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Ferramentas de ecrã

Módulo correspondente ao ficheiro Slang++/ecra.H. Mais...


Ficheiros

file  ecra.C
 Ficheiro de implementação do módulo ecras.

file  caixa1.C
 Programa que demostra o desenho de uma caixa no ecrã.

file  campainha1.C
 Este programa toca a campainha do ecrã a cada tecla premida, saindo quando se pressiona 's'.

file  ecra1.C
 Programa que demostra a utilização do ecrã de forma simples.

file  ecra2.C
 Programa que demostra a utilização do troços de ecrã e respectiva cópia e colagem.

file  ecra3.C
 Programa que permite ao utilizador deslocar o cursor através das setas do teclado, indicando em cada instante se o cursor está ou não visível.

file  ecra4.C
 Programa que demonstra que a alteração das cores do fundo do ecrã altera todas as células do ecrã que com ele tenham sido desenhadas.

file  exemplo3.C
 Programa que demostra a utilização do teclado e do ecrã de forma simples.

file  justificacao1.C
 Programa que demostra os vários tipos de justificação e o seu efeito.

file  manipulador1.C
 Programa que define um manipulador que move o cursor para uma posição arbitrária mas visível do ecrã.

file  objectocor1.C
 Programa que demostra o efeito dos objectos cor e da alterção das suas cores já depois de feitas inserções por seu intermédio.

file  objectocor2.C
 Programa que demonstra o efeito do tempo de vida sobre os objectos cor.

file  objectocor3.C
 Programa que demonstra que a alteração de um objecto cor altera todas as células do ecrã que com ele tenham sido desenhadas.

file  segmentos1.C
 Programa que demonstra a utilização de segmentos de recta horizontais e verticais.

file  simbolo1.C
 Programa que mostra os símbolos possíveis de inserir no ecrã.

file  ecra.H
 Ficheiro de interface do módulo ecras.


Componentes

class  Posicao
 Representa a posição de uma célula do ecrã. Mais...

class  Dimensao
 Representa uma dimensão em células do ecrã. Mais...

class  Caixa
 Representa caixas no ecrã. Mais...

class  Ecra
 Representa o ecrã. Mais...

class  ObjectoCor
 Esta classe é usada para indicar a cor das células do ecrã (as células têm uma cor de texto e outra de fundo). Mais...

class  Troco
 Esta classe serve para representar um troço de ecrã. Mais...


Operadores associados ao tipo enumerado Cor

std::ostream & operator<< (std::ostream &saida, Cor const cor)
 Insere uma cor num canal.

std::istream & operator>> (std::istream &entrada, Cor &cor)
 Extrai uma cor de um canal.

int const numero_de_cores
 Constante que guarda o número total de cores.


Manipuladores do ecrã

Posicao const cursor (int const linha, int const coluna)
 Manipulador usado para colocar o cursor numa dada posição.

Posicao const & cursor (Posicao const &posicao)
 Manipulador usado para colocar o cursor numa dada posição.

Caixa const caixa (int const linha, int const coluna, int const numero_de_linhas, int const numero_de_colunas)
 Manipulador usado para desenhar uma caixa com caracteres especiais numa dada posição e com uma dada dimensão.

Caixa const caixa (Posicao const &origem=Posicao(), Dimensao const &dimensao=Dimensao())
 Manipulador usado para desenhar uma caixa com caracteres especiais numa dada posição e com uma dada dimensão.

void fundo (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para indicar que as próximas escritas devem ser realizadas usando a cor do fundo do ecrã.

void parado (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para manter o cursor na posição corrente durante a próxima operação de inserção no ecrã.

void sobeCursor (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para subir o cursor no ecrã.

void baixaCursor (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para baixar o cursor no ecrã.

void recuaCursor (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para recuar o cursor no ecrã.

void avancaCursor (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para avançar o cursor no ecrã.

ManipuladorDaLargura largura (int const largura)
 Manipulador usado para indicar o número de células do ecrã a ocupar na próxima operação de inserção no ecrã.

ManipuladorDeDesenhoDeSegmento segmento_horizontal (int const largura)
 Manipulador usado para desenhar um segmento de recta horizontal.

ManipuladorDeDesenhoDeSegmento segmento_vertical (int const altura)
 Manipulador usado para desenhar um segmento de recta vertical.

void refresca (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para refrescar o ecrã.

void refresca_tudo (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para fazer o refrescamento total do ecrã.

void apaga (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para apagar o ecrã (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

void apaga_fim_da_linha (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para apagar até ao fim da linha do cursor (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

void apaga_fim_do_ecra (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para apagar desde a posição do cursor até ao fim do ecrã (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

void campainha (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para fazer soar a campainha.


Constantes associadas à classe Caixa

Caixa const caixa_vazia
 Constante representando uma caixa vazia, i.e., com dimensão nula.

Caixa const caixa_universal
 Constante representando a caixa universal (enche todo o espaço).


Enumerações

enum  Cor {
  preto, primeira_cor = preto, cinza, vermelho,
  vermelho_brilhante, verde, verde_brilhante, castanho,
  amarelo, azul, azul_brilhante, magenta,
  magenta_brilhante, ciano, ciano_brilhante, cinzento_claro,
  branco, ultima_cor = branco
}
 Representa as possíveis cores do texto e do fundo de cada célula do ecrã. Mais...

enum  Simbolo {
  diamante = '`', tijolo, ht, ff,
  cr, lf, grau, mais_menos,
  nl, vt, canto_inferior_direito, canto_superior_direito,
  canto_superior_esquerdo, canto_inferior_esquerdo, cruzamento, traco_topo,
  traco_superior, traco_horizontal, traco_inferior, traco_base,
  encontro_direita, encontro_esquerda, encontro_cima, encontro_baixo,
  traco_vertical, menor_ou_igual, maior_ou_igual, pi,
  diferente
}
 Representa caracteres especiais úteis para desenhar no ecrã caixas e outros símbolos pouco usuais. Mais...

enum  Justificacao { ao_centro, a_esquerda, a_direita }
 Representa os vários tipos de justificação possíveis ao escrever texto no ecrã. Mais...


Variáveis

Ecra ecra
 Uma variável global representando o ecrã.

std::string const nomes_das_cores [numero_de_cores]
 Constante global com os nomes das cores.


Descrição detalhada

Módulo correspondente ao ficheiro Slang++/ecra.H.

Contém ferramentas para escrever e manipular o ecrã.


Documentação dos valores da enumeração

enum Slang::Cor
 

Representa as possíveis cores do texto e do fundo de cada célula do ecrã.

Note-se que nem todas as cores são válidas para o fundo em todos os terminais! Experimente para verificar quais funcionam bem... Ver na documentação abaixo os nomes das cores usados para inserção e extração de canais.

Valores da enumeração:
preto  Num canal: preto.
primeira_cor 
cinza  Num canal: cinza.
vermelho  Num canal: vermelho.
vermelho_brilhante  Num canal: vermelho-brilhante.
verde  Num canal: verde.
verde_brilhante  Num canal: verde-brilhante.
castanho  Num canal: castanho.
amarelo  Num canal: amarelo.
azul  Num canal: azul.
azul_brilhante  Num canal: azul-brilhante.
magenta  Num canal: magenta.
magenta_brilhante  Num canal: magenta-brilhante.
ciano  Num canal: ciano.
ciano_brilhante  Num canal: ciano-brilhante.
cinzento_claro  Num canal: cinzento-claro.
branco  Num canal: branco.
ultima_cor 

Definido na linha 921 do ficheiro ecra.H.

Referenciado por Slang::Ecra::Ecra(), main(), Slang::Ecra::ObjectoCor::mudaCorDoFundoPara(), Slang::Ecra::ObjectoCor::mudaCorDoTextoPara(), Slang::Ecra::mudaCoresDasCelulasDoFundoPara(), Slang::Ecra::ObjectoCor::ObjectoCor() e Slang::operator>>().

enum Slang::Simbolo
 

Representa caracteres especiais úteis para desenhar no ecrã caixas e outros símbolos pouco usuais.

Pode ver o aspecto destes símbolos executando o seguinte programa de exemplo:

#include <Slang++/slang.H>

using namespace Slang;

int main()
{
    for(int s = int(diamante); s != int(diferente) + 1; ++s)
        ecra << largura(2) << Simbolo(s);

    ecra << refresca;

    teclado.leProximaTeclaDisponivel();
}
Valores da enumeração:
diamante 
tijolo 
ht 
ff 
cr 
lf 
grau 
mais_menos 
nl 
vt 
canto_inferior_direito 
canto_superior_direito 
canto_superior_esquerdo 
canto_inferior_esquerdo 
cruzamento 
traco_topo 
traco_superior 
traco_horizontal 
traco_inferior 
traco_base 
encontro_direita 
encontro_esquerda 
encontro_cima 
encontro_baixo 
traco_vertical 
menor_ou_igual 
maior_ou_igual 
pi 
diferente 

Definido na linha 979 do ficheiro ecra.H.

Referenciado por main() e Slang::Ecra::operator<<().

enum Slang::Justificacao
 

Representa os vários tipos de justificação possíveis ao escrever texto no ecrã.

O valor a_esquerda (que é a justificação por omissão do ecrã) faz com que as entidades inseridas no ecrã fiquem à esquerda do espaço para eles reservado. O valor a_direita alinha as entidades à direita. O valor ao_centro leva as entidades inseridas a serem colocadas ao centro do espaço para elas reservado através, por exemplo, do manipulador largura(). Se o espaço reservado for insuficiente, a entidade inserida será truncada à direita, de ambos os lados, ou à esquerda, consoante a justificação escolhida seja à esquerda, ao centro ou à direita.

O programa que se segue ilustra o funcionamento destes valores enumerados, que ao serem inseridos no ecrã alteram a justificação de forma permanente:

#include <string>
#include <Slang++/slang.H> 
        
using namespace std; 
using namespace Slang; 
        
int main() 
{ 
    char caractere = '*';
    string cadeia("abcde");

    Ecra::ObjectoCor cor(amarelo, azul); 
        
    ecra << cor; 

    ecra << parado << largura(10) << a_esquerda << caractere << baixaCursor; 
    ecra << parado << largura(10) << ao_centro << caractere << baixaCursor; 
    ecra << parado << largura(10) << a_direita << caractere << baixaCursor; 

    ecra << parado << largura(10) << a_esquerda << cadeia << baixaCursor; 
    ecra << parado << largura(10) << ao_centro << cadeia << baixaCursor; 
    ecra << parado << largura(10) << a_direita << cadeia << baixaCursor; 

    ecra << parado << largura(3) << a_esquerda << cadeia << baixaCursor; 
    ecra << parado << largura(3) << ao_centro << cadeia << baixaCursor; 
    ecra << parado << largura(3) << a_direita << cadeia << baixaCursor; 
    
    ecra << refresca;

    teclado.leProximaTeclaDisponivel();
} 

Veja também:
largura()
Valores da enumeração:
ao_centro  Manipulador usado para colocar justificação centrada.
a_esquerda  Manipulador usado para colocar justificação à esquerda.
a_direita  Manipulador usado para colocar justificação à direita.

Definido na linha 1034 do ficheiro ecra.H.

Referenciado por Slang::Ecra::mudaJustificacaoPara() e Slang::Ecra::operator<<().


Documentação das funções

std::ostream & Slang::operator<< std::ostream &    saida,
Cor const    cor
[inline]
 

Insere uma cor num canal.

Precondição:
V.
Poscondição:
não saida.good() ou (saida.good() e canal contém a representação textual da cor).

Definido na linha 531 do ficheiro ecra_impl.H.

Slang::Posicao const Slang::cursor int const    linha,
int const    coluna
[inline]
 

Manipulador usado para colocar o cursor numa dada posição.

Usar como se segue:

        // Coloca cursor na linha 10 coluna 20 do ecrã:
        ecra << cursor(10, 20);

        // Escreve "Olá mundo!" a partir dessa posição:
        ecra << "Olá mundo";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::moveCursorPara()

Definido na linha 1122 do ficheiro ecra_impl.H.

istream & Slang::operator>> std::istream &    entrada,
Cor   cor
 

Extrai uma cor de um canal.

Precondição:
cor = c.
Poscondição:
(não entrada.good() e cor = c) ou (entrada.good() e canal já não contém a representação textual da cor e cor = cor cuja representação textual estava no canal).

Definido na linha 74 do ficheiro ecra.C.

Referências Slang::Cor.

Slang::Posicao const & Slang::cursor Posicao const &    posicao [inline]
 

Manipulador usado para colocar o cursor numa dada posição.

Usar como se segue:

        // Definição de uma posicão:
        Posicao posicao(10, 20);

        // Coloca cursor na posição do ecrã definida:
        ecra << cursor(posicao);

        // Escreve "Olá mundo!" a partir dessa posição:
        ecra << "Olá mundo";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

embora fosse mais simples omitir a utilização do manipulador, inserindo directamente a posição no ecrã:

        // Definição de uma posicão:
        Posicao posicao(10, 20);

        // Coloca cursor na posição do ecrã definida:
        ecra << posicao;

        // Escreve "Olá mundo!" a partir dessa posição:
        ecra << "Olá mundo";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

que ainda pode ser simplificado para:

        // Coloca cursor na posição do ecrã definida:
        ecra << Posicao(10, 20);

        // Escreve "Olá mundo!" a partir dessa posição:
        ecra << "Olá mundo";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::moveCursorPara()

Definido na linha 1127 do ficheiro ecra_impl.H.

Referenciado por cursor_aleatorio() e main().

Slang::Caixa const Slang::caixa int const    linha,
int const    coluna,
int const    numero_de_linhas,
int const    numero_de_colunas
[inline]
 

Manipulador usado para desenhar uma caixa com caracteres especiais numa dada posição e com uma dada dimensão.

Usar como se segue:

        // Desenha caixa com origem na linha 10 coluna 20 com 5 linhas e 15
        // colunas:
        ecra << caixa(10, 20, 5, 15);

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::desenha()

Definido na linha 1132 do ficheiro ecra_impl.H.

Referenciado por Slang::Ecra::operator<<().

Slang::Caixa const Slang::caixa Posicao const &    origem = Posicao(),
Dimensao const &    dimensao = Dimensao()
[inline]
 

Manipulador usado para desenhar uma caixa com caracteres especiais numa dada posição e com uma dada dimensão.

Usar como se segue:

        // Definição de uma posição e uma dimensão para a caixa:
        Posicao posicao(10, 20);
        Dimensao dimensao(5, 15);

        // Desenha caixa com a posição e dimensão definidas:
        ecra << caixa(posicao, dimensao);

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Neste caso poder-se-ia ter omitido o manipulador, usando-se em vez dele o construtor da classe Caixa, que se pode inserir num ecrã:

        // Definição de uma posição e uma dimensão para a caixa:
        Posicao posicao(10, 20);
        Dimensao dimensao(5, 15);

        // Desenha caixa com a posição e dimensão definidas:
        ecra << Caixa(posicao, dimensao);

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::desenha()

Definido na linha 1141 do ficheiro ecra_impl.H.

Referenciado por main().

void Slang::fundo Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para indicar que as próximas escritas devem ser realizadas usando a cor do fundo do ecrã.

Usar como se segue:

        // Coloca cursor no canto superior esquerdo do ecrã:
        ecra << cursor(0, 0);

        // Define objecto cor para a próxima escrita:
        Ecra::ObjectoCor cor(amarelo, vermelho);

        // Escreve "Olá mundo! " usando a cor indicada:
        ecra << oor << "Olá mundo! ";

        // Escreve "Olá mundo!" mas usando a cor do fundo:
        ecra << fundo << "Olá mundo!";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::mudaObjectoCorEmUsoParaFundo().

Definido na linha 1146 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

Referenciado por Slang::Ecra::cola(), Slang::CaixaDeTexto::interage(), Slang::MenuSimples::interage() e main().

void Slang::parado Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para manter o cursor na posição corrente durante a próxima operação de inserção no ecrã.

Usar como se segue:

        // Coloca cursor no canto superior esquerdo do ecrã:
        ecra << cursor(0, 0);

        // Escreve "Olá mundo!" mantendo a posição do cursor no topo superior
        // esquerdo do ecrã:
        ecra << parado << "Olá mundo!";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::impoeImobilidadeDoCursorNaProximaInsercao()

Definido na linha 1151 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

Referenciado por main(), procedimento1() e procedimento2().

void Slang::sobeCursor Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para subir o cursor no ecrã.

Usar como se segue:

        // Coloca cursor a meio do ecrã, à esquerda:
        ecra << cursor(ecra.dimensao().numeroDeLinhas() / 2, 0);

        // Escreve "mundo!" mantendo a posição do cursor:
        ecra << parado << "mundo!";

        // Sobe cursor para a linha acima:
        ecra << sobeCursor;

        // Escreve "Olá" mantendo a posição do cursor:
        ecra << parado << "Olá";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::sobeCursor()

Definido na linha 1156 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

void Slang::baixaCursor Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para baixar o cursor no ecrã.

Usar como se segue:

        // Coloca cursor a meio do ecrã, à esquerda:
        ecra << cursor(ecra.dimensao().numeroDeLinhas() / 2, 0);

        // Escreve "Olá" mantendo a posição do cursor:
        ecra << parado << "Olá";

        // Baixa o cursor:
        ecra << sobeCursor;

        // Escreve "mundo!" mantendo a posição do cursor:
        ecra << parado << "mundo!";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::baixaCursor()

Definido na linha 1161 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

Referenciado por main(), procedimento1() e procedimento2().

void Slang::recuaCursor Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para recuar o cursor no ecrã.

Usa-se como os manipuladores sobeCursor() e baixaCursor().

Veja também:
Ecra::recuaCursor()

Definido na linha 1166 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

void Slang::avancaCursor Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para avançar o cursor no ecrã.

Usa-se como os manipuladores sobeCursor() e baixaCursor().

Veja também:
Ecra::avancaCursor()

Definido na linha 1171 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

Slang::ManipuladorDaLargura Slang::largura int const    largura [inline]
 

Manipulador usado para indicar o número de células do ecrã a ocupar na próxima operação de inserção no ecrã.

Usar como se segue:

        // Coloca cursor no canto superior esquerdo do ecrã:
        ecra << cursor(0, 0);

        // Define objecto cor para a próxima escrita:
        Ecra::ObjectoCor cor(amarelo, vermelho);

        // Escreve "Olá mundo! " usando a cor indicada e centrados em 30
        // caracteres:
        ecra << oor << ao_centro << largura(30) << "Olá mundo!";
        

Precondição:
0 <= largura
Veja também:
Ecra::mudaLarguraDaProximaOperacaoDeEscritaPara()

Definido na linha 1176 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::largura().

Referenciado por Slang::Ecra::desenhaSegmentoHorizontalCom(), Slang::largura(), main(), Slang::ManipuladorDaLargura::ManipuladorDaLargura() e Slang::segmento_horizontal().

Slang::ManipuladorDeDesenhoDeSegmento Slang::segmento_horizontal int const    largura [inline]
 

Manipulador usado para desenhar um segmento de recta horizontal.

Veja-se um exemplo de utilização no programa abaixo:

#include <Slang++/slang.H>

using namespace Slang;

int main()
{
    // Guardar dimensão do ecrã:
    int const altura = ecra.dimensao().numeroDeLinhas();
    int const largura = ecra.dimensao().numeroDeColunas();

    // Desenhar segmento de recta horizontal a meio do ecrã e com meia largura
    // do ecrã: 
    ecra << cursor(altura / 2, largura / 4) 
         << segmento_horizontal(largura / 2);

    // Desenhar segmento de recta vertical a meio do ecrã e com meia altura do
    // ecrã: 
    ecra << cursor(altura / 4, largura / 2) 
         << segmento_vertical(altura / 2);

    // Refescar e esperar por tecla:
    ecra << refresca;
    teclado.leProximaTeclaDisponivel();

    ecra << apaga << refresca;
    teclado.leProximaTeclaDisponivel();

    // O mesmo, mas usando operações da classe Ecra:

    ecra << cursor(altura / 2, largura / 4);
    ecra.desenhaSegmentoHorizontalCom(largura / 2);

    ecra << cursor(altura / 4, largura / 2);
    ecra.desenhaSegmentoVerticalCom(altura / 2);

    // Refescar e esperar por tecla:
    ecra << refresca;
    teclado.leProximaTeclaDisponivel();
}

Precondição:
0 <= largura
Veja também:
Ecra::desenhaSegmentoHorizontalCom()

Definido na linha 1184 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::largura().

Referenciado por main().

Slang::ManipuladorDeDesenhoDeSegmento Slang::segmento_vertical int const    altura [inline]
 

Manipulador usado para desenhar um segmento de recta vertical.

Veja-se uma exemplo de utilização na documentação do manipulador segmento_horizontal().

Precondição:
0 <= largura
Veja também:
Ecra::desenhaSegmentoVerticalCom()

Definido na linha 1192 do ficheiro ecra_impl.H.

Referenciado por main().

void Slang::refresca Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para refrescar o ecrã.

Usado como se segue:

        // Coloca cursor no canto superior esquerdo do ecrã:
        ecra << cursor(0, 0);

        // Escreve "Olá mundo!" a partir dessa posição:
        ecra << "Olá mundo";

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::refresca()

Definido na linha 1199 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

Referenciado por Slang::CaixaDeTexto::interage(), Slang::MenuSimples::interage(), main(), procedimento1() e procedimento2().

void Slang::refresca_tudo Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para fazer o refrescamento total do ecrã.

Usado como se segue:

Veja também:
Ecra::refrescaTudo()

Definido na linha 1204 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

void Slang::apaga Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para apagar o ecrã (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

Usar como se segue:

        // Apaga o ecrã:
        ecra << apaga;

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::apaga()

Definido na linha 1209 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

Referenciado por main().

void Slang::apaga_fim_da_linha Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para apagar até ao fim da linha do cursor (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

Usar como se segue:

        // Apaga linha 10 a partir da coluna 20:
        ecra << cursor(10, 20) << apaga_fim_da_linha;

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::apagaDoCursorAteOFimDaLinha()

Definido na linha 1214 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

void Slang::apaga_fim_do_ecra Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para apagar desde a posição do cursor até ao fim do ecrã (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

Usar como se segue:

        // Apaga ecrã a partir da coluna 20 da linha 10:
        ecra << cursor(10, 20) << apaga_fim_do_ecra;

        // Refresca o ecrã:
        ecra << refresca;
        

Veja também:
Ecra::apagaDoCursorAteOFim()

Definido na linha 1219 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

void Slang::campainha Ecra   ecra [inline]
 

Manipulador usado para fazer soar a campainha.

Usar como se segue:

Veja também:
Ecra::tocaCampainha()

Definido na linha 1224 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::ecra.

Referenciado por Slang::CaixaDeTexto::interage() e main().


Documentação das variáveis

Caixa const Slang::caixa_vazia
 

Constante representando uma caixa vazia, i.e., com dimensão nula.

Esta caixa tem como origem o canto superior esquerdo do ecrã.

Definido na linha 897 do ficheiro ecra.H.

Slang::Ecra Slang::ecra
 

Uma variável global representando o ecrã.

A ideia é que substitua a variável global cout usada normalmente para escrever no ecrã. É através desta variável que se procede a todas as inserções no ecrã.

Definido na linha 515 do ficheiro ecra.C.

Referenciado por Slang::apaga(), Slang::apaga_fim_da_linha(), Slang::apaga_fim_do_ecra(), Slang::avancaCursor(), Slang::baixaCursor(), Slang::campainha(), cursor_aleatorio(), Slang::fundo(), Slang::CaixaDeTexto::interage(), Slang::MenuSimples::interage(), main(), Slang::Ecra::ObjectoCor::mudaCorDoFundoPara(), Slang::Ecra::ObjectoCor::mudaCorDoTextoPara(), Slang::Ecra::ObjectoCor::ObjectoCor(), Slang::operator<<(), Slang::Ecra::operator<<(), Slang::parado(), procedimento1(), procedimento2(), Slang::recuaCursor(), Slang::refresca(), Slang::refresca_tudo(), Slang::sobeCursor() e Slang::Ecra::ObjectoCor::~ObjectoCor().

string const Slang::nomes_das_cores
 

Valor inicial:

 {
    "preto",
    "cinza",
    "vermelho",
    "vermelho-brilhante",
    "verde",
    "verde-brilhante",
    "castanho",
    "amarelo",
    "azul",
    "azul-brilhante",
    "magenta",
    "magenta-brilhante",
    "ciano",
    "ciano-brilhante",
    "cinzento-claro",
    "branco"
}
Constante global com os nomes das cores.

Indexável com os valores do tipo enumerado Cor.

Definido na linha 517 do ficheiro ecra.C.

Referenciado por Slang::MenuDeCores::MenuDeCores().

Caixa const Slang::caixa_universal
 

Constante representando a caixa universal (enche todo o espaço).

Definido na linha 905 do ficheiro ecra.H.

int const Slang::numero_de_cores
 

Constante que guarda o número total de cores.

Definido na linha 966 do ficheiro ecra.H.

Referenciado por Slang::MenuDeCores::MenuDeCores().


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