Material para docentes

Sumário

Observações gerais

  1. É extremamente importante que se utilizem sempre os mesmos termos: em todo o material, nas aulas, nas aulas de dúvidas, etc.  Desse forma facilita-se a aprendizagem dos conceitos, sem os massacrar com terminologia alternativa.
  2. É fundamental que todos os docentes utilizem um estilo de programação uniforme, nomeadamente no que diz respeito à indentação e à atribuição de nome a entidades.  Por enquanto sugere-se simplesmente que os docentes emulem o estilo presente ao longo de todo o material, nomeadamente as folhas teóricas.  No futuro poderá vir a ser escrito um documento independente sobre o assunto (seria útil disponibilizá-lo aos alunos).
  3. Deve-se usar sempre a notação UML estendida que se encontra nas folhas teóricas.  Não é preciso nomear a notação: basta usá-la consistentemente.  Dessa forma os alunos habituam-se à notação.
  4. Nos guiões das aulas as partes sublinhadas são comentários para o docente.

Guia do docente das aulas teóricas

As aulas teóricas não agrupam as turmas em anfiteatro.  Deste modo é possível tornar as aulas mais participadas pelos alunos.  É importante que a participação dos alunos seja estimulada (com disciplina) logo desde o início.

Tentar interessar os alunos pela matéria.  Ocasionalmente deve-se contar uma história/anedota relacionada com a matéria que desperte o interesse dos alunos.

O docente deve preencher as folhas de sumários e enviar o número de alunos presentes em cada aula ao coordenador da disciplina através de correio electrónico.

2.1  Guiões das aulas teóricas

A existência de uma série de feriados ao longo do semestre complica consideravelmente o seu planeamento.  Assim:

  1. Os feriados de 25 de Abril e 1 de Maio serão compensados por aulas marcadas noutros dias.
  2. Os feriados do final do semestre (10, 13 e 19 de Junho) não serão compensados.
  3. Disso resultará uma aula teórica e uma aula prática a mais para a turma ETA2.
  4. As aulas práticas da semana 13, bem como a aula teórica da turma ETA2, serão dedicadas exclusivamente ao trabalho final.  As aulas práticas da semana 14 serão dedicadas a resolver exercícios de frequências e exames de anos anteriores.
  5. Convém que o docente da turma ETA2 anuncie que essa aula teórica é dedicada a esclarecimento de dúvidas.  Pode, inclusive, marcar uma sala de informática.
  6. As aulas teóricas das semanas 13 e 14 (com excepção da aula teórica da turma ETA2) correspondem a apenas uma semana efectiva.  Dessa forma, o semestre terá, em termos de aulas teóricas, apenas 13 semanas.

Aulas:

Guia do docente das aulas práticas

Objectivo:  Desenvolver capacidade de resolver problemas autonomamente.  Desenvolver espírito de iniciativa.

O docente deve preencher as folhas de sumários e enviar o número de alunos presentes em cada aula ao coordenador da disciplina através de correio electrónico.  Este ponto é importante para que se possa fazer o relatório da disciplina no final do semestre.

3.1  Guiões das aulas práticas

Estão disponíveis arquivos de todos os ficheiros a disponibilizar aos alunos durante as aulas (codigo_a_disponibilizar.zip) e de todos os ficheiros com resoluções das aulas práticas (codigo_resolvido.zip).

Planeamento interno

Reuniões semanais às segundas-feiras, das 11:00 às 11:45h.

4.1  Enunciados

Atenção!  À que exigir inscrição para as provas escritas, para evitar fazer cópias a mais dos enunciados.

Para as provas escritas, devem-se usar como base os enunciados de Introdução à Programação (não é gralha).  Para inspiração em relação às perguntas, ver enunciados de Programação Orientada para Objectos de anos passados.

É importante que a primeira página dos enunciados das provas escritas seja destacável, servindo de recibo.  Por isso, a identificação do aluno para a questão 1 deve surgir na página 3.

Os enunciados do Problema e do Trabalho Final deverão ser claros.  O grosso do trabalho e do esforço dos alunos não deve ser posto em pormenores com pouca relevância.  A entrega intermédia do Trabalho Final deve exigir dos alunos um esforço de análise e desenho do problema em causa, mas relativamente pouca implementação.  Sugere-se que exija: a) Diagramas UML (classe, objectos, sequência, etc.), b) Explicação dos diagramas e das opções tomadas, c) código C++ incluindo classes e respectivas interfaces.

Deve-se indicar claramente aos alunos qual dos docentes corrigiu o seu trabalho, para que possam ir discutir com ele os seus principais problemas antes da entrega definitiva.

4.2  Correcções

Atenção!  Durante as provas devem-se recolher e processar as provas de alunos que desistem.  É importante distinguir entre quem falta e quem desiste.  Marcar a folha de prova com "desisto".

As provas e trabalhos, depois de corrigidos, devem ser entregues ao coordenador da disciplina para posterior arquivamento.

4.3  Orais

As orais dos exames realizam-se na presença de dois docentes, sendo um deles, sempre que possível, o coordenador da disciplina (Manuel).  

4.4  Vigilâncias

A combinar entre os docentes, de acordo com as disponibilidades e com o número de salas atribuídas.

4.5  Discussão do Trabalho Final

As discussões serão realizadas por todos os docentes em paralelo.  Duas salas ou uma única sala grande (e.g., 0S3).  Cada docente (excepto o circulante) faz a discussão a um grupo.  Ou seja, ocorrem cinco discussões em paralelo.  Cada discussão dura 20 minutos, mas é melhor reservar 25 minutos nos horários a estabelecer.  Das 8:00h às 20:00h, com uma hora para o almoço, deve ser possível realizar até 100 orais (25 por docente).  O ideal, no entanto, é distribuir as discussões por dois dias completos.

A ideia das orais é essencialmente despistar fraudes.  Assim, é expectável que  a maioria das orais tenha resultados 0% ou 100%.  Se em algum caso for evidente o esforço de algum aluno mas a sua fraca contribuição, apesar disso, para o resultado final, podem-se dar valores intermédios.  Respostas excepcionais podem ser premiadas com valores superiores a 100%.

4.6  Vários