Página principal   Módulos   Lista de namespaces   Hierarquia de classes   Lista de componentes   Lista de ficheiros   Membros do namespace   Componentes membro   Ficheiros membro   Páginas relacionadas  

Referência ao namespace Slang

Este espaço nominativo envolve todas as ferramentas da biblioteca Slang++. Mais...


Componentes

class  Posicao
 Representa a posição de uma célula do ecrã. Mais...

class  Dimensao
 Representa uma dimensão em células do ecrã. Mais...

class  Caixa
 Representa caixas no ecrã. Mais...

class  Ecra
 Representa o ecrã. Mais...

class  ObjectoCor
 Esta classe é usada para indicar a cor das células do ecrã (as células têm uma cor de texto e outra de fundo). Mais...

class  Troco
 Esta classe serve para representar um troço de ecrã. Mais...

struct  ManipuladorDaLargura
 Não usar directamente. Mais...

struct  ManipuladorDeDesenhoDeSegmento
 Não usar directamente. Mais...

class  ApendiceComCor
 Define ferramentas relacionadas com cores para os menus que as possuirem. Mais...

class  Menu
 Classe abstracta que representa a interface básica de todos os menus. Mais...

class  MenuComCor
 Classe abstracta que define a interface básica de todos os menus com cores. Mais...

class  MenuSimples
 Representa menus simples, que consistem numa sequência de itens. Mais...

class  MenuDeCores
 Representa menus de selecção das cores básicas usáveis no ecrã. Mais...

class  MenuDeSimOuNao
 Representa menus com apenas duas opções: sim e não. Mais...

class  Aviso
 Representa caixas de aviso, que apenas mostram uma mensagem e das quais se sai pressionando 'enter'. Mais...

class  CaixaDeTexto
 Representa caixas de texto, que quando executadas permitem ao utilizador introduzir uma cadeia de caracteres. Mais...

class  Tecla
 Representa teclas premidas. Mais...

class  Teclado
 Representa o teclado. Mais...


Operadores associados ao tipo enumerado Cor

std::ostream & operator<< (std::ostream &saida, Cor const cor)
 Insere uma cor num canal.

std::istream & operator>> (std::istream &entrada, Cor &cor)
 Extrai uma cor de um canal.

int const numero_de_cores
 Constante que guarda o número total de cores.


Manipuladores do ecrã

Posicao const cursor (int const linha, int const coluna)
 Manipulador usado para colocar o cursor numa dada posição.

Posicao const & cursor (Posicao const &posicao)
 Manipulador usado para colocar o cursor numa dada posição.

Caixa const caixa (int const linha, int const coluna, int const numero_de_linhas, int const numero_de_colunas)
 Manipulador usado para desenhar uma caixa com caracteres especiais numa dada posição e com uma dada dimensão.

Caixa const caixa (Posicao const &origem=Posicao(), Dimensao const &dimensao=Dimensao())
 Manipulador usado para desenhar uma caixa com caracteres especiais numa dada posição e com uma dada dimensão.

void fundo (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para indicar que as próximas escritas devem ser realizadas usando a cor do fundo do ecrã.

void parado (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para manter o cursor na posição corrente durante a próxima operação de inserção no ecrã.

void sobeCursor (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para subir o cursor no ecrã.

void baixaCursor (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para baixar o cursor no ecrã.

void recuaCursor (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para recuar o cursor no ecrã.

void avancaCursor (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para avançar o cursor no ecrã.

ManipuladorDaLargura largura (int const largura)
 Manipulador usado para indicar o número de células do ecrã a ocupar na próxima operação de inserção no ecrã.

ManipuladorDeDesenhoDeSegmento segmento_horizontal (int const largura)
 Manipulador usado para desenhar um segmento de recta horizontal.

ManipuladorDeDesenhoDeSegmento segmento_vertical (int const altura)
 Manipulador usado para desenhar um segmento de recta vertical.

void refresca (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para refrescar o ecrã.

void refresca_tudo (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para fazer o refrescamento total do ecrã.

void apaga (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para apagar o ecrã (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

void apaga_fim_da_linha (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para apagar até ao fim da linha do cursor (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

void apaga_fim_do_ecra (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para apagar desde a posição do cursor até ao fim do ecrã (ou seja, para o pintar com a cor do fundo).

void campainha (Ecra &ecra)
 Manipulador usado para fazer soar a campainha.


Constantes associadas à classe Caixa

Caixa const caixa_vazia
 Constante representando uma caixa vazia, i.e., com dimensão nula.

Caixa const caixa_universal
 Constante representando a caixa universal (enche todo o espaço).


Enumerações

enum  Cor {
  preto, primeira_cor = preto, cinza, vermelho,
  vermelho_brilhante, verde, verde_brilhante, castanho,
  amarelo, azul, azul_brilhante, magenta,
  magenta_brilhante, ciano, ciano_brilhante, cinzento_claro,
  branco, ultima_cor = branco
}
 Representa as possíveis cores do texto e do fundo de cada célula do ecrã. Mais...

enum  Simbolo {
  diamante = '`', tijolo, ht, ff,
  cr, lf, grau, mais_menos,
  nl, vt, canto_inferior_direito, canto_superior_direito,
  canto_superior_esquerdo, canto_inferior_esquerdo, cruzamento, traco_topo,
  traco_superior, traco_horizontal, traco_inferior, traco_base,
  encontro_direita, encontro_esquerda, encontro_cima, encontro_baixo,
  traco_vertical, menor_ou_igual, maior_ou_igual, pi,
  diferente
}
 Representa caracteres especiais úteis para desenhar no ecrã caixas e outros símbolos pouco usuais. Mais...

enum  Justificacao { ao_centro, a_esquerda, a_direita }
 Representa os vários tipos de justificação possíveis ao escrever texto no ecrã. Mais...


Funções

Ecraoperator<< (Ecra &ecra, ManipuladorDaLargura const &manipulador)
 Não documentada.

Ecraoperator<< (Ecra &ecra, ManipuladorDeDesenhoDeSegmento const &manipulador)
 Não documentada.


Variáveis

Ecra ecra
 Uma variável global representando o ecrã.

std::string const nomes_das_cores [numero_de_cores]
 Constante global com os nomes das cores.

Teclado teclado
 Representa o teclado.


Descrição detalhada

Este espaço nominativo envolve todas as ferramentas da biblioteca Slang++.

Em particular envolve os módulos ecras, teclados e menus. A biblioteca Slang++ permite a utilização de algumas ferramentas que actuam sobre o teclado e o ecrã e a criação de menus simples em modo texto. A biblioteca consiste de um pacote Slang (representado pelo espaço nominativo Slang) dividido em quatro módulos fisicos: teclado, ecra, menu e util. Cada módulo físico possui o correspondente ficheiro de interface (Slang++/teclado.H, Slang++/ecra.H, Slang++/menu.H e Slang++/util.H).

Estão definidas nesta biblioteca as variáveis globais teclado (do tipo Slang::Teclado) e ecra (do tipo Slang::Ecra), não sendo por isso necessário criar quaisquer variáveis destes tipos.

Para construir um programa (neste caso teste_slang.C) que utilize estas biblioteca deve dar um comando com o seguinte aspecto:

    c++ opções_de_compilação -o teste_slang teste_slang.C -lSlang++ -lUtilitarios -lslang
    

As opções -lSlang++ e -lslang destinam-se a fundir o ficheiro objecto de teste_slang com as bibliotecas Slang++ e S-Lang, na qual Slang++ se baseia. A opção -lUtilitarios destina-se a fundir o ficheiro objecto com a biblioteca Utilitarios, da qual a biblioteca Slang++ depende.

Os ficheiros fonte devem incluir o ficheiro de interface Slang++/slang.H, que por sua vez inclui os ficheiros de interface dos quatro módulos, ou incluir apenas o ficheiro de interface do módulo pretendido.

Sempre que se pretender executar algum programa que use a biblioteca Slang++, deve-se usar uma consola xterm (outras consolas podem gerar alguns problemas). Para lançar uma consola xterm deve-se dar o comando:

    xterm& 
    

numa consola normal (Konsole).

Pode-se também fazer <alt-F2> e escrever xterm na caixa de diálogo que surge no ecrã.

Tarefa:
Verificar todos os erros do S-Lang.


Documentação das funções

Slang::Ecra & Slang::operator<< Ecra   ecra,
ManipuladorDaLargura const &    manipulador
[inline]
 

Não documentada.

Veja também:
Slang::largura()

Definido na linha 1089 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências ecra, Slang::ManipuladorDaLargura::largura e Slang::Ecra::mudaLarguraDaProximaOperacaoDeEscritaPara().

Slang::Ecra & Slang::operator<< Ecra   ecra,
ManipuladorDeDesenhoDeSegmento const &    manipulador
[inline]
 

Não documentada.

Veja também:
Slang::segmento_horizontal()

Slang::segmento_vertical()

Definido na linha 1108 do ficheiro ecra_impl.H.

Referências Slang::Ecra::desenhaSegmentoHorizontalCom(), Slang::Ecra::desenhaSegmentoVerticalCom(), Slang::ManipuladorDeDesenhoDeSegmento::dimensao, Slang::ManipuladorDeDesenhoDeSegmento::e_horizontal e ecra.


Gerado em Tue Dec 3 15:19:36 2002 para Pacotes por doxygen1.3-rc1