo para entregar até fim de
Novembro
(objecto de estudo (empírico + conceptual) +
referências teóricas estilizadas + escolha de uma técnica a aplicar, depois
das entrevistas exploratórias + cronograma)
(máximo 5 páginas + cronograma)
Trabalho individual para entregar entre as
férias da Páscoa e fim de Maio
(usar a experiência do trabalho para produzir
um projecto com os mesmos critérios de qualidade do projecto feito em grupo)
(máximo 5 páginas + cronograma)
Trabalho final de grupo até
fim de Maio.
(0- problema social/problema sociológico
1 - objecto teórico de estudo escolhido
2 - descrição geral do
objecto empírico que
vai suportar o objecto teórico
3 – descrição do modo de obtenção de dados (notas
metodológicas)
4 – descrição/análise dos dados obtidos
5 – interpretação dos dados em função do
objecto empírico
6 – interpretação dos dados em função do
objecto teórico (conclusão))
(máximo 20 páginas)
Espírito Proibicionista
e risco penitenciário
Módulo do curso pós-graduação
"Estudos Penitenciários" 1º semestre 2004/05 Faculdade de Direito da
Universidade Católica de Lisboa, sob a direcção do Prof. Doutor Paulo Pinto
Albuquerque
Programa
Palestra
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