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Contactos

Email: antonio.dores@iscte.pt

Cacifo: Edifício I, Nº53.

Gabinete: D325   Edifício II,

tel gabinete +351 217903465


|Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II |

|Espírito Proibicionista e risco penitenciário |


Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II

(investigação intensiva e qualitativa)


Programa

«Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II» vs 2003/4

 

Perguntas mais frequentes

1. Se não puder assistir às aulas, mesmo assim posso fazer o trabalho da cadeira?

Sim, aprender não ocupa lugar. Para começar faça assim.

Quanto ao valor do seu trabalho para obter nota escolar, deve informar-se junto do professor.

 

2. Para iniciar as tarefas da cadeira - produção de um projecto de pesquisa, quais são os primeiros passos?

A primeira coisa a fazer é encontrar um grupo de trabalho e escolherem um tema. Devem evitar mudar de tema, por que isso é sempre uma perda de tempo. Algumas notas mais seguem aqui.

Textos de Suporte

O projecto

O trabalho de campo

A produção de relatório

 

Materiais de Apoio

Origem disciplinar das técnicas

Características das técnicas

Etapas de um projecto de investigação

Quadros de duas entradas para exercício de enquadramento e concentração

Partes requeridas de um projecto

Contra o senso comum

Tipologia dos discursos sociológicos


Tópicos para auto-avaliação dos alunos sobre os trabalhos de projecto (a intenção de pesquisa)

Se se consegue responder facilmente, tudo bem:

1. O que se procura? (apenas uma resposta, excluindo a sua oposta)

  • Estruturada (o que é) ou estruturante (o que tende a ser)
  • Cultural/pública – estética, potencial, subliminar (o que deveria ser) –, espiritual/privada – família, emprego, partido (como é sentida)

 

  • simbólica – identitária (civilização, estado, religião, género, grupo etário)

 

  • diferença – conotações, distinções, expectativas, estados de espírito e de saúde
  • indiferença – denotações, estigmas, possibilidades, processos de exclusão e de integração

2. A que nível? (apenas uma resposta, excluindo outras possíveis)

  • A verdade do quotidiano e interactivo
  • A verdade institucional e político
  • A verdade nacional (ou regional) e estratégico
  • A verdade global e civilizacional

Cada uma servindo de mecanismo para contribuir para a constituição do nível superior e cada uma servindo de ambiente para a constituição do nível inferior

3. Como encontrar o que se procura?

Onde e como se colocar?

Que materiais recolher?

Que informantes contactar?

Que técnicas aplicar?

Com quem partilhar os episódios da pesquisa?


Tópicos de avaliação para uso docente:

Trabalho de grupo para entregar até fim de Novembro

(objecto de estudo (empírico + conceptual) + referências teóricas estilizadas + escolha de uma técnica a aplicar, depois das entrevistas exploratórias + cronograma)

(máximo 5 páginas + cronograma)

Trabalho individual para entregar entre as férias da Páscoa e fim de Maio

(usar a experiência do trabalho para produzir um projecto com os mesmos critérios de qualidade do projecto feito em grupo)

(máximo 5 páginas + cronograma)

Trabalho final de grupo até fim de Maio.

(0- problema social/problema sociológico

1 - objecto teórico de estudo escolhido

2 - descrição geral do objecto empírico que vai suportar o objecto teórico

3 – descrição do modo de obtenção de dados (notas metodológicas)

4 – descrição/análise dos dados obtidos

5 – interpretação dos dados em função do objecto empírico

6 – interpretação dos dados em função do objecto teórico (conclusão))

(máximo 20 páginas)


Espírito Proibicionista e risco penitenciário

Módulo do curso pós-graduação "Estudos Penitenciários" 1º semestre 2004/05 Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, sob a direcção do Prof. Doutor Paulo Pinto Albuquerque

Programa

Palestra