Material para docentes

Sumário

Observações gerais

  1. É extremamente importante que se utilizem sempre os mesmos termos: em todo o material, nas aulas, nas aulas de dúvidas, etc.  Desse forma facilita-se a aprendizagem dos conceitos, sem os massacrar com terminologia alternativa.
  2. É fundamental que todos os docentes utilizem um estilo de programação uniforme, nomeadamente no que diz respeito à indentação e à atribuição de nome a entidades.  Por enquanto sugere-se simplesmente que os docentes emulem o estilo presente ao longo de todo o material, nomeadamente as folhas teóricas.  No futuro poderá vir a ser escrito um documento independente sobre o assunto (seria útil disponibilizá-lo aos alunos).
  3. Deve-se usar sempre a notação UML estendida que se encontra nas folhas teóricas.  Não é preciso nomear a notação: basta usá-la consistentemente.  Dessa forma os alunos habituam-se à notação.
  4. Nos guiões das aulas as partes sublinhadas são comentários para o docente.

Guia do docente das aulas teóricas

As aulas teóricas não agrupam as turmas em anfiteatro.  Deste modo é possível tornar as aulas mais participadas pelos alunos.  É importante que a participação dos alunos seja estimulada (com disciplina) logo desde o início.

Tentar interessar os alunos pela matéria.  Ocasionalmente deve-se contar uma história/anedota relacionada com a matéria que desperte o interesse dos alunos.

O docente deve preencher as folhas de sumários e enviar o número de alunos presentes em cada aula ao coordenador da disciplina através de correio electrónico.

2.1  Guiões das aulas teóricas

Guia do docente das aulas práticas

Objectivo:  Desenvolver capacidade de resolver problemas autonomamente.  Desenvolver espírito de iniciativa.

O docente deve preencher as folhas de sumários e enviar o número de alunos presentes em cada aula ao coordenador da disciplina através de correio electrónico.  Este ponto é importante para que se possa fazer o relatório da disciplina no final do semestre.

3.1  Guiões das aulas práticas

Estão disponíveis arquivos de todos os ficheiros a disponibilizar aos alunos durante as aulas (codigo_a_disponibilizar.zip) e de todos os ficheiros com resoluções das aulas práticas (codigo_resolvido.zip).

Planeamento interno

Reuniões semanais às segundas-feiras, das 11:00 às 12:00h.

4.1  Sessão de apresentação

Previamente:

  1. Fazer cópias das páginas da disciplina para distribuir na sala de aulas.

Previamente (na sala):

  1. Escrever nomes e contactos dos docentes no quadro.
  2. Escrever endereço da lista de correio electrónico.
  3. Escrever URL das páginas da disciplina.

Pontos a frisar:

  1. Eleição de delegados.
  2. Divisão em turnos (A - números pares, B - números ímpares).
  3. Apresentar todos os docentes: dizer que tipo de aulas dão.  Dizer para telefonar apenas para assuntos urgentes.
  4. Falar dos horários de dúvidas.  Dizer que são muito importantes.  Dizer que somos flexíveis quando há poucas solicitações, mas rígidos com os horários quando começa a haver mais solicitações.
  5. Referir formas de esclarecer dúvidas por correio electrónico.  Usar a lista sempre, excepto se se enviar código ou partes de código de um trabalho prático.  Nesse caso podem enviar a dúvida directamente para um ou mais docentes.
  6. Dizer que toda a informação está disponível na rede.  Mostrar URL.  
  7. Dizer que lá está também o calendário da disciplina, com os eventos em cada semana.
  8. Falar do método de avaliação.  Deixar claro que o exame, substituindo trabalho longo, é difícil.  Normalmente vão lá ou os que querem melhorar a nota (alguns conseguem-no) ou os que nada fizeram, que normalmente chumbam, pois não praticaram ao longo do semestre (se o tivessem feito teriam feito a avaliação periódica).
  9. Enfatizar discussão para o trabalho e que o trabalho final tem duas fases.
  10. Falar da constituição dos grupos: número máximo, circunstâncias excepcionais, registo.
  11. Falar sobre a Sessão de Instalação de Linux (a.k.a. Linux instalation party).
  12. Falar sobre o programa de docentes conselheiros.

4.2  Enunciados

Atenção!  Há que exigir inscrição para as provas escritas, para evitar fazer cópias a mais dos enunciados.

Devem-se usar como base os enunciados do ano passado de Programação Orientada para Objectos (não é gralha).  Para inspiração em relação às perguntas, ver enunciados de Introdução à Programação de anos passados.

4.3  Correcções

4.4  Orais

As orais dos exames realizam-se na presença de dois docentes, sendo um deles, sempre que possível, o coordenador da disciplina (Manuel).  

4.5  Vigilâncias

A combinar entre os docentes, de acordo com as disponibilidades e com o número de salas atribuídas.

4.6  Discussão do Trabalho Final

As discussões serão realizadas por todos os docentes em paralelo.  Duas salas ou uma única sala grande (e.g., 0S3).  Cada docente (excepto o circulante) faz a discussão a um grupo.  Ou seja, ocorrem quatro discussões em paralelo.  Cada discussão dura 20 minutos, mas é melhor reservar 25 minutos nos horários a estabelecer.  Das 8:00h às 20:00h, com uma hora para o almoço, deve ser possível realizar 100 orais (25 por docente).  Deve ser possível realizá-las todas num único ou em dois dias.

A ideia das orais é essencialmente despistar fraudes.  Assim, é expectável que  a maioria das orais tenha resultados 0% ou 100%.  Se em algum caso for evidente o esforço de algum aluno mas a sua fraca contribuição, apesar disso, para o resultado final, podem-se dar valores intermédios.  Respostas excepcionais podem ser premiadas com valores superiores a 100%.

4.7  Vários