Material para docentes
Sumário
- É extremamente importante que se utilizem sempre os mesmos termos: em
todo o material, nas aulas, nas aulas de dúvidas, etc. Desse forma
facilita-se a aprendizagem dos conceitos, sem os massacrar com terminologia
alternativa.
- É fundamental que todos os docentes utilizem um estilo de programação
uniforme, nomeadamente no que diz respeito à indentação e à atribuição
de nome a entidades. Por enquanto sugere-se simplesmente que os
docentes emulem o estilo presente ao longo de todo o material, nomeadamente
as folhas teóricas. No futuro poderá vir a ser escrito um documento
independente sobre o assunto (seria útil disponibilizá-lo aos alunos).
- Deve-se usar sempre a notação UML estendida que se encontra nas folhas
teóricas. Não é preciso nomear a notação: basta usá-la
consistentemente. Dessa forma os alunos habituam-se à notação.
- Nos guiões das aulas as partes sublinhadas são comentários para o
docente.
As aulas teóricas não agrupam as turmas em anfiteatro. Deste modo é
possível tornar as aulas mais participadas pelos alunos. É importante
que a participação dos alunos seja estimulada (com disciplina) logo desde o início.
Tentar interessar os alunos pela matéria. Ocasionalmente deve-se
contar uma história/anedota relacionada com a matéria que desperte o interesse
dos alunos.
O docente deve preencher as folhas de sumários e enviar o número de alunos
presentes em cada aula ao coordenador da disciplina através de correio
electrónico.
A existência de uma série de feriados ao longo do semestre complica
consideravelmente o seu planeamento. Assim:
- Os feriados de 25 de Abril e 1 de Maio serão compensados por aulas
marcadas noutros dias.
- Os feriados do final do semestre (10, 13 e 19 de Junho) não serão
compensados.
- Disso resultará uma aula teórica e uma aula prática a mais para a turma
ETA2.
- As aulas práticas da semana 13, bem como a aula teórica da turma ETA2,
serão dedicadas exclusivamente ao trabalho final. As aulas práticas
da semana 14 serão dedicadas a resolver exercícios de frequências e
exames de anos anteriores.
- Convém que o docente da turma ETA2 anuncie que essa aula teórica é dedicada a
esclarecimento de dúvidas. Pode, inclusive, marcar uma sala de
informática.
- As aulas teóricas das semanas 13 e 14 (com excepção da aula teórica da
turma ETA2) correspondem a apenas uma semana efectiva. Dessa forma, o
semestre terá, em termos de aulas teóricas, apenas 13 semanas.
Aulas:
Objectivo: Desenvolver capacidade de resolver problemas
autonomamente. Desenvolver espírito de iniciativa.
- O docente das práticas é como um treinador: a regra é que os
exercícios são realizados pelos alunos, por sua iniciativa. Os
docentes observam, esclarecem, guiam. O docente não deve ficar à
espera das dúvidas dos alunos: deve ser proactivo.
- Como excepção à regra, os docentes podem resolver um exercício de vez
em quando com intuito de explicar técnicas
de desenvolvimento e/ou particularidades da linguagem. Nesse caso é boa
ideia usar um projector de modo a que os alunos possam acompanhar o
desenvolvimento, os erros do docente (é educativo perceberem que também os
cometem :-), etc.
- Docentes intervêm para os alunos em geral sempre que necessário para explicar pontos importantes
relativamente à matéria.
- Pode ser útil chamar um aluno (normalmente aluno com dificuldade ou menos
iniciativa) ao quadro para resolver exercício com ajuda dos colegas e
orientação ocasional do docente. Evitar situações humilhantes!
O docente deve preencher as folhas de sumários e enviar o número de alunos
presentes em cada aula ao coordenador da disciplina através de correio
electrónico. Este ponto é
importante para que se possa fazer o relatório da disciplina no final do
semestre.
Estão disponíveis arquivos de todos os ficheiros a disponibilizar aos alunos
durante as aulas (codigo_a_disponibilizar.zip)
e de todos os ficheiros com resoluções das aulas práticas (codigo_resolvido.zip).
Reuniões semanais às segundas-feiras, das 11:00 às 11:45h.
Atenção! À que exigir inscrição para as provas escritas, para
evitar fazer cópias a mais dos enunciados.
Para as provas escritas, devem-se usar como base os enunciados de Introdução à Programação (não é gralha). Para inspiração em relação
às perguntas, ver enunciados de Programação
Orientada para Objectos de anos passados.
É importante que a primeira página dos enunciados das provas escritas seja
destacável, servindo de recibo. Por isso, a identificação do aluno para
a questão 1 deve surgir na página 3.
Os enunciados do Problema e do Trabalho Final deverão ser claros. O
grosso do trabalho e do esforço dos alunos não deve ser posto em pormenores
com pouca relevância. A entrega intermédia do Trabalho Final deve exigir
dos alunos um esforço de análise e desenho do problema em causa, mas
relativamente pouca implementação. Sugere-se que exija: a) Diagramas UML
(classe, objectos, sequência, etc.), b) Explicação dos diagramas e das
opções tomadas, c) código C++ incluindo classes e respectivas interfaces.
Deve-se indicar claramente aos alunos qual dos docentes corrigiu o seu
trabalho, para que possam ir discutir com ele os seus principais problemas antes
da entrega definitiva.
- Problema: Ricardo e Joaquim
- Trabalho Final: Ricardo e Joaquim
- Frequência: Luís
- Exame de 1ª época: Ana
- Exame de 2ª época: Maria
Atenção! Durante as provas devem-se recolher e processar as provas de
alunos que desistem. É importante distinguir entre quem falta e quem
desiste. Marcar a folha de prova com "desisto".
As provas e trabalhos, depois de corrigidos, devem ser entregues ao
coordenador da disciplina para posterior arquivamento.
- Problema e Trabalho Final: Ricardo, Sancho, Ana, Maria, Luís e Joaquim.
A Ana, o Sancho e a Maria
corrigem ETI. O Luís, o Ricardo e o Joaquim corrigem IGE. Se houver
desequilíbrio no número de provas de IGE e ETI, devem-se passar alguns
trabalhos para o grupo menos sobrecarregado. É seleccionada ao acaso
uma prova que é corrigida por todos, para afinar critérios de classificação.
- Frequência, Exame de 1ª época e Exame de 2ª época: As provas são
construídas de forma a serem divisíveis em 4 (quatro questões). As
questões a corrigir serão sorteadas entre:
- Frequência: Ricardo, Luís, Luís e Sancho.
- Exame de 1ª época: Sancho, Maria, Joaquim e Ana.
- Exame de 2ª época: Ricardo, Maria, Joaquim e Ana.
As orais dos exames realizam-se na presença de dois docentes, sendo um
deles, sempre que possível, o coordenador da disciplina (Manuel).
A combinar entre os docentes, de acordo com as disponibilidades e com o
número de salas atribuídas.
As discussões serão realizadas por todos os docentes em paralelo. Duas
salas ou uma única sala grande (e.g., 0S3). Cada docente (excepto o
circulante) faz a discussão a um grupo. Ou seja, ocorrem cinco discussões em paralelo. Cada discussão dura 20 minutos, mas é melhor reservar 25 minutos nos horários a
estabelecer. Das 8:00h às 20:00h, com uma hora para o almoço, deve ser
possível realizar até 100 orais (25 por docente). O ideal, no entanto,
é distribuir as discussões por dois dias completos.
A ideia das orais é essencialmente despistar fraudes. Assim, é
expectável que a maioria das orais tenha resultados 0% ou 100%. Se
em algum caso for evidente o esforço de algum aluno mas a sua fraca
contribuição, apesar disso, para o resultado final, podem-se dar valores
intermédios. Respostas excepcionais podem ser premiadas com valores
superiores a 100%.
- Manutenção das páginas da disciplina: Manuel
- Manutenção das áreas dos alunos e da máquina mercúrio: Ricardo
- Manutenção Yahoo!: Manuel
- Resoluções das aulas práticas: Ricardo
- Revisão das aulas práticas e proposta de exercícios: Todos
- Completar folhas teóricas (vários capítulos e resumos): Manuel
- Coleccionar perguntas frequentes e erros mais frequentes do Problema e do
Trabalho Final: Todos, mas enviar (junto com
resposta!) para Manuel.Sequeira@iscte.pt