O que são estados-de-espírito?


Cada ser vivo, para se manter vivo, desenvolve uma função homeostática, uma função virtual (tipo gravidade para a matéria) que mantém juntas as múltiplas células que fazem um corpo. A sociedade é uma diferenciação dessa função a um nível elevado - mais elevado que os níveis genético, fisiológico ou esqueletico-motor - mas não o mais elevado - o mais elevado será o nível normativo, filosófico, ideológico ou religioso.

O nível micro social estabelece contacto com os nível biológicos da realidade, o nível macro social estabelece contacto com o nível normativo e o meso social intermedeia os outros dois níveis sociais. Esses níveis podem ser definidos com rigor no espaço-tempo, mas variam segundo a intensidade de acção social do observador e do observado. Por exemplo: o conselho da revolução portuguesa de 1974, antes do 25 de Abril era uma conspiração, a seguir ao golpe militar era uma necessidade, com o apoio dos partidos tornou-se o centro do poder do estado, com o 25 de Novembro tornou-se uma excrescência revolucionária e acabou por fenecer, em função das diferentes intensidades das acções dos capitães, dos partidos, do povo e das forças internacionais interessadas no caso.

O sociólogo é chamado a compreender diferentes estados-de-espírito, isto é, cristalizações esforçadas, treinadas, replicadas, insistidas, de maneiras de sintonizar necessidades biológicas e normativas com o fim de dar sentido à vida. Constatará que, em certas épocas históricas e em certas sociedades, certos estados-de-espírito desempenham papel preponderante na construção de pessoas, grupos sociais, instituições e conflitos.


Estado de Espírito – definição sistémica (PP)

Estado é um sistema fechado ou, então uma configuração atractora (princípio de ordem inverso do repulsivo), reversível e nomeado, reconhecível portanto.

O espírito é imanente a determinadas espécies de organização das partes activas e perceptíveis no tempo; encadeia-se noutros acontecimentos através de mensagens, integrando tipos lógicos distintos entre si. (segundo Gregory Bateson (1987/1979) Natureza e Espírito, Lisboa D. Quixote:187)

ver outra definição

características da mente:

1.       1. o sistema deve operar com e através de diferenças (zero-um)

2.       2. o sistema deve consistir em circuitos fechados ou redes ou caminhos percorrendo os quais são transmitidas diferenças ou transformações de diferenças (o que é transmitido nos neurónios não são impulsos mas sim notícias sobre a existência de diferenças)

3.       3. Muitos eventos no sistema devem tomar energia da parte correspondente mais do que do impacto da parte que despoleta o evento

4.       4. O sistema deve mostrar capacidade de auto-correcção relativamente aos processos homeostáticos bem como relativamente a possibilidades de fuga, através de tentativas-erros.

Gregory Bateson (1987/1972) Steps to an Ecology of Mind, Jason Aronson Inc.:490

http://www6.ufrgs.br/horizon/files/teoria2/bateson.pdf


Aplicações: Estados de espírito e poder (Prezi)

Estado de proibir (de orientação) – instituído de forma mais forçada no judiciário judicialista (justiça criminal) para (com)afirmar intenções de exclusão, na prática (incorporada)

Espírito de submissão (de prossecução) – sobrevivência em processo (Povo, homem médio, senso comum) de reintegração (normalidade ontológica)

Espírito marginal (de inovação) – Fénix cultural excremental de onde se dizem experimentalmente critérios alternativos de reintegração à procura de intenções adequadas


outras aplicações a desenvolver: estados de espírito e afiliação; estados de espírito e desenvolvimento


Mimetismo – réplica, memória e difusão de experiências de estados de espírito, possíveis dada a igual natureza de todos os seres humanos

 


Será estado de espírito um conceito diferente de atitude?

Sim. Apesar das aparentes semelhanças, o estado de espírito está para a atitude como o anti-ciclone está para o ciclone. O primeiro é centrífugo e o segundo é centrípeto.

Atitude é um produto conceptual da psicologia social, enclave disciplinar entre duas outras disciplinas. Estado de espírito é um conceito aberto tanto do ponto de vista metodológico como do ponto de vista disciplinar: aceita e pede abordagens complementares fenomenológico-compreensivas, por um lado, e analíticas em planos e dinâmicas por outro, religadas entre si através de ciclos temporais, por outro. Liga a sociologia a todas as outras ciências e saberes, na tradição do positivismo, mas sem a presunção entusiasmada de ser a primeira a líder de todas as outras formas de cognição. Há, de facto, uma espécie de justaposição nas relações entre a psicologia e a sociologia que dão ar de aparentados aos dois conceitos. Mas o estado de espírito é um programa de estudos a desenvolver, à espera de contribuições da física, da astro-física, da biologia, das ciências da saúde, do direito, da filosofia, da teologia, para além das outras ciências sociais para lá da sociologia. Não é uma variável sintética a estudar.


O estado de espírito de cada indivíduo, pode ser "controlado" por nós próprios ou sofrem influências externas sobretudo?

Os estados de espírito são os modos através dos quais nos controlamos e organizamos a nós próprios, como potencialidade ao mesmo tempo biológica e social. Isto é, a forma como estamos preparados biologicamente para aprender a adaptarmo-nos ao meio, de uma forma muito mais plástica do que os outros animais, é facilitada e potenciada pelo nossa capacidade de imitar outros seres humanos ou outros animais que nos pareçam já adaptados. Por isso somos capazes de acumular conhecimento, do mesmo modo que depois começámos a fazer com as riquezas e, mais tarde ainda, quisemos fazer com a transformação do ambiente em qualquer coisa que nos evite sermos nós a adaptarmo-nos a ele.

Os estados de espírito, tal como são vividos por cada um, podem ser controlados se tivermos treinados e tivermos competências para tal. Os actores são particularmente bons nisso. Mas nem todos são bons actores. E cada actor controla certos estados de espírito mas não controla outros.


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