Escola Para Além das Ciências Sociais  

 

 




Encontros na Universidade


À PROCURA DA OPOSIÇÃO AO STATUS QUO


A interpretação (APDores, 2018)

 

Problemas práticos

O exemplo da biologia para as CS

 

É característica da evolução da espécie humana a capacidade de recriar mundos virtuais, através da oralidade, da escrita e da música, da publicação, da imagética, da internet. Tal evolução fundou-se na recursividade (pensar a curiosidade) da mente humana, que se projecta espotaneamente para o futuro (expectativas) e para o passado (aprendizagens).

 

Devidamente protegidos dos problemas práticos, os seres humanos podem viver em mundos meramente virtuais. Essa tornou-se uma ambição maior (nirvana, conhecimento, elevação, comunicação com o mais alto), a par do arriscar a sobrevivência (enfrentando a violência). A especialização separou as pessoas vocacionadas para cada uma dessas ambições extremistas: deixar o mundo e destrui-lo.

 

A moral idealista (Nietzche) e o realismo (Maquiavel) aliam-se mutuamente para beneficiar da protecção dos problemas práticos e da oportunidade de construir um mundo à sua medida. Tal conjugação requer apoio em sacrificios humanos, dos que tratam de problemas práticos e fazem a guerra nas frentes de luta. Poucos, portanto, podem beneficiar da conjugação social necessária à evolução da mente em corpo são. A maioria vive teorias impostas de cima sem ter as condições de protecção social de que beneficiam os que fazem as teorias.

 

"Sair do(s) armário(s)" é, para uns, um absurdo - de autoclassificar-se como excluído - e, para outros, um sacrificio alegre - de se declarar solidário com pessoas que não conhece. Organizações imperiais surgem das sabedorias de afirmação crítica (como o mundo deveria ser), com os seus cultos de personalidade e os "filmes" (ir)realistas que dão protagonismo ao moralismo.

 

A personalidade torna-se não uma oportunidade para exercer a liberdade humana, decorrente da recursividade expontânea, mas um culto de heróis, santos, activistas, cientistas, empresários, dirigentes, em detrimento da integridade pessoal. A maioria sente-se incapaz de cumprir o padrão mínimo abstrato. Sujeita-se a sacrificios capazes de compensar a respectiva incompetência e a aceitar o mérito, a honra, dos melhores.

 

A alienação da experiência própria constitui a base bio-social da construção de elites cínicas, capazes de encenar responsabilidades e competências que não querem nem podem assumir, na prática. Criando, ao mesmo tempo, laços identitários de empatia com os sacrificados, com base no amesquinhamento das potencialidades de cada um. Com a escolaridade, isso faz-se de uma forma sistemática.

 

Aquilo que se diz não é nem corresponde àquilo que se faz. Cada um é, incorerentemente, aquilo que diz e faz. A correcta interpretação deve também incluir as duas dimensões da vida: a prática e a virtual, mutuamente integradas em estados de espírito.


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SUMÁRIO

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