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DE FORA, DA TERRA
Presença Jesuíta na Etiópia do Séc. XVII

Podemos ainda hoje encontrar, nos planaltos rurais do norte da Etiópia, ruinas dispersas de edifícios monumentais estranhos à antiga tradição arquitectónica daquele país. Este património pouco conhecido e raramente estudado é uma testemunha silenciosa de um encontro cultural fascinante mas pleno de equívocos, que teve lugar nos sécs. XVI e XVII entre cristãos ortodoxos etíopes e católicos europeus. A exposição "Da Terra, de Fora - A Presença Jesuíta na Etiópia do Séc. XVII" explora o impacto deste encontro sobre a vida religiosa, política e artística da Etiópia cristã - um impacto dificlmente reconhecido, já que a conversão pública do rei etíope Suseniôs ao catolicismo conduziu a uma guerra civil e religiosa de consequências traumáticas.

Esta exposição apresenta fotografias de alguns destes monumentos do início do séc. XVII, um período em que os missionários jesuítas foram particularmente influentes na corte real etíope. Este importante património, designado habitualmente como pré-gondarino, é quase desconhecido fora da Etiópia. As fotografias são acompanhadas de um conjunto de livros e manuscritos de origem jesuíta, guardados na Biblioteca Pública de Braga e no Arquivo Distrital de Braga. Este catálogo apresenta ainda um conjunto de ilustrações de ícones e de manuscritos etíopes, provenientes da Biblioteca Britânica, da Biblioteca da School of Oriental and African Studies (SOAS), bem como de colecções privadas, que integraram uma exposição similar que teve lugar na Brunei Galery da SOAS, em Londres, de 17 de Julho a 25 de Setembro de 2004., por ocasião do lançamento do livro The Indigenous and the Foreign in Christian Ethiopian Art (eds. I. Boavida e M. J. Ramos).

Os jesuítas na Etiópia dos sécs. XVI-XVII

O reino cristão que controlou as terras altas da Etiópia sofreu uma série de crises políticas, económicas, militares e religiosas entre meados do séc. XV e a data da expulsão dos missionários Jesuítas (1633). Os exércitos somalis e afaris, liderados pelo Emir Ahmed Granhe (ou “canhoto”), ameaçaram a existência do estado cristão entre 1529 e 1543, altura em que foram finalmente derrotados pelos Abissínios com o apoio de um pequeno corpo expedicionário português enviado de Goa, na Índia.
Posteriormente, várias populações Oromo começaram a invadir as terras altas e, no final do séc. XVI, instalaram-se no Gôdjame e no Choua, tornando-se os principais adversários do estado abissínio.
A colaboração militar portuguesa foi o ponto de partida para o estabelecimento de uma missão religiosa na Etiópia para encorajar a população a trocar a sua fé ortodoxa pelo catolicismo romano. Um primeiro grupo de missionários jesuítas, liderada pelo Padre Andrés de Oviedo, entrou na Etiópia em 1557 mas, após participar em numerosas discussões teológicas com o clero ortodoxo, foi afastado da corte.
Os jesuítas estabeleceram-se em Mai Guàguá (Tigré), onde pregaram e deram apoio à pequena comunidade de portugueses e de luso-descendentes. O envelhecimento dos padres, entretanto, conduziu à natural extinção da missão.
No final do séc. XVI, o herdeiro da coroa portuguesa, Filipe I, decidiu renovar a missão jesuíta na Etiópia. Um novo sacerdote, o jovem Padre Pedro Páez, foi enviado de Goa. Uma vez na Etiópia forçou a sua entrada na corte real. Outros sacerdotes a ele se juntaram e gradualmente ganharam o favor do rei etíope Suzeniôs e converteram o seu irmão, o Rasse Cela Kristôs, ao catolicismo.
Em 1621, Suzeniôs decidiu anunciar publicamente a sua aderência à fé latina, com a intenção estratégica de reforçar o seu poder político e a sua independência face ao influente clero ortodoxo. Imediatamente, chegou ao reino um número crescente de sacerdotes jesuítas encarregues de introduzirem as reformas católicas na Etiópia. Em 1626, o Patriarca Afonso Mendes impôs um conjunto de mudanças radicais nas práticas religiosas ancestrais dos etíopes, o que originou uma guerra civil que levou Suzeniôs a abdicar da coroa. O seu filho Fasiladas, que lhe sucedeu, rejeitou o catolicismo e em 1633 expulsou e matou todos os missionários jesuítas.

O rei etíope recebe o patriarca católico Afonso Mendes. Frontispício da tradução francesa do Itinerário de Jerónimo Lobo: Relation historique d'Abyssinie Traduite sur le manuscrit portugais… (ed. Joachin Legrand). Paris, Veuve Coustelier, 1727

 

Sugestões de leitura

Sobre a história da Etiópia nos sécs. XVI-XVIII

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Sobre a história das relações euro-etíopes

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Sobre história da arte e arquitectura na Etiópia, nos sécs. XVI-XVIII

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Sobre a missão jesuíta na Etiópia, sécs. XVI-XVII

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Sobre o Padre Pedro Páez

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PAIS, PERO (Pedro Páez) - História-Geral da Etiópia. Reprodução do Códice coevo inédito da Biblioteca Pública de Braga, 3 vols., leitura paleográfica de Lopes Teixeira, nota bio-bibliográfica de A. Feio, introdução de E. Sanceau, Porto, Civilização (Biblioteca Histórica - série ultramarina), 1945-1946.

PÁEZ, PEDRO - História da Etiópia de Pedro Páez, edição modernizada e comparada, com introdução e notas de Isabel Boavida, Hervé Pennec e Manuel João Ramos (eds.), Lisboa, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas - Assírio & Alvim, 2008.

PÁEZ, PEDRO - Historia de Etiopía de Pedro Páez, tradução da edição modernizada e comparada, com introdução e notas de Isabel Boavida, Hervé Pennec e Manuel João Ramos (eds.), Granada, El Legado Andalusí, 2009.

TACCHI VENTURI, P. (sj), “"Pietro Paez apostolo dell'Abissinia al principio del sec. XVII"”, CC, 1905, pp. 560-581.


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